Ícone do site Blog Sanavita

Ervas e especiarias que não podem faltar no seu chá

Mulher relaxando em sua casa enquanto toma seu chá funcional em uma xícara.

Peaceful woman relaxing at home with cup of tea

Tem coisa melhor que tomar um chá? Ele revigora o corpo e a mente, conforta o nosso estômago e alguns podem até ajudar na eliminação de líquidos retidos em excesso no nosso corpo. É por isso que a bebida tem muitos fãs e adoradores no mundo todo, sendo inclusive, considerada a segunda bebida mais consumida do planeta (a primeira é a água) e recentemente tem conquistado o coração do brasileiro. 

Mas quais são os mais indicados e prescritos pelos especialistas para a saúde? Nesse post, vamos apresentá-los, conversar sobre a sua versatilidade, momentos de consumo e formas de preparo, existe uma melhor? Fique conosco e não perca essas dicas!

Quais são os chás que não podem faltar na sua rotina?

Primeiro vamos deixar claro que o termo chá é válido apenas para as bebidas feitas a partir da Camellia sinensis, planta que dá origem ao famoso e milenar chá verde, branco, vermelho, preto e também ao matcha, um tipo especial de chá verde, super rico em antioxidantes. Agora se a bebida é feita com outras ervas, flores, especiarias e mesmo frutas, o correto é dizer que são infusões. 

Independente do termo… é fato que verdadeiros ou não, são naturalmente ricos em substâncias que promovem bem-estar e saúde, alguns deles, como é o caso das ervas e especiarias que discutiremos a seguir, ainda tem ação específica no organismo, ajudando na eliminação de líquidos, na digestão e até mesmo na perda de peso, e, por isso, são frequentemente introduzidos na dieta por nutricionistas e médicos para auxiliar no tratamento desses problemas.  

CHÁ VERDE, PRETO, HIBISCO, MATCHA E ERVA MATE

O chá verde, preto, matcha, o hibisco e a erva mate, que também pode ser encontrada com o nome de mate verde, são ervas que promovem aumento do volume de urina (diuréticas), e por isso são excelentes para eliminar o excesso de líquido que causa o inchaço corporal (retenção de líquido).

Aliás, a sensação de inchaço é uma queixa muito frequente entre as mulheres, e motivo de muita insatisfação física e psicológica, abala a autoestima, não é mesmo? Saiba que o inchaço pode ocorrer em resposta ao próprio ciclo menstrual e/ ou ser consequência do uso de anticoncepcionais. Ambos favorecem o acúmulo de líquidos no corpo feminino, causando muitas vezes ganho de peso (até 2kg) e o famoso aspecto esponjoso (flacidez) sentido nesse período. 

Outras situações como excessos alimentares e/ou consumo de bebidas alcoólicas, estresse, sedentarismo e até mesmo problemas de saúde podem induzir esse problema, que não ocorre apenas nas mulheres!  

Essas ervas ainda são queridas por outros motivos. Sua ingestão acelera o metabolismo, aumentando assim o gasto calórico diário; reduz a formação de novas células de gordura e tem ação antioxidante, combatendo ativamente as toxinas e radicais livres que inflamam o corpo e causam dentre outros males a retenção de líquido e o ganho de peso que comentamos. 

SÁLVIA, GENGIBRE E CARQUEJA

Essas três ervas poderosas ajudam o organismo a fazer uma boa digestão dos alimentos, aliviam o desconforto digestivo, reduzindo sintomas como dores abdominais, estufamento, náuseas, vômitos e flatulência.  São ótimos para aqueles dias que você abusou de alimentos gordurosos, comeu depressa demais ou ainda ingeriu algo que pesou no estômago. 

GUARANÁ E LARANJA AMARGA (Citrus aurantium)

Muito prescritos, especialmente em dietas de emagrecimento, podem acelerar a oxidação de gorduras. O guaraná é ainda famoso por aumentar o foco e a concentração, muito em consequência da presença de cafeína no fruto amazônico. 

Como escolher o melhor chá?

Aposto que você ficou animado com esses benefícios que apresentamos.  E como fazer para beber todos eles? Qual o momento ideal de consumo?

É claro que ninguém consegue consumir diferentes chás ao longo do dia, nem preparar e tomar tudo o que nos recomendam, não é mesmo? Normalmente podemos até fazer isso por uma semana, mas virar um hábito é muito mais difícil. Por isso, blends (misturas de chás) são ótimas soluções que trazem em uma única xícara diversos benefícios, com a praticidade que seu dia a dia precisa. 

Mas não adianta sair misturando como bem quer!  A proporção de ervas e a qualidade da matéria-prima são chaves para benefícios efetivos. 

As bebidas feitas a partir de ervas secas ou acondicionadas em saquetas para infusão podem falhar justamente nesse quesito, pois não apresentam concentrações de ativos padronizados. Além disso, a quantidade de cada um dos chás que compõem a mistura pode estar desequilibrada impedindo que todos os benefícios sejam sentidos.

Fatores como o modo de preparo, tempo e temperatura de infusão e decocção e forma de acondicionamento da erva também podem influenciar nos efeitos desejados, uma vez que os ativos podem ser perdidos e não ingeridos em sua totalidade. 

Ainda no caso de chás em saqueta, há uma barreira física que pode impedir a completa extração dos ativos. Aliás, o chá verde é um típico caso, basta esquecer alguns minutos a mais a saqueta na água para degustar uma bebida amarga demais. O amargor vem inclusive da oxidação de alguns ativos importantes para saúde. 

Chás mistos como o Diuretic Tea da Sanavita não necessitam de infusão ou decocção. Ele é preparado quente ou frio, de forma prática e instantânea, permitindo a ingestão total de todos os ativos presentes na fórmula. Desenvolvido por nutricionistas e cientistas de alimentos do Centro de Pesquisas da Sanavita, com as 11 ervas e especiarias mais prescritas e indicadas pelos profissionais da saúde, sua fórmula contém matérias primas selecionadas, de altíssima qualidade e em concentrações adequadas para trazer mais leveza e equilíbrio, que certamente se refletirão em seu corpo.   

Ficou com vontade, não é mesmo? 

Chás são bebidas super versáteis que podem ser consumidas nos momentos que mais se adequam a sua rotina e necessidade. Veja algumas dicas de como podem ser utilizados na sua dieta:

Gostou do conteúdo? 

Agora que você já sabe para que serve cada erva e especiaria, a sua versatilidade, os melhores momentos para consumo e suas formas de preparo, que tal incluí-las em sua rotina?

Como você pôde ver, existem diversas ervas e especiarias que naturalmente proporcionam sabor, são ricas em substâncias que promovem bem-estar e saúde e possuem ações específicas em nosso organismo.

E de quebra, você ainda conheceu exclusivamente o novo lançamento da Sanavita: o Diuretic Tea, saiba ainda mais e facilite a sua vida, acesse nosso site.

Esperamos que tenha aproveitado e apreciado a leitura, cadastre seu e-mail para receber todas as novidades sobre saúde, bem-estar e dos produtos Sanavita em primeira mão.

Aproveite para seguir a Sanavita nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.

Proporcione leveza e equilíbrio ao seu corpo!

Até o próximo post, nos vemos em breve…

Sair da versão mobile