Batata doce, um tubérculo, também conhecido como batata-da-terra, ou batata-da-ilha é a nova opção para quem busca um carboidrato saudável para dar energia e matar a fome durante o dia.
A batata doce virou febre em todas as dietas fitness e se tornou um alimento essencial no prato daqueles que visam perder peso, ganhar massa magra, energia e se manter em forma. De atletas adeptos da musculação e fisiculturistas, ela está presente em todos os pratos. Para os praticantes de atividade física ela libera energia ao longo do treino e para os fisiculturistas, ela auxilia na hipertrofia muscular. Diferente dos outros tipos de batata, como batata inglesa, a versão doce pode ser inserida na dieta sem culpa.
Com apenas 116 calorias a cada 100 gramas, 1,16g de proteínas, 30g de carboidratos e 0,32g de lipídios, a batata doce costuma a ser associada a outros alimentos de fonte proteica como ovos, frango, para potencializar o rendimento do treino.
Muitas dietas condenam o consumo de carboidratos na alimentação para “emagrecer” de forma mais rápida. O que não acontece de fato, uma vez que alimentos com valor significativo de carboidrato são responsáveis por fornecer energia, e, por isso não devem ser eliminados da dieta, especialmente se você treina diariamente. Se o objetivo é perder peso, invista em carboidratos “do bem”, como a batata doce.
Os carboidratos de baixo índice glicêmico (fator essencial para quem quer perder peso) evitam os picos de insulina no sangue e o acúmulo de gordura. Além disso, a batata doce é rica em vitamina A que é excelente antioxidante e atua impedindo a liberação de radicais livres que podem gerar o envelhecimento precoce das células. Além da Vitamina B e sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, fósforo e fibras, que auxiliam na digestão.
No Brasil, contamos com quatro variedades da batata-doce: a branca, que é um pouco mais seca e adocicada; a roxa e amarela, que apresentam sabor mais doce, e são utilizadas principalmente na preparação de doces; e a avermelhada, que é bem saborosa para comer assada. Nada de batata doce frita! Foco na dieta.
O ideal é consumir a casca, ao menos uma vez por semana, para garantir a ingestão de todos os nutrientes. As folhas também podem ser aproveitadas, é só preparar como qualquer outra verdura com um pouquinho de azeite e o tempero de sua preferência. O superalimento pode ainda estar presente tanto nas suas refeições principais como na sopa ou como purê, e até mesmo nos lanchinhos da tarde. Para garantir energia para os praticantes de atividade física é indicado o consumo de uma porção em torno de 30 minutos antes da atividade para garantir energia ou após o treino, cominando a batata doce cozida com frango grelhado, por exemplo, para ganho de massa magra. Fica a dica!
Caroline SoaresCentro de Educação Alimentar Sanavita