theme-sticky-logo-alt
Mulher relaxando em sua casa enquanto toma seu chá funcional em uma xícara.

Ervas e especiarias que não podem faltar no seu chá

Tem coisa melhor que tomar um chá? Ele revigora o corpo e a mente, conforta o nosso estômago e alguns podem até ajudar na eliminação de líquidos retidos em excesso no nosso corpo. É por isso que a bebida tem muitos fãs e adoradores no mundo todo, sendo inclusive, considerada a segunda bebida mais consumida do planeta (a primeira é a água) e recentemente tem conquistado o coração do brasileiro. 

Mas quais são os mais indicados e prescritos pelos especialistas para a saúde? Nesse post, vamos apresentá-los, conversar sobre a sua versatilidade, momentos de consumo e formas de preparo, existe uma melhor? Fique conosco e não perca essas dicas!

Quais são os chás que não podem faltar na sua rotina?

Primeiro vamos deixar claro que o termo chá é válido apenas para as bebidas feitas a partir da Camellia sinensis, planta que dá origem ao famoso e milenar chá verde, branco, vermelho, preto e também ao matcha, um tipo especial de chá verde, super rico em antioxidantes. Agora se a bebida é feita com outras ervas, flores, especiarias e mesmo frutas, o correto é dizer que são infusões. 

Independente do termo… é fato que verdadeiros ou não, são naturalmente ricos em substâncias que promovem bem-estar e saúde, alguns deles, como é o caso das ervas e especiarias que discutiremos a seguir, ainda tem ação específica no organismo, ajudando na eliminação de líquidos, na digestão e até mesmo na perda de peso, e, por isso, são frequentemente introduzidos na dieta por nutricionistas e médicos para auxiliar no tratamento desses problemas.  

CHÁ VERDE, PRETO, HIBISCO, MATCHA E ERVA MATE

O chá verde, preto, matcha, o hibisco e a erva mate, que também pode ser encontrada com o nome de mate verde, são ervas que promovem aumento do volume de urina (diuréticas), e por isso são excelentes para eliminar o excesso de líquido que causa o inchaço corporal (retenção de líquido).

Aliás, a sensação de inchaço é uma queixa muito frequente entre as mulheres, e motivo de muita insatisfação física e psicológica, abala a autoestima, não é mesmo? Saiba que o inchaço pode ocorrer em resposta ao próprio ciclo menstrual e/ ou ser consequência do uso de anticoncepcionais. Ambos favorecem o acúmulo de líquidos no corpo feminino, causando muitas vezes ganho de peso (até 2kg) e o famoso aspecto esponjoso (flacidez) sentido nesse período. 

Outras situações como excessos alimentares e/ou consumo de bebidas alcoólicas, estresse, sedentarismo e até mesmo problemas de saúde podem induzir esse problema, que não ocorre apenas nas mulheres!  

Essas ervas ainda são queridas por outros motivos. Sua ingestão acelera o metabolismo, aumentando assim o gasto calórico diário; reduz a formação de novas células de gordura e tem ação antioxidante, combatendo ativamente as toxinas e radicais livres que inflamam o corpo e causam dentre outros males a retenção de líquido e o ganho de peso que comentamos. 

SÁLVIA, GENGIBRE E CARQUEJA

Essas três ervas poderosas ajudam o organismo a fazer uma boa digestão dos alimentos, aliviam o desconforto digestivo, reduzindo sintomas como dores abdominais, estufamento, náuseas, vômitos e flatulência.  São ótimos para aqueles dias que você abusou de alimentos gordurosos, comeu depressa demais ou ainda ingeriu algo que pesou no estômago. 

GUARANÁ E LARANJA AMARGA (Citrus aurantium)

Muito prescritos, especialmente em dietas de emagrecimento, podem acelerar a oxidação de gorduras. O guaraná é ainda famoso por aumentar o foco e a concentração, muito em consequência da presença de cafeína no fruto amazônico. 

Como escolher o melhor chá?

