theme-sticky-logo-alt
Cesta com alimentos folhosos verdes escuros, representando os alimentos que ajudam a diminuir o inchaço.

4 passos para evitar o inchaço com a alimentação

Primeiro vamos entender o que é o inchaço e por que ele acontece?

A retenção de líquido corporal, conhecido como inchaço, é uma queixa muito comum. Seu nome técnico é edema, e ele pode ser classificado como localizado ou generalizado. O edema localizado é aquele que acontece como resultado de alguma alteração que cause o efeito somente em uma parte do corpo, por exemplo: uma pancada, uma irritação na pele, etc… Já o generalizado é o que causa aumento na retenção de líquido por todo corpo e é o que vamos destacar hoje.

O inchaço ocorre pelo acúmulo excessivo de líquido no espaço intersticial, região localizada entre os vasos sanguíneos e as células dos tecidos (ou em seu interior). Pode acontecer em consequência de patologias como: hipertensão arterial, doenças cardíacas, doenças inflamatórias, mau funcionamento dos intestinos, rins e fígado, ou por efeitos colaterais do uso de medicamentos.

Uma das causas mais comuns do inchaço é a má alimentação! Esse sintoma é um grande motivo de insatisfação e pode trazer problemas para sua saúde.

4 passos de como diminuir o inchaço

 1º passo: Desintoxique seu organismo

O acúmulo de toxinas nas células aumenta o inchaço e dificulta a perda de peso. Acumulamos toxinas ingerindo alimentos: artificiais, ricos em gorduras, açúcares, sódio, alimentos processados, embutidos, ricos em cafeína, alimentos de maior potencial alergênico como o trigo (glúten), o leite de vaca e seus derivados. Evitar esses tipos de alimento, evitar o consumo de bebidas alcoólicas,    cigarros e manter uma boa hidratação é indispensável para a eliminação de toxinas.

2º passo: Cuide do seu intestino

É cada vez mais comum pessoas apresentarem o quadro de disbiose intestinal. Trata-se do desequilíbrio entre as bactérias da flora intestinal, desencadeando vários sintomas como: má absorção de nutrientes, desconforto abdominal, enfraquecimento do sistema imune, gases, mau funcionamento intestinal, retenção de líquidos e ganho de peso. Para a melhora desse quadro é indicado evitar os alimentos citados no passo 1! O uso de suplementos como:  próbioticos (bactérias benéficas ao intestino) e prébioticos (fibras solúveis que servem de alimento para os próbioticos) ajudam muito a equilibrar seu intestino e consequentemente diminuir esses sintomas.

3º passo: Introduza alimentos com perfil antiinflamatório na sua rotina alimentar

O inchaço é causado por um fator inflamatório, então devemos restringir alimentos pró-inflamatórios como os citados no passo 1 e vamos introduzir os alimentos com característica antiinflamatória:

ÔMEGA 3 (W3)– Principais fontes alimentares: sardinha, atum, arenque, salmão selvagem, semente de chia. O consumo pode ser feito também na forma de suplemento em cápsulas de óleo de peixe.

Folhosos verdes escuros: couve, almeirão, acelga, rúcula, agrião, brócolis, mostarda, espinafre, taioba, hortelã. Abuse desses alimentos! Eles são desintoxicantes, antiinflamatórios, ricos em vitaminas e minerais e melhores fontes de cálcio! É a forma de ingerir cálcio de maneira eficaz. O cálcio presente nos folhosos verdes é bem mais absorvido do que o cálcio de outras fontes alimentares. Faça saladas, sucos, congele-os batidos em cubos e inclua nas receitas.

Sementes: Inclua sementes de girassol, abóbora, melão, gergelim, chia, linhaça nas refeições e nas receitas. Elas são muito nutritivas, têm ação antiinflamatória e contêm muitas fibras, que ajudam no funcionamento intestinal.

Frutas: Todas as frutas são boas para a saúde, mas vamos dar exemplos aqui das que possuem maior ação antiinflamatória e antioxidante: limão, abacaxi, acerola, uva roxa, amora, framboesa, mirtilo (blueberry), maracujá. O ideal é consumir três porções de frutas diariamente nos lanches entre as principais refeições.

Castanhas: As castanhas são ótimas fontes de gordura do bem. Elas têm ação antiinflamatória, antioxidante, dão saciedade e são deliciosas. Devem ser consumidas cruas, sem acréscimo de temperos artificiais ou sal e em pequenas quantidades. Exemplos: Castanha do Pará, castanha de caju, nozes, macadâmia, pistache, amêndoas, amendoim.

4º Passo: Exercite-se e esteja sempre bem hidratado

Praticar exercícios físicos diariamente estimula o bom funcionamento de todo o corpo, melhora a circulação sanguínea, estimula os músculos e articulações, diminui a retenção hídrica, traz bem-estar e qualidade de vida! A  recomendação de ingestão média de água é de 2 litros, além dos sucos e chás.

Receitas

Suchá

 Ingredientes:

– 1 folha de couve

– Suco de 1 limão

– 1 colher de sopa de Chá Verde Sanavita sabor Abacaxi com Hortelã

– 1 colher de sobremesa de semente de chia

– 1colher de sobremesa de mel

– Água e gelo à vontade

Bata tudo no liquidificador e consuma em seguida.

Gelo verde

– 2 molhos de couve
– 2 molhos de hortelã
– 1 gengibre pequeno cortado

Bata tudo no liquidificador com 500ml de água filtrada, passe no coador (largo), coloque em formas de gelo e congele. Adicione nos sucos, chás e água de coco.

Várias batatas doces agrupadas em uma mesa, uma em cima da outra.
Post anterior
Batata doce: a queridinha do momento!
Mulher na academia treinando seu abdome em um colchonete.
Próximo post
Acelere seu metabolismo!
Fernanda Chaves

Graduada em Nutrição pelo Unicentro Newton Paiva, é especialista em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional e em Nutrição Clínica e Fundamentos Metabólicos pela Universidade Gama Filho.

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0