Ícone do site Blog Sanavita

Vantagens e benefícios dos energéticos naturais

Homem fazendo flexão de braço ao ar livre.

A palavra-chave para todos que praticam exercícios é a mesma: disposição! É esse pique que deixa impressionado quem não consegue entrar no clima das atividades físicas sem um estímulo a mais. Então para se empolgar e ter um treino produtivo, muita gente tem apostado nos energéticos e termogênicos. Mas essa escolha faz bem à saúde? Vamos aos prós e contras:

Quais são os benefícios?

Energéticos e termogênicos possuem ação estimulante para o organismo, ou seja, contribuem para o aumento da temperatura corporal durante a prática de exercícios, o que ocasiona um melhor desempenho e metabolismo, maior queima de calorias e até mesmo redução de apetite.

Quais são as desvantagens?

De fato, os energéticos servem para aumentar a disposição. No entanto, o excesso pode causar alterações cardiovasculares, taquicardia, palpitações, insônia, nervosismo e falta de coordenação motora. Outro fator importante é a quantidade de açúcares presentes na mistura. Por isso, deixar de lado os enlatados e preferir os de origem natural é melhor para evitar tais efeitos colaterais.

Quais alimentos são energéticos naturais?

Frutas, legumes, verduras, castanhas, temperos e até a água gelada são considerados alimentos termogênicos. Logo vem à cabeça o café, mas temos outros como a canela, a pimenta vermelha, o vinagre de maçã, o óleo de coco e os chás de hibiscos e chá verde.

Eles são considerados naturais porque são consumidos da mesma forma como encontrados na natureza. Assim, eles aceleram o metabolismo de maneira não agressiva e podem ser incluídos na dieta.

Por que preferir os naturais aos industrializados?

Os industrializados, famosos em toda e qualquer balada, contêm o princípio ativo termogênico concentrado em pó ou cápsulas, abrindo mão dos nutrientes que acompanham os naturais: cafeína, guaraná, chá verde, gengibre e taurina.

Entre os enlatados, alguns podem trazer apenas componentes naturais em suas fórmulas, por isso é uma questão de conferir o rótulo para fazer a melhor escolha na hora de suplementar seus estimulantes. Seguindo essas dicas, seu treinamento rende mais e os resultados aparecem de maneira saudável!

Sair da versão mobile