Para que servem os termogênicos? Eles realmente emagrecem? Vamos descobrir quais são seus benefícios.

Comer algum alimento que tem baixo valor calórico e não engorda já é uma maravilha, agora comer alimentos que vão te ajudar a queimar calorias e perder peso é muito melhor! Pois é, esses alimentos são chamados de termogênicos. Vamos falar um pouquinho mais sobre eles aqui.

Sempre que ingerimos algum alimento o nosso organismo gasta energia para digeri-lo, ou seja, a temperatura corporal aumenta, acelerando o metabolismo e consequentemente a quebra da gordura. Porém os alimentos termogênicos são capazes de acelerar ainda mais o nosso metabolismo fazendo com que haja um maior gasto calórico e a quebra de gordura seja mais rápida e eficaz.

Os termogênicos para aumentar a temperatura corporal fazem uma dilatação nas veias levando uma maior quantidade de fluxo sanguíneo para o coração, os batimentos cardíacos se elevam deixando a pessoa mais agitada, ou seja, além de ajudar no emagrecimento também auxilia dando disposição para praticar atividades físicas.

Vale ressaltar que os alimentos termogênicos ajudam a emagrecer, mas não são milagrosos, eles também devem ser aliados a uma prática regular de exercícios físicos e de uma alimentação balanceada.

Os termogênicos devem ser ingeridos 30 minutos antes ou durante as atividades físicas para terem um melhor efeito. Porém evite-o ingerir após as 18 horas, para não atrapalhar seu sono, lembrando que uma boa noite de sono também auxilia na perda de peso.
Nós sabemos que nada em excesso é bom, portanto, os termogênicos também não. Se consumidos em excesso essas substâncias podem fazer mal à saúde, causando dor de cabeça, problemas gastrointestinais, insônia, tontura. Pessoas com problemas no coração, hipertensas, crianças e gestantes não devem consumir sem a orientação de seu médico ou nutricionista devido a sua influência no metabolismo.

Agora que já falamos bastante é hora de descobrir quem são eles, aí vai uma listinha com alguns e uma receita de suco termogênico...

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS: Gengibre, canela, chá verde, chá vermelho, chá branco, peixes que contenham ômega 3 (atum, salmão, sardinha), guaraná, pimenta...


Suco Termogênico de Cenoura, Maçã e Gengibre

  • 1/2 cenoura
  • 1/2 maçã com casca
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado
  • 300 ml de água gelada
  • Folhas de hortelã

Bata todos os ingredientes no liquidificador, se preferir pode coar, e se necessário adoce.