O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelas células do nosso corpo e tem como função principal garantir a saúde e a aparência firme da derme, uma camada da nossa pele. Com o passar dos anos, contudo, sua produção diminui em nosso organismo, e o aumento de rugas e linhas de expressão deixa explícita essa falta de colágeno na pele.
Neste artigo, vamos explicar a importância dessa substância e como repôr. Continue lendo!
O que é colágeno?
Para entender porque você deveria se preocupar com a falta de colágeno na pele, é fundamental saber que essa substância é a principal proteína presente nesse tecido, e dentre suas funções, estão:
- dar elasticidade e firmeza: a flacidez, as tão indesejadas rugas e os poros dilatados podem ocorrer devido à falta desta proteína. Associado à elastina, o colágeno é o grande responsável pela sustentação e maleabilidade da pele e pelo seu aspecto saudável.
- hidratar a derme: ressecamento e falta de brilho são resultados de uma pele desidratada. O colágeno combinado ao ácido hialurônico, outro elemento importante para a pele, trabalham em conjunto para manter a hidratação interna, responsável pelo seu aspecto aveludado, macio e saudável. Não só para nosso rosto, como também para o corpo todo.
Portanto, uma pele firme, com aspecto saudável e sem marcas de expressão profundas é um sinal de que o colágeno está realizando o seu papel.
Além dessas ações na derme, o colágeno também é parte importante de outras estruturas, como unhas, cabelos, articulações e ossos, construindo as fibras que sustentam os tecidos do nosso corpo.
Falta de colágeno na pele: diminuição na produção
A diminuição da produção dessa proteína pelo organismo é decorrente do processo de envelhecimento. Por isso, por volta dos 30 anos de idade, podem começar a aparecer os primeiros sinais da falta de colágeno na pele. Após os 50 anos, essa perda se intensifica e o volume de rugas, sulcos e a flacidez ficam mais evidentes.
Mas, além da passagem natural do tempo, cultivar alguns maus hábitos podem envelhecer a pele, pois favorecem processos que levam a destruição dessa proteína e reduzem sua produção na pele.
Portanto, para evitar a perda precoce do colágeno, esses são alguns hábitos contraindicados:
Exposição aos raios solares (UV) sem proteção
Quando a exposição à radiação UV acontece de forma excessiva, o colágeno é destruído e a pele perde a elasticidade e sustentação.
Tabagismo
A nicotina é uma substância encontrada no cigarro, que dificulta a produção natural de colágeno no corpo. Além disso, o tabagismo danifica o colágeno já produzido, causando rugas, flacidez e o envelhecimento precoce da pele.
Má alimentação
Frituras, carnes gordas e processadas fazem parte do grupo de alimentos inimigos da pele. Aqueles ricos em carboidratos (açúcar e a farinha de trigo branca) também não ficam de fora, são os que mais provocam agressões às fibras de colágeno na pele.
Estresse
O estresse faz parte da rotina de vida da maioria das pessoas, mas nosso corpo e pele são afetados por ele diariamente.
Ficar estressado aumenta a produção dos radicais livres e de hormônios como o cortisol, que prejudicam o funcionamento do nosso corpo, além de diminuir a produção das fibras de colágeno que sustentam a nossa pele.
Sono
A má qualidade do sono vem sendo associada ao envelhecimento e ao aparecimento de sinais na derme, como linhas de expressão, pigmentação e redução da elasticidade.
Após uma noite mal dormida os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, podem aumentar em até 45%. Além disso, é durante o sono que os reparos em nossa pele acontecem, inclusive, a produção de colágeno.
Portanto, se você quer evitar a falta de colágeno na pele deve evitar esses hábitos e levar uma rotina mais saudável e equilibrada.
Contudo, mesmo com hábitos de vida mais saudáveis, há a perda natural de colágeno por conta da idade. Portanto, é recomendado a suplementação de proteína no intuito de impedir a queda brusca na sua produção.
Suplementação para evitar a falta de colágeno na pele
Muitos estudos e especialistas recomendam o uso de suplementos à base de colágeno para auxiliar no equilíbrio dessa perda de proteína no organismo.
A sugestão é que a suplementação com colágeno comece a ser introduzida partir dos 30 anos — ou ainda antes, se a pessoa tiver alguns dos hábitos já citados.
Se você quer evitar a falta de colágeno na pele e estimular a produção dessa proteína no seu organismo, temos um produto ideal para você! Conheça a linha de colágenos da Sanavita.