Você tem acompanhado os estudos científicos que comprovam os benefícios da prescrição de peptídeos de colágeno Bodybalance® para melhora da composição corporal e função muscular? Os resultados clínicos são excelentes, em diferentes públicos submetidos ao treinamento de força moderado.
Apesar de já existir uma literatura robusta, muitos profissionais da saúde, inclusive nutricionistas, ainda desconhecem o suplemento ou apresentam dúvidas a respeito da sua funcionalidade sobre a melhora da composição corporal.
Por essa razão, abordamos no texto a seguir a origem, a tecnologia de obtenção, o mecanismo de ação e os resultados dos estudos para que você tenha maior compreensão do assunto e faça prescrições atualizadas, assertivas e direcionadas para seus pacientes, especialmente aqueles que são sensíveis à proteína do leite, lactose ou não se adaptam as proteínas vegetais.
ÍNDICE
- Prazer, Bodybalance®!
- O que é
- Mecanismo de ação e eficácia
- Resultados clínicos: o que temos?
- Funcionalidade na prática
- Sanavita, saúde e beleza da mulher
Prazer, Bodybalance®!
A prescrição de peptídeos de colágeno para saúde da pele e tratamento de patologias articulares degenerativas, já está bem consolidada na literatura e é respaldada por diversas meta-analises. A novidade, no entanto, é que estudos clínicos também têm endossado o uso de peptídeos de colágeno para melhora da composição corporal e saúde muscular. Mas como você irá conferir com a continuidade da leitura, existem peptídeos específicos, únicos e direcionados para essa finalidade, como é o caso do Bodybalance®.
O que é
Bodybalance® é um colágeno hidrolisado único que difere dos demais tipos de colágeno em sua funcionalidade fisiológica. Ele é obtido da pele bovina através de tecnologia alemã patenteada (Gelita) o que permite a geração de peptídeos bioativos de colágeno específicos, de alta biodisponibilidade e absorção, com tamanho de 3,5kDa e ação direcionada para o tecido muscular1.
É fato, que a hidrolise comum do colágeno nativo (aquele presente na pele de bovinos e suínos) também é capaz de originar peptídeos de colágeno de baixo peso molecular, efetivamente absorvidos no intestino delgado e destinados a tecidos como a pele, ossos e cartilagens, contudo, conforme contextualizado no estudo de Zdzieblik e colaboradores2 é apenas através de hidrolises enzimáticas em pontos específicos, como o realizado no colágeno Bodybalance® e Verisol® que se geram peptídeos especiais e únicos com ação direcionada a tecidos-alvo. No caso do Verisol® a pele, e do Bodybalance® os músculos.
E qual a relevância disso para sua prática clínica? O uso de peptídeos específicos, como Bodybalance® permite maximizar o estímulo de síntese de novas fibras de colágeno e atender as necessidades do organismo com maior eficácia e especificidade, otimizando os resultados desejados.
Mecanismo de ação e eficácia
Os peptídeos bioativos de colágeno são capazes de exercer efeito positivo sobre dois dos principais constituintes do corpo humano: a massa magra e a massa gorda, proporcionando a redução da gordura corporal e aumento da massa magra, da força e resistência muscular, quando associado à prática de atividade física moderada.
O exato mecanismo de ação ainda está sob investigação, mas existem evidências que sugerem que Bodybalance® tem impacto multifatorial sobre os diversos processos metabólicos e sobre a unidade funcional dos músculos como um todo1.
Até o momento, o que se sabe é que os peptídeos de colágeno Bodybalance® agem sobre o tecido muscular induzindo a diferenciação de mioblastos (células não diferenciadas e precursoras de células musculares), ativando a via de sinalização mTOR e, consequentemente, levando síntese de tecido muscular3.
A respeito do tecido adiposo, ensaios pré-clínicos confirmaram que a suplementação de peptídeos de colágeno pode contribuir para redução do tamanho dos adipócitos, otimizando a perda de gordura, conforme explicado no estudo de Jendricke e colaboradores3, que será mais aprofundado a frente.
Esse achado pode ser decorrente da necessidade energética para a proliferação de células e tecidos musculares, fazendo que a enzima AMPK seja ativada. Essa sinalização faz com que a AMPK aumente o metabolismo de ácidos graxos, reduzindo a massa gorda enquanto a massa magra está sendo formada1.
Portanto, os peptídeos de colágeno Bodybalance® podem ser prescritos com o objetivo de melhorar a composição corporal do paciente, e, por ser hipoalergênica, e hidrolisada é uma alternativa superinteressante para aqueles que não podem consumir a proteína do leite ou lactose ou que não se adapta as proteínas de origem vegetal. Continuaremos o assunto trazendo evidências científicas relacionando dosagem, tempo de uso e associação ao exercício físico.
