Você já parou para ler as embalagens dos cosméticos que usa todos os dias? Uma boa olhada na sua gaveta de produtos para o rosto vai revelar o que a natureza já sabe: uma alimentação rica em vitaminas tem tudo para prolongar a beleza e a saúde da sua pele! Entre elas, quatro nutrientes se destacam para cuidar do visual: as vitaminas A, C, E e K. Confira os efeitos:

Vitamina A

A vitamina A, também chamada de retinol, atua na regeneração celular e na prevenção de lesões da pele. Por isso, está presente em vários tratamentos e produtos.

Esse nutriente aparece na forma de carotenóides e retinóides. Entre os carotenóides estão o betacaroteno e licopeno, muito lembrados no verão por suas ações fotoprotetoras. Já os retinóides podem suprimir a proliferação das glândulas sebáceas controlando a acne, além de ajudar a pele a reter água e a se recuperar.

Para conquistar esses efeitos, aposte nos alimentos certos: fígado, leite, ovos, manga, abóbora, cenoura, mamão, milho, brócolis, espinafre e outras frutas e vegetais de cores acentuadas.

Vitamina E

Um poderoso antioxidante, a vitamina E ajuda a combater os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce da pele. Também tem propriedade fotoprotetora devido a capacidade de absorver a radiação UV, além de ajudar a regenerar, hidratar e lubrificar a pele. Tudo o que uma pele seca mais precisa. Seu corpo terá esse nutriente consumindo óleos vegetais, grãos de cereais integrais, oleaginosas, vegetais verdes e abacate.

Vitamina C

Esta vitamina hidrossolúvel está envolvida em uma série de reações metabólicas no organismo. Para começar, evita o envelhecimento precoce com seu efeito antioxidante. É importante nos processos de cicatrização e atua na formação de tecido conjuntivo.

Além disso, participa da hidroxilação, uma reação no organismo que auxilia na síntese do colágeno, uma importante proteína que dá sustentação à pele. A Vitamina C é facilmente encontrada em alimentos como acerola, tangerina, melancia, laranja, abacaxi, goiaba, morango, tomate, cenoura, rabanete, pimentão, orégano e alho.

Vitamina K

Aqui temos uma aliada na atenuação das olheiras. Há poucas evidências sobre suas causas, porém as mais citadas são: excesso de pigmentação (melanina) e de vasos sanguíneos na pálpebra. Aí entra em cena a vitamina K, que pode equilibrar a vascularização e melhorar sua aparência.

No entanto, a deficiência dessa vitamina não é a única causa, e uma avaliação dermatológica é ideal para encontrar o melhor tratamento. Em todo caso, ela é bem-vinda para a saúde da circulação sanguínea do corpo todo e é encontrada em ingredientes como couve, espinafre, couve de Bruxelas, brócolis, salsa, repolho, acelga, pepino e também em ovo, cenoura.