Aposto que você ficou animado com esses benefícios que apresentamos.  E como fazer para beber todos eles? Qual o momento ideal de consumo?

É claro que ninguém consegue consumir diferentes chás ao longo do dia, nem preparar e tomar tudo o que nos recomendam, não é mesmo? Normalmente podemos até fazer isso por uma semana, mas virar um hábito é muito mais difícil. Por isso, blends (misturas de chás) são ótimas soluções que trazem em uma única xícara diversos benefícios, com a praticidade que seu dia a dia precisa. 

Mas não adianta sair misturando como bem quer!  A proporção de ervas e a qualidade da matéria-prima são chaves para benefícios efetivos. 

As bebidas feitas a partir de ervas secas ou acondicionadas em saquetas para infusão podem falhar justamente nesse quesito, pois não apresentam concentrações de ativos padronizados. Além disso, a quantidade de cada um dos chás que compõem a mistura pode estar desequilibrada impedindo que todos os benefícios sejam sentidos.

Fatores como o modo de preparo, tempo e temperatura de infusão e decocção e forma de acondicionamento da erva também podem influenciar nos efeitos desejados, uma vez que os ativos podem ser perdidos e não ingeridos em sua totalidade. 

Ainda no caso de chás em saqueta, há uma barreira física que pode impedir a completa extração dos ativos. Aliás, o chá verde é um típico caso, basta esquecer alguns minutos a mais a saqueta na água para degustar uma bebida amarga demais. O amargor vem inclusive da oxidação de alguns ativos importantes para saúde. 

Chás mistos como o Diuretic Tea da Sanavita não necessitam de infusão ou decocção. Ele é preparado quente ou frio, de forma prática e instantânea, permitindo a ingestão total de todos os ativos presentes na fórmula. Desenvolvido por nutricionistas e cientistas de alimentos do Centro de Pesquisas da Sanavita, com as 11 ervas e especiarias mais prescritas e indicadas pelos profissionais da saúde, sua fórmula contém matérias primas selecionadas, de altíssima qualidade e em concentrações adequadas para trazer mais leveza e equilíbrio, que certamente se refletirão em seu corpo.   

Ficou com vontade, não é mesmo? 

Chás são bebidas super versáteis que podem ser consumidas nos momentos que mais se adequam a sua rotina e necessidade. Veja algumas dicas de como podem ser utilizados na sua dieta:

  • Logo pela manhã, para começar o dia com menos inchaço
  • 1h antes ou após o almoço para auxiliar no processo digestivo
  • No lanche da manhã ou da tarde como opção de bebida saudável
  • Momentos que você se sente inchada:  excesso alimentar e/ou de bebidas alcoólicas, tensão pré-menstrual (TPM), dias muitos quentes etc.

Gostou do conteúdo? 

Agora que você já sabe para que serve cada erva e especiaria, a sua versatilidade, os melhores momentos para consumo e suas formas de preparo, que tal incluí-las em sua rotina?

Como você pôde ver, existem diversas ervas e especiarias que naturalmente proporcionam sabor, são ricas em substâncias que promovem bem-estar e saúde e possuem ações específicas em nosso organismo.

E de quebra, você ainda conheceu exclusivamente o novo lançamento da Sanavita: o Diuretic Tea, saiba ainda mais e facilite a sua vida, acesse nosso site.

Esperamos que tenha aproveitado e apreciado a leitura, cadastre seu e-mail para receber todas as novidades sobre saúde, bem-estar e dos produtos Sanavita em primeira mão.

Aproveite para seguir a Sanavita nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.

Proporcione leveza e equilíbrio ao seu corpo!

Até o próximo post, nos vemos em breve…

Mulher sorrindo com os cabelos soltos, enquanto faz pose com uma das mãos sob o queixo, em um fundo laranja.
Post anterior
5 dicas para manter sua pele firme e hidratada
Mulher jovem com montagens em seu rosto de quatro hexágonos que mostram sua pele envelhecida.
Próximo post
Hábitos que envelhecem a pele
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0