Você sabia que ao longo do tempo o nosso corpo reduz a produção de colágeno, e que essa perda impacta na saúde da pele?
Para entender melhor sobre esse assunto e também conhecer outros hábitos que aceleram a perda dessa importante proteína continue lendo o texto.
E já te dando um spoiler, saiba que a reposição de colágeno, é possível e super recomendada por especialistas para contornar esses problemas!
Como o envelhecimento impacta a produção de colágeno
O colágeno é uma proteína produzida por células presentes em praticamente todos os tecidos do nosso corpo. As suas principais funções são dar sustentação para essas estruturas, como é o caso da pele.
Mas o interessante é que, da mesma forma que essas células realizam a produção de colágeno, elas também fazem a sua degradação ─ pois, em excesso, essa proteína pode causar problemas, a fibrose é um exemplo.
O grande problema é que, com o passar dos anos, essas células envelhecem e a produção vai diminuindo, de modo que a degradação vai se tornando superior. O resultado disso é que, quando chegamos aos 30 anos de idade, cerca de 1% dessa proteína vai sendo perdida anualmente.
Aos 50 anos, a perda é ainda mais expressiva nas mulheres, subindo para 30%, devido à chegada da menopausa, período em que diminuem os níveis dos hormônios sexuais.
Mas, além dos fatores naturais, também existem alguns hábitos que aceleram o envelhecimento da pele.
Outros hábitos que causam a perda de colágeno
Como comentamos muitos dos hábitos que praticamos ao longo da vida também podem ser um fator de risco para perda de colágeno:
- radiação solar: lembra quando comentamos que as células que produzem o colágeno também destroem essa proteína? Esse processo ocorre graças a enzimas produzidas por elas, e os raios UV têm o poder de ativá-las. Portanto, caprichar no protetor solar é uma forma de proteger a sua pele da perda dessa substância;
- tabagismo: a nicotina, presente no tabaco, é uma grande vilã da perda das fibras colágenas. Além de ativar as mesmas enzimas citadas acima, ainda estimula a produção de radicais livres ─ moléculas que intensificam esse processo destrutivo;
- alimentação desequilibrada: o que você come também tem bastante influência na produção dessa proteína. Uma alimentação rica em açúcares, gorduras, e farinha de trigo branca danifica as fibras colágenas, tirando a sua elasticidade.
- sono e estresse: a perda de colágeno e o aspecto envelhecido da pele também podem ser consequência de uma rotina estressante e/ou de noites mal dormidas. Em ambos os casos, há aumento dos níveis dos hormônios do estresse e redução na produção de novas fibras de colágeno.
É possível repor colágeno?
Felizmente, é possível estimular o nosso corpo a produzir mais colágeno. Um dos suplementos mais indicados é o colágeno hidrolisado, que se trata da proteína quebrada em pequenos pedacinhos facilmente absorvíveis pelo organismo, e os seus benefícios são cientificamente comprovados.
Os pesquisadores observaram com a suplementação com esse ativo é que, diferentemente de outras proteínas presentes na alimentação, o colágeno hidrolisado age como um mensageiro, informando as células da pele sobre a necessidade de produção de novas fibras de colágeno.
Esse aumento na produção de colágeno que ajuda a pele a se tornar mais firme e com menor volume de rugas.
A Sanavita tem uma linha completa de colágenos para você. Confira o nosso site e comece a cuidar da sua beleza de dentro para fora!