theme-sticky-logo-alt
mulher correndo usando roupas de academia

O uso da Creatina no processo de emagrecimento

Muitas pessoas acreditam que a creatina é um suplemento apenas para quem quer ganhar massa muscular, principalmente homens ou fisiculturistas. 

Porém, o que pouca gente sabe é que esse também é um suplemento que pode ser aliado no processo de emagrecimento . Além disso, a creatina traz vários benefícios à mulher .

Quer entender melhor como a creatina ajuda no emagrecimento? Neste artigo você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre a eficiência desse suplemento.

Índice de conteúdo

Como a creatina ajuda no processo de emagrecimento?

Tomar creatina engorda? Não, mas muita gente acredita que sim por conta do aumento da retenção de água dentro do músculo (confundida com inchaço corporal que ocorre fora da célula) e ganho de massa muscular. Porém, a creatina não aumenta a gordura corporal e pode ser eficaz na perda de peso, já que ela ajuda a manter o tecido muscular e o metabolismo ativo.

Além disso, a creatina ajuda a repor a reserva de energia, o que aumenta o desempenho durante a atividade física e contribui para a perda de peso. É um tipo de suplementação eficiente, comprovada e avaliada por entidades como a Anvisa e o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Mas, como qualquer suplemento, precisa estar alinhado com a prática de atividade física e uma alimentação saudável.

Vamos ampliar e entender em detalhes como a creatina pode ser eficaz para o emagrecimento em 3 tópicos essenciais. 

Atua na manutenção do pH muscular durante o esforço

E o que isso quer dizer? Quer dizer que a creatina aumenta a sua força muscular, a capacidade aeróbica e a tolerância ao exercício. Você fica mais resistente e como consequência tem mais disposição para fazer exercícios.

Diminui o estresse oxidativo

Estresse oxidativo é quando há um desequilíbrio  entre os antioxidantes e os radicais livres do nosso corpo. Esse problema pode trazer à tona doenças sérias, e que, na maioria das vezes não têm cura, como alguns tipos de câncer e parkinson, por exemplo. A creatina nesse caso, contribui para o reestabelecimento do equilíbrio, diminuindo o estresse oxidativo em nosso organismo, e assim reduzindo o risco do desenvolvimento de doenças. 

 Mais disposição e energia para realização das atividades

A creatina serve como transporte e armazenamento de energia em todas as células do corpo, apresentando-se como repositora de energia . Mas o que isso realmente significa? 

É como se a creatina funcionasse como um carregador de energia extra que ajuda seus músculos a trabalharem por mais tempo. 

Isso quer dizer que ela está presente e atua em situações que o seu corpo precisa de mais energia: seja durante a prática de atividade física ou como quando você está doente e a produção de energia é afetada.

Saiba com quais atividades usar esse suplemento

mulher se exercitando

Atividades de alto impacto e de explosão são perfeitas para o uso desse suplemento, separamos aqui 3 principais para você ver qual se encaixa melhor na sua rotina, mas existem várias.

O importante é se movimentar e fazer um exercício que você goste e se encaixe na rotina de resultados.

Musculação

Essa é a mais comum e a imersão mais importante que deve acompanhar todas as outras atividades aeróbicas. A diferença é que a creatina vai te dar mais energia e força para o ganho de músculos e massa magra.

Natação

Treinos de alta performance na água, geralmente atletas que pareiam a musculação com o nado. A creatina vai te dar mais força e energia para fazer treinos mais potentes e longos.

Corrida

Por si só, a corrida é uma atividade de alto impacto, principalmente nas pernas e joelhos. A creatina, além de fortalecer os músculos, fortalece os ossos e diminui a fadiga. Ela é o elemento perfeito para quem quer melhorar os resultados na corrida.

Creatina antes ou depois do treino?

Você pode tomá-la antes ou após o treino, não existe um horário específico certo para tomar essa suplementação. Porém, se optar por tomá-la após fazer o exercício é bom complementar (misturá-la) com um carboidrato como banana, aveia etc.

O importante é você fazer um acompanhamento com um nutricionista. O especialista vai indicar o melhor caminho para você de acordo com o objetivo que quiser alcançar: seja emagrecimento ou ganho de massa magra.

O efeito da Creatina não é imediato!

Isso é sempre importante de lembrar: todo resultado leva tempo. 

Usar a creatina diariamente na dieta ajuda e muito no emagrecimento, mas você precisa de calma, regularidade, uma boa dieta e perseverança. Resultados são alcançados com persistência e rotina.

Então, use diariamente, treine e se prepare para acompanhar os resultados de acordo com o tempo do seu organismo. 

Quer inserir essa suplementação na sua alimentação e usufruir de todos os seus benefícios? Conheça a Creatina Sanavita!

Mulher com fones de ouvidos correndo na esteira da academia.
Post anterior
Creatina para mulheres? Sim! Confira 7 benefícios
Mulher gestante sentada, com a mão na barriga
Próximo post
Vitamina D e sua importância para uma gestação saudável!
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0