Resultados clínicos: o que temos?
No estudo controlado randomizado de Zdzieblik e colaboradores2 os pesquisadores avaliaram os resultados da suplementação de peptídeos de colágeno Bodybalance® associado a exercícios de resistência em idosos sarcopênicos.
Dessa forma, 53 homens com cerca de 68 anos com sarcopenia (níveis I ou II) foram divididos em grupos controle e placebo. Ambos foram submetidos a 3 treinos de resistência por semana durante 3 meses, e os participantes do grupo controle receberam 15g/dia de peptídeos de colágeno Bodybalance®.
Ao final do estudo, os indivíduos suplementados tiveram resultados mais expressivos na melhora da composição corporal, tendo aumento de massa livre de gordura, massa óssea e força muscular, além de redução mais expressiva do tecido.
Sob a mesma ótica, Jendricke e colaboradores3 avaliaram os efeitos da combinação do exercício resistido com a suplementação de peptídeos de colágeno específicos na composição corporal e força muscular, mas, dessa vez em mulheres na pré-menopausa. No estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, 77 mulheres passaram por treinamento de resistência 3x/semana por 3 meses, sendo que as participantes do grupo controle ingeriram 15g de peptídeos de colágeno específicos diariamente.
Os resultados mostraram que o grupo suplementado com peptídeos de colágeno teve aumento significativamente maior nos ganhos de massa livre de gordura e na força de preensão manual, ao passo que apresentou maior perda da massa gorda, comparado ao grupo placebo.
Zdzieblik e colaboradores4 em novo estudo clínico, duplo-cego randomizado, compararam os efeitos da ingestão de peptídeos bioativos específicos para massa muscular com os do whey protein e placebo, seguindo o mesmo protocolo pré-estabelecido em estudo anterior2. Assim como nos demais estudos, a suplementação com Bodybalance® proporcionou em relação ao placebo maior ganho de massa magra e perda de massa gorda. Foi demonstrado também que esse efeito foi menos pronunciado após a suplementação de proteínas de soro de leite. No entanto, não houve diferença estatisticamente significativa em uma comparação direta entre as duas proteínas.
As evidências científicas, portanto, demonstram em conjunto a efetividade da suplementação 15g/dia de peptídeos de colágeno Bodybalance® na melhora da composição corporal, em homens e mulheres, quando associada a prática de exercício de força 3x/semana por 12 semanas (3 meses). Além de ser uma estratégia eficaz para melhora da composição corporal, é uma proteína pura e não alergênica, sendo possível sua aplicação em diversos casos na prática clínica.
Funcionalidade na prática
O Colágeno Bodybalance® está presente no Body Up, um suplemento proteico de alta pureza, excelente absorção e solubilidade, desenvolvido para melhora da composição corporal e saúde muscular. Além da tecnologia alemã, ele possui um complexo de vitaminas e minerais antioxidantes (selênio, zinco e vitamina C) que agem em sinergia potencializando os resultados.
Está disponível no sabor Neutro e Citrus fresh, atendendo as mais diversas preferências. Saiba mais clicando aqui.
Sanavita, saúde e beleza da mulher
A Sanavita é uma marca brasileira de suplementos alimentares, presente no mercado há 38 anos, com o propósito de levar saúde e bem-estar para as mulheres em todas as suas fases da vida, através de produtos nutritivos, seguros e funcionais.
Possui uma fábrica própria e um Centro de Pesquisas formado por especialistas mestres e doutores, que atuam sempre guiados por evidências científicas, alta tecnologia e muita inovação.
Referências
1 – ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. Br J Nutr. Alemanha, p. 1237-1245. 28 out. 2015. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26353786/. Acesso em: 17 jul. 2023.
2 – GELITA (Brasil). BODYBALANCE®: ganho de força e massa muscular. GANHO DE FORÇA E MASSA MUSCULAR. 2023. Disponível em: https://www.gelita.com/pt-pt/produtos-e-marcas/peptideos-de-colageno/bodybalance. Acesso em: 17 jul. 2023.
3 – JENDRICKE, Patrick et al. Specific Collagen Peptides in Combination with Resistance Training Improve Body Composition and Regional Muscle Strength in Premenopausal Women: a randomized controlled trial. Nutrients. Alemanha, p. 1-12. 20 abr. 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31010031/. Acesso em: 17 jul. 2023.
4 – ZDZIEBLIK, Denise et al. The Influence of Specific Bioactive Collagen Peptides on Body Composition and Muscle Strength in Middle-Aged, Untrained Men: a randomized controlled trial. Int J Environ Res Public Health. Alemanha, p. 1-15. 30 abr. 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33946565/. Acesso em: 17 jul. 2023.