Ícone do site Blog Sanavita

4 alimentos que aceleram o metabolismo!

Mesa com gengibre e uma colher de madeira, representando os alimentos que aceleram o metabolismo.

Os alimentos termogênicos, quando consumidos, aceleram o metabolismo e promovem um maior gasto energético. O nutrólogo André Veinert, do Hospital Villa-Lobos, explica que isso acontece por que o organismo tem mais dificuldade em digerir esses alimentos e, por isso, a temperatura do corpo aumenta. “Imagine uma maratona, cheia de obstáculos e dois atletas disputando a medalha. Ambos possuem as mesmas habilidades, mas um deles está com um tênis que o faz correr mais rápido. Agora pense que a maratona é para perder peso, que um dos atletas é você e que o tênis que te faz correr mais rápido é um grupo de alimentos cheio de propriedades nutricionais bastante interessantes”, compara.

 

Mas apesar dos efeitos benéficos e de um aumento no gasto calórico de até 5%, o consumo por si só desses itens não garante um emagrecimento mais rápido: atividade física com dieta saudável são os principais fatores que levam à perda de peso. “Tudo vai depender do estilo de vida, idade, sexo, peso, grau de atividade física, entre outros fatores. O mais importante é que a inclusão desses alimentos seja feita com cautela e não sirva como principal substância de auxílio no processo de perda de peso”, alerta.

 

Alimentos termogênicos

CAFEÍNA: Possui a capacidade de potencializar a queima de gorduras e também estimular o Sistema Nervoso Central, melhorando o desempenho nos exercícios físicos.

 

CHÁ VERDE E CHÁ BRANCO: Possuem catequizas, polifenóis que combinados com a cafeína também presente no chá, promovem a ação termogênica. Estudos confirmam que componentes do chá também a ajudam no controle do apetite por interagir com hormônios responsáveis por essas funções.

 

GENGIBRE: Age como anti-inflamatório, pois hoje se sabe que a obesidade está diretamente ligada à liberação de algumas substâncias inflamatórias no organismo. Os termogênicos agem nessa cadeia, impedindo a liberação de tais substâncias e prevenindo obesidade.

 

PIMENTA: A capsaicina é o composto ativo da pimenta que tem funções anti inflamatórias e termogênicas. Regula o metabolismo dos lipídios, que aumenta temperatura corporal, melhora a circulação e o processo digestivo.

Fonte: UOL
 

 

Sair da versão mobile