Ícone do site Blog Sanavita

5 Hábitos Para Cuidar Da Sua Saúde Mental

hábitos para cuidar da sua saúde mental

Quando se fala em hábitos para cuidar da saúde mental, a gente já pensa logo de cara naquelas dicas de sempre, como fazer terapia, praticar atividade física, se alimentar bem e dormir direito. Mas resolvemos fazer diferente desta vez. Reunimos alguns hábitos que tem tudo a ver com o assunto. E o melhor: você pode inclui-los na sua rotina desde já. Confira!

1. Planeje seu dia

Boa parte da aflição que toma conta das nossas mentes todos os dias vem de uma rotina corrida demais e, muitas vezes, um tanto desorganizada. 

Afinal, é difícil encontrar tranquilidade quando não temos um mínimo de previsibilidade e há outras tarefas inacabadas ocupando seu cérebro. Inclusive, o excesso de trabalho está relacionado a transtornos como a Síndrome de Burnout.

Uma possível solução para isso é estabelecer um método que torne seu dia a dia ao menos um pouco mais previsível. Embora não exista uma fórmula mágica que funcione para todo mundo nesse aspecto, há inúmeros livros que tratam desse tema e podem ajudar bastante.

Um deles é “A Arte de Fazer Acontecer”, de David Allen. Após anos de pesquisas, o autor desenvolveu um método de produtividade chamado Get Things Done (que pode ser traduzido simplesmente como “fazer as coisas”). 

A ideia básica é montar um sistema que permita tirar o excesso de informação da sua mente e deixá-la livre para se concentrar na execução de uma demanda por vez. Vale a leitura.

2. Aprenda sobre meditação

Por falar em esvaziar a mente, essa também é uma das premissas básicas da meditação, uma das maneiras de cuidar da saúde mental mais estudadas nas últimas décadas. Um termo que anda em alta nessa área é mindfullness

De forma resumida, ele se refere à tentativa de melhorar o foco e a atenção por meio de exercícios de concentração. O objetivo é entender as distrações que tomam conta da sua mente em momentos impróprios e aprender a lidar com elas. 

Dessa forma, você pode alcançar o estado de atenção plena, em que você passa a fazer escolhas mais conscientes e aproveitar cada momento, sem aquela sensação desagradável de viver no piloto automático.

3. Valorize o contato humano

Por mais que a gente viva em um mundo tecnologicamente conectado, parece cada vez mais difícil estabelecer conexões verdadeiras com quem está ao nosso redor. 

Muitos estudos alertam sobre os malefícios das redes sociais, cujo uso excessivo pode estar por trás de uma construção de autoimagem negativa, do isolamento social e dos distúrbios do sono – algumas das causas dos transtornos de ansiedade.

Não por acaso, cada vez mais gente quer se afastar delas. Um estudo publicado em 2020 pela Dentsu Aegis Network entrevistou 32 mil pessoas de 22 países e chegou a um resultado surpreendente: um em cada cinco jovens da chamada geração Z, nascidos a partir da metade dos anos 1990, havia desativado seus perfis nas redes.

Se você sente um certo desconforto com as plataformas online, uma boa maneira de cuidar da sua saúde mental é valorizar os contatos e as experiências que só o mundo real proporciona.

4. Exercite a criatividade

A dificuldade de expressar sentimentos faz com que muitas pessoas acumulem sensações desagradáveis. O problema é que essa repressão pode resultar em estresse acumulado e crises de ansiedade, entre outros transtornos. 

Adotar algum tipo de hobby que envolva a criatividade, como desenhar, escrever ou tocar instrumentos é uma ótima alternativa para deixar os sentimentos fluírem sem medo, algo importantíssimo para cuidar da saúde mental. 

5. Reflita sobre o que é felicidade

O estudo da felicidade e suas causas é um dos campos de estudo mais misteriosos da psicologia. Talvez todos nós já tenhamos nos questionado se estamos realmente felizes com nossa situação atual ou até sobre o que realmente significa ser feliz. 

Separar alguns momentos para refletir sobre isso pode mudar completamente a forma como lidamos com os acontecimentos do dia a dia. Um conteúdo que pode te ajudar a pensar sobre o assunto é o livro “Flow”, do psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi. 

Segundo ele, o ser humano encontra a felicidade quando está totalmente envolvido com cada detalhe da vida, seja ele bom ou ruim. Ele chama isso de “estado de flow” – o momento em que você se entrega totalmente ao que está fazendo agora e sente uma grande satisfação por isso. Outra leitura imperdível para aprender como cuidar da saúde mental.

Mesmo com tudo que abordamos aqui, vale reforçar também a relevância daquelas dicas básicas que mencionamos lá no começo do artigo, especialmente sobre a qualidade da alimentação. Afinal, certos nutrientes obtidos do que você consome interferem nas reações químicas do cérebro, como o ômega 3.

Quer saber mais? Continue conosco e saiba como o ômega 3 pode ajudar a lidar com a ansiedade e cuidar da saúde mental!

Sair da versão mobile