Muito se fala da falta de colágeno no corpo, contudo, na maioria das vezes, essa discussão é levada apenas para o lado estético. Mas saiba que essa proteína é fundamental para fornecer elasticidade e sustentação dos tecidos, articulações, tendões e músculos, de modo que a sua função no corpo vai muito além de proporcionar uma pele bonita e firme.
Continue no texto para descobrir quais são os sinais da falta de colágeno no corpo e o que fazer caso você os sinta no seu organismo e como agir diante dessa situação!
O que é colágeno?
O corpo humano produz diversas proteínas, cada uma delas com funções variadas a fim de manter a saúde e o equilíbrio do organismo. O colágeno é uma dessas substâncias. Ele tem o papel de prover sustentação às células, mantendo-as unidas, o que contribui para a saúde dos tecidos e órgãos.
Não é à toa que essa proteína é uma das mais abundantes do corpo. Ela está presente na pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões, representando cerca de 25 a 30% de toda a proteína que o organismo contém.
Para você ter ideia, existem 29 tipos de colágenos no nosso corpo. Os mais comuns são os tipos I, II e III.
Na pele, cerca de 85 a 90% do colágeno produzido é do tipo I e 8 a 11% do tipo III. Enquanto o colágeno tipo II pode ser encontrado especialmente nas articulações, compondo cerca de 80 a 90% do tecido. Os ossos, por sua vez, contém 95% de colágeno tipo I.
O que causa a falta de colágeno no corpo?
Por mais que seja algo que tentamos evitar, o nosso corpo envelhece naturalmente e isso somado aos fatores ambientais, como tabagismo, radiação solar e maus hábitos alimentares, podem acelerar o processo de perda de colágeno e o surgimento de alguns problemas de saúde e estética.
Vale ressaltar que pessoas com 30 anos de idade perdem anualmente cerca de 1% dessa proteína. Aos 50 anos, com a chegada da menopausa e a queda hormonal, a redução na produção de colágeno pode chegar a um ritmo de aproximadamente 2% ao ano.
Por isso, com o passar do tempo é importante ficar de olho nos sinais da falta dessa proteína no corpo.
Como saber se eu estou com falta de colágeno no corpo? Veja os sinais
Por ser uma proteína abundante, que está presente em diversos órgãos e tecidos, a falta de colágeno pode ser sentida de várias formas. Os principais sinais são:
- envelhecimento aparente da pele – rugas e linhas de expressão;
- pele sem brilho e com sinais de desidratação;
- cabelos fracos e unhas quebradiças;
- flacidez;
- dores e lesões articulares frequentes;
- dificuldade de cicatrização;
- ossos fracos e mais propensos a fraturas;
- perda de força muscular e massa óssea.
O que fazer ao perceber sinais da falta de colágeno?
Muitos estudos e especialistas recomendam o uso de suplementos à base de colágeno para contornar esses problemas. Foi cientificamente comprovado que a reposição dessa proteína aumenta a sua produção no corpo, restabelecendo o equilíbrio e saúde do organismo.
Caso você tenha identificado algum desses sinais e sinta que seu corpo precisa de suplementação de colágeno, saiba que a Sanavita tem a solução ideal para você. Visite o nosso site e conheça a nossa linha de colágenos focados para a beleza da pele, cabelos, unhas e saúde das articulações e ossos!