O inverno é a estação do ano onde grande parte das pessoas acaba esquecendo de ingerir quantidades adequadas de um elemento vital para a saúde: a água.

            Nessa época, é muito comum observar pessoas que saem de manhã para trabalhar e ao voltarem para casa à noite se dão conta que não ingeriram ao menos um copo de água durante todo dia. Existem aqueles que não sentem tanta sede e por isso, acreditam que não há problema algum consumir uma quantidade mínima durante o dia. Contudo, o que essas pessoas não sabem é que a deficiência constante desse líquido precioso pode causar sérios problemas e colocar a saúde em risco.

A água é a substância mais abundante do corpo humano e componente essencial de todos os tecidos. Na média, 60% do nosso corpo é água. Apesar de não conter nenhuma caloria ou outros nutrientes, sem ela o corpo humano só continuaria funcionando por poucos dias. A perda de 20% de água corpórea pode causar a morte e uma perda de apenas 10% causa distúrbios graves.

 

Mais idade, menos sede

 

Com o avanço da idade, passamos a sentir menos sede por conta de uma redução da sensibilidade dos chamados receptores de osmolaridade. Traduzindo: o nosso cérebro passa a não informar que o nosso corpo está precisando do líquido, assim, após uma caminhada, por exemplo, passamos a não sentir sede e acabamos esquecendo de repor esse líquido precioso.

Para piorar, com o envelhecimento a quantidade de gordura no corpo aumenta e a de água diminui, por isso, enquanto a massa corporal de um bebê recém-nascido consiste em até 80% de água, em pessoas com mais de 60 anos a água representa apenas 50%. Este processo de ressecamento, associado a baixa ingestão do líquido se reflete em pele enrugada, fluxo reduzido de sangue e juntas mais endurecidas, além da desidratação, motivo de desorientação, distúrbios de comportamento e morte entre idosos. Portanto, a recomendação é ter o hábito de beber água mesmo sem sede!

Não podemos esquecer que é necessário consumir mais água em casos de febres, resfriados e outras doenças. É importante ingerir maior quantidade de água também durante a gravidez e amamentação. E obviamente precisamos nos hidratar durante a prática de atividades físicas, por causa da perda de água, eletrólitos e consumo das reservas de energia, que pode levar à desidratação, afetando o desempenho físico e prejudicando a saúde.

 

E quanto de água precisamos por dia?

 

Em geral, adultos devem consumir 35mL/kg de peso e crianças 50 a 60mL/kg de peso. Isto quer dizer que se uma pessoa pesa 70Kg ela deverá ingerir diariamente cerca de 2,5L de água por dia! Podemos verificar que a ingestão de água está insuficiente simplesmente observando a cor da nossa urina. Quando o corpo identifica escassez de água, os rins reduzem a eliminação de água concentrando a urina que fica com coloração amarelo/âmbar mais acentuada. Por isso, fique atento, urina muito amarela é sinal de corpo desidratado!

 

E você, já bebeu água hoje?

 

Água é necessária em todas as fases da vida, independente da estação do ano, e da frequência com que você pratica atividade física. Para garantir que seu corpo esteja sempre bem hidratado, a pele linda e a saúde em dia, leve sempre com você uma garrafinha para garantir a hidratação. Para os mais moderninhos, existem diversos apps que podem ser instalados no celular que não te deixam desidratar!