Por fora parecem comuns, são semelhantes às laranjas que estamos habituados a ver nos supermercados, quitandas e feiras, mas as semelhanças terminam aí. A laranja Moro e a laranja amarga, também conhecida como Citrus aurantium, são extraordinárias e guardam super-poderes que ajudam a combater um dos grandes vilões da saúde: o sobrepeso.

Cultivada aos pés do vulcão Etna na Itália, a laranja Moro é uma fruta típica da região da Sicília e um importante componente da dieta mediterrânea. As condições climáticas e ambientais únicas desta região dão ao fruto propriedades especiais, principalmente devido à presença de antocianina, um pigmento natural que tinge sua polpa com uma cor vermelha intensa, quase roxa, e que protege o nosso corpo da ação dos radicais livres.

A antocianina não está presente em outras variedades de laranjas, mas você já a viu por aí em frutas como o blueberry (mirtilo) e vegetais como o repolho roxo. Contudo, a antocianina mais abundante encontrada na laranja Moro é um tipo especial (cianidina 3-glicosídica), que age diretamente na célula de gordura, controlando o seu crescimento e a formação de novas células. Esse efeito tem sido avaliado em estudos clínicos com pessoas com sobrepeso ou obesas. Em um dessas pesquisas, por exemplo, os pesquisadores observaram que a fruta foi capaz de reduzir significativamente as medidas da cintura e do quadril, o peso e o índice de massa corporal dos voluntários.

A laranja Moro não está sozinha nessa batalha! Outra irmã asiática também apresenta poderes fantásticos, que potencializam a ação da Moro. Conhecida como Citrus aurantium, a casca da laranja amarga é rica em sinefrina, um ativo que acelera o metabolismo e aumenta a sensação de saciedade controlando a fome.  Assim, em parceria, Citrus aurantium e Moro são capazes de ativar e potencializar a atividade de uma enzima (lipase) especializada na quebra de moléculas de gordura, contribuindo para o aumento da queima das reservas energéticas e quilinhos indesejados.

Fantásticas, saudáveis e deliciosas, essas laranjas superpoderosas são uma excelente alternativa para quem busca reduzir peso e medidas, bem como para a promoção de saúde, podendo influenciar positivamente na prevenção de diversas doenças associadas ao acúmulo excessivo de gorduras como obesidade, diabetes, gordura no fígado (esteatose hepática) e doenças cardiovasculares.

Mas lembre-se de fazer a sua parte: a prática de atividade física e hábitos de vida saudáveis são importantíssimos e vão turbinar essa parceria na batalha contra a balança.

Gostou do conteúdo? Todas essas informações podem ser encontradas nos artigos abaixo:

- Cardile, V. et al. Clinical evaluation of Moro (Citrus sinensis (L.) Osbeck) orange juice supplementation for the weight management. Natural Product Research, v. 29, n. 23, p. 2256-60, 2015.

- Azzini, E. et al. Effect of Red Orange Juice Consumption on Body Composition and Nutritional Status in Overweight/Obese Female: A Pilot Study. Oxidative Medicine and Cellular Longevity, v. 27, p. 9, 2017.

- Stohs, S. et al. Effects of p-synephrine in combination with caffeine: a review. Nutrition and Dietary Supplements, Volume 9, 87–96, 2017.

- Kaats, G.R. Increased eating control and energy levels associated with consumption of bitter orange (p -synephrine) extract : a randomized placebo-controlled study. Nutrition and Dietary Supplements v.9, p. 29–35, 2017.