Ícone do site Blog Sanavita

As propriedades do chá vermelho

Mesa de madeira com um copo de vidro com chá vermelho com gelo.

Apesar de ser proveniente da mesma planta responsável pelos chás branco e verde – a Camellia sinensis –, o chá vermelho tem algumas peculiaridades especiais. Conhecido como Pu-Erh, ele conta com um processo de fermentação e oxidação diferenciado, que garante a cor avermelhada e o sabor mais acentuado. A bebida, além de deliciosa, traz diversos benefícios à saúde.

Esse processo de oxidação das folhas leva a uma presença maior da cafeína em sua composição. Com ação termogênica, essa substância é aliada da perda de peso ao acelerar o metabolismo e queimar gorduras. Outro benefício do chá vermelho é sua atuação contra os níveis de colesterol ruim e triglicérides.

Essa bebida ainda é rica em polifenóis e flavonoides. Os dois antioxidantes protegem as células do corpo dos efeitos dos radicais livres. Em outras palavras, são essenciais no processo que retarda o envelhecimento e previne doenças.

Para alcançar tanta coisa boa, o consumo do chá vermelho deve ser de duas porções de 200 ml por dia. É importante que isso aconteça em horários distintos – segundo estudos, às 10h e 16h são os melhores momentos.

Porém, alguns cuidados devem ser observados. Se você é hipertenso ou está grávida, o chá vermelho não é recomendado. Para os mais sensíveis com os efeitos da cafeína, o indicado é consumir a bebida até às 16h, evitando a insônia.

Agora sim, você está pronto para experimentar as maravilhas do chá vermelho. De forma quente ou gelada, a gente garante que ele fica uma delícia.

Sair da versão mobile