O verão está chegando e começa aquela preocupação com o peso e a busca pela dieta perfeita, aquela da celebridade, da capa de revista e todas as outras que prometem um emagrecimento rápido sem que sejam avaliadas as consequências daquela “dieta” para saúde. Antes de sair correndo em busca de dietas radicais e milagrosas, fique atenta ao emagrecimento rápido que pode sinalizar um desequilíbrio na alimentação o que não é legal para o organismo. Todos nós temos exemplos de pessoas que emagreceram a custa dessas dietas e que voltaram a ganhar peso em pouco tempo e aí experimentam outra dieta, dessa vez mais radical e novamente, depois de um tempo, se vê descontente com a balança. Esse círculo vicioso acaba tornando o organismo cada vez mais resistente ao emagrecimento. O emagrecimento precisa ser saudável e é preciso se conscientizar que você é o único responsável pelo que come e por quanto come. Fazer mudança nos hábitos não é fácil, mas elas podem ser feitas gradualmente, sem sofrimentos e após um período seu organismo já se adaptou, a ansiedade foi controlada e roupas começam a mostrar a diferença.
Adote uma dieta equilibrada, fracionada e rica em alimentos que promovam a saciedade, o bom funcionamento intestinal, à eliminação de toxinas, que forneçam energia e disposição. Procure ficar mais atenta ao consumo de frituras, excesso de sódio, açúcares, doces, refrigerantes (mesmo light ou zero). Parece repetitivo, mas é importante insistir em alguns conceitos de reeducação alimentar. Não vamos falar aqui de consumir frutas, verduras, legumes, praticar exercícios e beber bastante água, porque essas dicas você já conhece e sabe o quanto é importante. Vamos falar de algumas alternativas saudáveis que podem ser somadas a esses hábitos e auxiliarem ainda mais no emagrecimento com resultados expressivos sem prejudicar sua saúde.
1º Nessa fase é muito importante a hidratação do organismo para eliminação das impurezas que podem dificultar o emagrecimento. Essa hidratação pode ser feita de forma deliciosa e muito refrescante, com o preparo de um suco verde e detoxificante. Use couve, hortelã, espinafre, maçã, salsa, gojiberry, açaí, gengibre, etc…
2º Inclua o Chá Verde diariamente em sua dieta. Os chás auxiliam na eliminação de líquidos, diminuindo o inchaço e auxilia no metabolismo.
3º Quando sentir aquela tentação para comer doces, consuma barra de cereal, 30g de chocolate amargo ou chocolate 70% de cacau, entre outras opções saudáveis e de baixas calorias.
4º Acrescente em sua alimentação, chia, quinoa, linhaça, aveia, flocos de arroz, granola e outros alimentos ricos em fibras que garantem a saciedade por mais tempo.
5º Faça a substituição de 1-2 refeições por um shake. Para ser um bom substituto de refeição, um shake deve ter um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras e fornecer em média 200 a 400 calorias. Alguns shakes se destacam pela formulação diferenciada com chia, linhaça e um mix exclusivo de fibras para garantir saciedade por 3-4 horas.
Para finalizar, as últimas dicas são: não deixe para segunda, planeje suas refeições e não elabore metas impossíveis. Emagrecer é gostoso e vestir aquele biquíni para curtir o verão é melhor ainda!
Ah, se tiver uma história de sucesso, compartilhe a gente.
Gabriele F Carmelo
Centro de Educação Alimentar Sanavita