5 benefícios do Whey Protein para as mulheres
Você já se perguntou quais são os benefícios do Whey Protein para as mulheres? O que o Whey Protein faz no nosso corpo? Se o Whey Protein engorda? E quais as vantagens de utilizar esse suplemento no dia a dia? E quer saber todas essas respostas? Então, aproveite esse artigo completo que preparamos para você!
O Whey Protein é um suplemento alimentar amplamente utilizado por atletas e praticantes de atividade física em busca de ganho de massa muscular e recuperação pós-exercício.
No entanto, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre o uso de Whey Protein e os seus possíveis benefícios. Dessa forma, este artigo irá destacar os principais benefícios do Whey Protein para as mulheres. Leia até o final e fique sabendo de todas as vantagens de utilizar esse suplemento!
Índice:
- Whey Protein: para que serve?
- Os benefícios do Whey Protein para as mulheres
- Para quem é recomendado o uso do Whey Protein?
Whey Protein: para que serve?
O Whey Protein é um suplemento alimentar derivado do soro do leite, amplamente utilizado por atletas e praticantes de atividade física visando adquirir massa muscular e ajudar na recuperação pós-exercício.
Também é uma boa opção para quem tem diabetes e precisa de uma alimentação equilibrada, com atenção no consumo de carboidratos e controle do índice glicêmico dos alimentos.
Outro benefício deste suplemento é fornecer também energia ao longo do dia por meio de calorias consumidas lentamente pelo organismo. Confira, a seguir, todos os benefícios do Whey Protein para as mulheres!
Os benefícios do Whey Protein para as mulheres
Uma das principais vantagens do Whey Protein para as mulheres é sua capacidade de auxiliar na manutenção da massa muscular.
Além disso, estudos têm mostrado que o Whey Protein pode ajudar a reduzir a fome, controlar o apetite e promover a saciedade, o que pode ser especialmente útil para mulheres que estão tentando perder peso.
Outro benefício do Whey Protein para as mulheres é sua capacidade de melhorar a saúde óssea e prevenir a osteoporose, uma condição que afeta principalmente o sexo feminino após a menopausa.
Estudos têm mostrado que o consumo de Whey Protein aumenta a densidade óssea e reduz o risco de fraturas em mulheres mais velhas.
Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition mostrou que o consumo diário de Whey Protein melhora a função imunológica em mulheres com mais idade, enquanto outro estudo publicado no Journal of Nutrition and Metabolism mostrou que o Whey Protein melhora a sensibilidade à insulina em mulheres com sobrepeso e obesidade.
Assim, o seu consumo diário traz diversas vantagens para as mulheres, incluindo melhora da composição corporal, saúde óssea e função imunológica.
Além disso, salientamos que o consumo de Whey Protein deve ser feito em conjunto com uma alimentação equilibrada e um programa de exercícios físicos adequado às necessidades individuais de cada mulher. Veja abaixo as vantagens do uso desse suplemento de forma mais detalhada.
Aumento da saciedade
O consumo de Whey Protein tem sido associado à promoção da saciedade e ao auxílio na redução de peso corporal em várias pesquisas.
Isso ocorre porque a proteína é mais eficaz na regulação da saciedade em comparação aos carboidratos.
A saciedade é regulada por uma complexa interação de mecanismos fisiológicos, psicológicos e comportamentais. Quando consumimos alimentos ricos em proteínas, como o Whey Protein, o organismo leva mais tempo para digeri-los e absorvê-los, ocasionando um aumento da sensação de saciedade e redução da fome.
A proteína também estimula a produção de hormônios intestinais que estão relacionados com a redução fome e aumento a saciedade.
Para promover a saciedade com o consumo de Whey Protein, é importante consumi-lo como parte de uma dieta equilibrada em proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis.
Auxilia na redução do peso
Estudos também têm mostrado que o Whey Protein auxilia as mulheres na perda de peso. Isso acontece, provavelmente, pelo efeito de saciedade proporcionado pela proteína, o que faz com que haja uma menor ingestão total de calorias, promovendo, dessa forma, a perda de peso.
Um estudo realizado por Skov et al. mostrou que a ingestão energética dos indivíduos que consumiram uma dieta rica em proteínas, incluindo Whey Protein, foi 17% menor em comparação com aqueles que consumiram uma dieta com menos proteína.
Outro estudo publicado no British Journal of Nutrition mostrou que consumir o Whey Protein antes das refeições, contribui para uma menor ingestão de alimentos em mulheres saudáveis.
Melhora a composição corporal
O Whey Protein é um suplemento alimentar que contém proteínas de alta qualidade, derivadas do soro do leite. Para as mulheres, auxilia na composição corporal, promovendo a perda de peso e a manutenção da massa magra.
Pesquisas têm mostrado que dietas com maior proporção de proteína e redução no teor de carboidrato promovem maior perda de peso, redução de gordura corporal e menor perda de massa magra em comparação com as dietas convencionais.
Por ser uma proteína de alta qualidade, é capaz de fornecer os aminoácidos essenciais necessários para a manutenção da massa magra, mesmo durante a perda de peso. A proteína leva mais tempo para ser digerida, fornecendo uma sensação prolongada de saciedade e redução do apetite.
