Sabe aqueles dias em que você está cheia de tarefas, mas simplesmente não consegue ter foco no trabalho?
Você começa a responder um e-mail e, enquanto faz isso, se lembra que precisa cobrar alguém no chat. Depois, começa a preparar um arquivo para uma reunião, no meio disso faz algumas pesquisas no Google e, como num passe de mágica, o dia acabou.
À noite, você está exausta e com o sentimento de frustração por sentir que não fez nada. Mas não precisa se preocupar, porque isso é algo muito comum e pode acontecer por diversos motivos. Felizmente, também existem várias soluções. Já te dando um spoiler, uma delas é natural, o famoso ômega 3.
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura para entender:
- o que pode causar a falta de foco e concentração no trabalho?
- como o ômega 3 ajuda a ter mais foco e concentração no trabalho?
- como escolher o melhor ômega 3?
O que pode causar a falta de foco e concentração no trabalho?
A perda de foco e concentração no trabalho pode acontecer por 1001 motivos. Afinal, boa parte da população economicamente ativa leva uma rotina cansativa, agitada e estressante.
A vida moderna também não ajuda, já que somos bombardeados por informações a todo momento. Com isso, fica difícil para o cérebro prestar atenção em apenas uma coisa. Um estudo realizado pela Microsoft, em 2012, com 2 mil pessoas, no Canadá, mostrou que quando o assunto é atenção, o ser humano perde para o peixinho dourado, e a tecnologia pode ser uma das vilãs.
As distrações são outros ladrões de concentração no trabalho e aqui não falamos apenas das fofocas sobre algum colega. Algum acontecimento na empresa, uma reunião de última hora ou um pedido do seu cliente já são suficientes para tirar a sua atenção do que você está fazendo e acabar com todo o planejamento do seu dia.
Com tantos motivos para perder o foco no trabalho, a produtividade parece algo inalcançável, mas não precisa ser assim. Tem como dar uma forcinha para o seu organismo conseguir se concentrar e não estamos falando dos estimulantes, mas do ômega 3, um nutriente extremamente importante para o funcionamento do cérebro.
Como o ômega 3 ajuda a ter mais foco e concentração no trabalho?
O ômega 3 também é conhecido como óleo de peixe. É uma gordura super saudável, sendo o r DHA (ácido docosaexaenoico) e EPA (ácido eicosapentaenoico) os tipos de ômega 3 mais importantes para saúde. Aliás, o DHA, é uma dos principais ácido graxo presente no cérebro, e cumpre um papel importantíssimo em inúmeras ações que garantem o bom funcionamento desse órgão.
Alias, já é bastante conhecida a relação do ômega 3 DHA com a cognição humana, pois, além de ter a função de proteger os neurônios, também ajuda no aprendizado, memória e foco. Ou seja, é o ômega 3 que mantém o cérebro trabalhando a todo vapor.
Sabendo disso tudo, aposto que você já quer ir para a peixaria mais próxima, mas esse é o problema: o ômega 3 não está presente em todos os peixes, apenas naqueles que habitam águas geladas e profundas, como o atum ou o salmão.
A alimentação do brasileiro não costuma ser rica nesses alimentos e, mesmo que você adore sushi ou patê de atum, não é garantido que irá conseguir ingerir a quantidade que o organismo precisa desse nutriente. Por isso, a suplementação de ômega 3, especialmente do DHA, é o melhor caminho para quem quer cuidar da saúde mental e do cérebro.
Como escolher o melhor ômega 3?
O autocuidado também diz respeito a fornecer para o seu corpo tudo aquilo que ele precisa para funcionar bem, seja por meio da alimentação ou da suplementação. Mas na hora de escolher um suplemento alimentar, é importante ficar atenta para garantir que aquele nutriente realmente vai beneficiar o seu corpo.
No caso do ômega 3, existem algumas dicas para ter certeza de que você está adquirindo um produto de qualidade:
- fique de olho na dosagem, um bom ômega 3 para saúde mental terá altas concentrações de DHA. O Ideal é que ofereça 500 miligramas de DHA;
- observe a forma que o ômega 3 se encontra no suplemento, o ideal é que seja na forma de triglicerídeos, porque é melhor absorvido pelo organismo. Para ter certeza disso, procure pela abreviação “TG” no rótulo;
- procure por selos de pureza, como é o caso do MEG-3®;
- dê preferência para os suplementos de ômega 3 que contenham também alguma vitamina antioxidante, como a vitamina E;
- fuja dos suplementos que combinam o ômega 3 a outro tipo de gordura, como o ômega 6 ou outros óleos vegetais, o indicado é que o produto possua apenas DHA e EPA.
Para você não precisar sair deste artigo e ir procurar por algum produto que atenda a todas essas recomendações, vamos te dar uma dica bônus: o Ômega 3 TG Super DHA da Sanavita. A sua fórmula superconcentrada com 500 mg de DHA e 100 mg de EPA, em uma única cápsula, é perfeita para as suas necessidades diárias. Leve já o seu e aproveite todos os benefícios desse nutriente!