theme-sticky-logo-alt
Mesa com tábua de madeira com alimentos que são aliados do emagrecimento, como cebola roxa e verduras.

Grandes Aliados do Emagrecimento

Se você é uma daquelas pessoas que ao ouvir as palavras emagrecimento e controle de peso já pensa em dietas super restritivas e que vão fazer você passar fome, aqui vai uma boa notícia. As chances de obtermos sucesso no gerenciamento de peso é muito maior se, ao invés de nos preocuparmos com os alimentos que devemos excluir da nossa dieta, pensarmos naqueles que devemos incluir. É isso mesmo! Alguns alimentos e nutrientes específicos podem ser grandes aliados do emagrecimento. Confira abaixo quem são estes aliados e porque eles não podem ser deixados de fora da dieta de quem quer evitar os quilinhos extras!

Fibras

Presente no feijão, nos cereais integrais, nas frutas, nas verduras e nos legumes, as fibras podem contribuir e muito com o gerenciamento de peso.

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, que acompanhou durante 20 anos mais de 74 mil mulheres, concluiu que aquelas que consumiam mais fibras tinham 49% menos chance de ganhar peso quando comparadas com aquelas que consumiam esse nutriente em baixa quantidade. E mais: quanto maior o consumo de cereais integrais, menor o ganho de peso à longo prazo. Outro estudo, apresentado no Congresso Internacional de Obesidade Abdominal mostrou ainda que a ingestão de fibras pode auxiliar na redução da tão indesejada gordura abdominal.

Existem diversas razões que podem explicar esses resultados positivos. O primeiro deles está no fato de que as fibras, quando em contato com a água, formam um gel tornando a absorção de açúcar mais lenta e evitando assim picos de insulina no sangue. Isso é positivo porque a insulina é justamente o hormônio responsável por levar açúcar para dentro das nossas células e, quando necessário, armazená-lo na forma de gordura. Além disso, por tornarem a digestão mais lenta, as fibras promovem uma maior sensação de saciedade, contribuindo para a menor ingestão de alimentos. Não podemos esquecer ainda que os alimentos ricos neste componente, em geral, são aqueles que apresentam menor densidade calórica, o que também ajuda a manter a forma.

Alimentos termogênicos

Para potencializar o emagrecimento, além dos alimentos ricos em fibras, podemos investir também nos chamados alimentos termogênicos, que são aqueles que têm a capacidade de ajudar a acelerar o metabolismo, aumentando assim o gasto energético. Fazem parte deste grupo a pimenta vermelha, o chá verde, o gengibre e o goji berry. Mas não se engane! Para garantir um gerenciamento de peso saudável, é fundamental que o consumo desses alimentos esteja associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis que incluam também a prática regular de atividades físicas.

Alimentos ricos em proteínas

A proteína é outra “carta na manga” para quem quer emagrecer.

Estudos em humanos concluem que as proteínas são os macronutrientes que possuem o maior efeito de saciedade, seguidas dos carboidratos e gorduras. O maior consumo de oxigênio necessário para o metabolismo de proteínas aumenta a temperatura corporal, e o resultado final é um efeito termogênico associado à saciedade. Além disso, as proteínas permanecem no estômago por mais tempo do que os carboidratos simples, como por exemplo o pão branco, o que prolonga a sensação de “estômago cheio”.

Produtos lácteos são boas fontes de proteínas e assim, alternativas para o café da manhã e lanches no meio da manhã ou da tarde, pois inibem a fome por mais tempo. Para aqueles que tem uma rotina super agitada e não tem tempo de fazer pequenas pausas durante a jornada, uma alternativa é o consumo de Shakes em pó, que trazem a conveniência de não precisarem de refrigeração, e garante o consumo de vitaminas e minerais.

Os shakes possuem teor proteico semelhante ao do leite quando diluídos em água. É só adicionar a água ou a bebida a base de soja caso você queria incrementar o teor proteico e pronto. Experimente também consumir o shake no café da manhã batido com frutas, fica uma delícia!

Sucos detoxificantes:

Os sucos detox são bebidas ricas em antioxidantes que potencializam a ação das enzimas responsáveis por eliminar as toxinas presentes no nosso corpo, por combaterem a ação dos radicais livres, evitam o dano às nossas células e contribuem para uma vida mais saudável. Além disso, por possuírem ação diurética, podem reduzir a retenção de líquidos levando, em alguns casos, à diminuição de peso.

Existem também os alimentos que quando consumidos em excesso, atrapalham no emagrecimento. Atualmente observa-se um consumo elevado de cereais refinados, como a farinha de trigo branca que são alimentos altamente energéticos e com poucos nutrientes. Prefira sempre os cereais integrais, que contém maiores quantidades de vitaminas e fibras, que como já discutimos, são nossas aliadas na saúde.

Mas atenção, pessoas com restrição ao consumo de glúten não podem consumir trigo, aveia, cevada, malte ou centeio. Pensando nessas pessoas, os produtos Sanavita não utilizam ingredientes que contenham glúten na sua composição, ou seja, todos podem aproveitar os benefícios dos nossos produtos.

E se você gostou dessas dicas, mas não sabe nem por onde começar confira no quadro abaixo algumas maneiras de incluir esses nutrientes no seu dia-a-dia sem abrir mão dos seus alimentos preferidos!

 

Mesa de madeira com uma colher grande com hibisco e uma xícara com o chá do hibisco.
Post anterior
Chá de hibisco: a bebida que combate a gordura
Mesa com gengibre e uma colher de madeira, representando os alimentos que aceleram o metabolismo.
Próximo post
4 alimentos que aceleram o metabolismo!
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0