Melhora a resistência à insulina
A resistência à insulina é um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2 e de outras doenças metabólicas. Estudos têm mostrado que o consumo de Whey Protein melhora a resistência à insulina.
Ele é digerido e absorvido pelo organismo de forma mais lenta e gradual, auxiliando a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Em um estudo realizado com mulheres com síndrome do ovário policístico (SOP), uma condição que está frequentemente associada à resistência à insulina, o consumo diário do suplemento durante 12 semanas resultou em uma melhora significativa na sensibilidade à insulina e na redução dos níveis de açúcar no sangue em jejum.
Como o Whey Protein se relaciona com a insulina?
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem a função de controlar a quantidade de glicose no sangue. Quando uma pessoa come, o açúcar presente nos alimentos é digerido e transformado em glicose, absorvida pelo intestino e liberada para a corrente sanguínea.
Em resposta, o pâncreas libera insulina, que ajuda a transportar a glicose do sangue para as células, onde ela é utilizada como fonte de energia.
No entanto, em pessoas com diabetes, a produção ou ação da insulina está comprometida, causando altos níveis de glicose no sangue.
Isso pode ocasionar sintomas como sede excessiva, aumento da frequência urinária, cansaço, visão embaçada e feridas que demoram a cicatrizar. A longo prazo, o diabetes pode levar a complicações graves, como problemas cardiovasculares, neuropatia, retinopatia e insuficiência renal.
O consumo de Whey Protein estimula a produção de hormônios que reduzem a resistência à insulina e aumentam a sensibilidade à insulina.
Por isso, é fundamental que pessoas com diabetes controlem sua glicemia por meio de uma dieta adequada, atividade física, uso de medicamentos, suplementos e insulina.
Assim, monitore os níveis de glicose no sangue regularmente e siga as recomendações médicas para evitar complicações e manter uma boa qualidade de vida.
Contribui para o fortalecimento do sistema imune
O Whey Protein é um suplemento alimentar que auxilia no fortalecimento da imunidade. Isso ocorre porque ele contém aminoácidos, como a glutamina e a cisteína, que são importantes para a produção de glutationa, um antioxidante que ajuda a proteger as células do sistema imunológico.
Além disso, o Whey Protein também contém imunoglobulinas, proteínas que ajudam a combater infecções e doenças. Estudos têm mostrado que o consumo de Whey Protein aumenta, consequentemente, a produção de células imunológicas, como os linfócitos T, importantes na defesa do organismo contra organismos que são capazes de provocar doenças (patógenos).
As imunoglobulinas são proteínas produzidas pelo sistema imunológico. Elas funcionam reconhecendo antígenos, que são moléculas estranhas ao organismo, e se ligando a eles para neutralizá-los ou destruí-los. Também sinalizam outras células do sistema imunológico para atacar os antígenos. São essenciais para o funcionamento do sistema imunológico, combatendo infecções e doenças. Seu papel é fundamental na defesa do organismo contra patógenos e outros agentes estranhos, mantendo a saúde e a proteção do nosso corpo.
Para quem é recomendado o uso do Whey Protein?
O Whey Protein é indicado para todas as pessoas que buscam aumentar a ingestão de proteínas em sua dieta, principalmente praticantes de atividade física em treinamento de força ou resistência aeróbica.
Pessoas acima dos 19 anos podem consumir o suplemento, desde que não tenham intolerância ou alergia a qualquer componente da fórmula. Em casos de condições clínicas específicas e para uma recomendação individual assertiva, sempre verificar com o profissional da saúde antes de iniciar o uso. O Whey Protein é uma forma eficiente de obter proteínas de alta qualidade, essenciais para a recuperação e o crescimento muscular.
Além disso, o suplemento auxilia na perda de peso, na melhora da imunidade e na saúde em geral, desde que seja consumido em conjunto com uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável.
Assim, se você está buscando um suplemento alimentar de alta qualidade que possa ajudar na suplementação de proteínas, você precisa conhecer o Whey Up!
Ele é um suplemento proteico à base de três proteínas do soro de leite, que se complementam para oferecer mais nutrição no dia a dia e performance nos treinos, auxiliando na formação de músculos e ossos.
Sua fórmula foi pensada para trazer a melhor combinação entre o whey protein concentrado, isolado e hidrolisado, apresentando em cada dose, 22g de proteínas de alto valor biológico, com excelente conteúdo de aminoácidos essenciais, entre eles os BCAAs – leucina, isoleucina e valina (5g/dose). É enriquecido com cálcio e vitamina D, potencializando ainda mais o funcionamento muscular e a formação de ossos.
Referências:
Pal, S., Ellis, V., & Dhaliwal, S. Effects of whey protein isolate on body composition, lipids, insulin and glucose in overweight and obese individuals. British Journal of Nutrition, 2010.
Stimulation of net muscle protein synthesis by whey protein ingestion before and after exercise. American Journal of Physiology Endocrinology And Metabolism, 2007.
Jäger, R., Kerksick, CM, Campbell, BI et al. Posicionamento da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva: proteína e exercício. J Int Soc Sports Nutr 14 , 20 (2017).
0 Comentários