theme-sticky-logo-alt
Mulher sorrindo enquanto se exercita correndo em uma rua.

Termogênicos: Como funcionam e para que servem!

Sempre que ingerimos algum alimento, o nosso organismo gasta energia para transformá-lo em nutrientes acessíveis às nossas células. Contudo, existem alimentos que se destacam mais que outros no quesito gasto calórico. Denominados de termogênicos, eles possuem a capacidade de aumentar a temperatura corporal e induzir o metabolismo a trabalhar em ritmo mais acelerado, gastando assim mais calorias.

Em termos de benefícios isso significa que esses alimentos podem ser incluídos na dieta diária para turbinar o processo de emagrecimento. Mas não é milagre! Para que sejam efetivos devem ser inseridos em um plano alimentar equilibrado, aliado a hábitos de vida saudáveis e prática de exercícios físicos. Outro ponto legal é que muitos desses alimentos são capazes de aumentar também a queima de gorduras, reduzindo o porcentual de massa gorda excessiva, mantendo íntegra a massa magra (músculos) e ajudando a eliminar aqueles quilos que realmente prejudicam a saúde.

Além de auxiliarem no processo de emagrecimento, os termogênicos também podem favorecer os praticantes de atividade física. Sabe porquê? Ao acelerar o metabolismo e os batimentos cardíacos, os termogênicos impulsionam a vasodilatação nas veias e artérias, permitindo o sangue circular em maior quantidade e velocidade, transportando de forma mais eficaz os nutrientes necessários para manter o pique durante o exercício.

Tais alimentos são também ótimas opções para te tirar do sofá nos dias de preguiça! Ingerir substâncias naturais com ação termogênica 30 minutos antes do treino melhora a disposição e dá aquela motivação a mais para ir para academia.

Várias substâncias naturais com potencial termogênico têm sido avaliadas, entre elas as catequinas presentes no chá verde, a sinefrina presente no Citrus aurantium (laranja amarga), a cafeína que se encontra no café, guaraná ou nos chás à base de Camellia sinensis (verde, preto, branco etc), flavonoides como as antocianinas presente na laranja Moro e blueberry, a capsaicina de pimentas, entre outros. As pesquisas mostram que essas substâncias podem aumentar o gasto energético (4-5%), a oxidação das gorduras (10-16%) e combater a diminuição da taxa metabólica que ocorre durante o processo de perda de peso.

A maioria dos estudos conduzidos com essas substâncias mostra que a ação termogênica é dependente de uma dose mínima e da frequência de consumo, por isso, para que essa ação tenha efeito, esses alimentos devem fazer parte de uma rotina alimentar diária. Outro fator importante é que nem todos os alimentos popularmente conhecidos ou avaliados como termogênicos possuem ação cientificamente comprovada. Muitos deles ainda não possuem mecanismo de ação desvendado e alguns só apresentam efeitos em doses elevadas, quando administrados na forma de suplementos.

E cuidado com os excessos! Ingeridos de forma incorreta os alimentos termogênicos podem prejudicar a saúde, causando dor de cabeça, problemas gastrointestinais, insônia e tontura. Pessoas com problemas no coração, hipertensas, crianças e gestantes não devem consumir sem a orientação do médico ou nutricionista.

 

Conjunto de aminoácidos microscopicamente.
Post anterior
Estudo comprova que os peptídeos de colágeno podem contribuir para a qualidade proteica da dieta
Mesa com alimentos com fibras que ajudam no emagrecimento, como castanhas, aveia, frutas e pão.
Próximo post
Como as fibras podem ajudar no emagrecimento?
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0