Guia Definitivo do Whey Sem Lactose: Benefícios e Como Escolher
O whey sem lactose é ideal para quem busca uma fonte de proteína de alta qualidade sem desconfortos digestivos. Mas ele é adequado para todos? Quem pode consumir? Quais as opções de proteína em pó para quem tem alergia ao leite? Neste guia completo, vamos esclarecer essas dúvidas e ajudá-lo a escolher a melhor opção de proteína em pó para suas necessidades.
Índice
- O que é e como é feito o whey sem lactose: comparação com outros tipos de proteína em pó
- Benefícios do whey sem lactose
- Whey sem lactose ajuda a emagrecer? E a ganhar massa muscular?
- Como ler o rótulo e escolher a melhor opção?
- Quem pode consumir?
- Opções de proteína em pó para quem tem alergia à proteína do leite de vaca
- Como consumir
O que é e como é feito o Whey sem Lactose: comparação com outros tipos de proteína em pó
A lactose é um carboidrato natural do leite, composto por glicose e galactose. Algumas pessoas têm dificuldade em digeri-la, causando desconfortos digestivos – é o caso da intolerância à lactose. Já a alergia ao leite é uma reação imunológica às proteínas do leite, exigindo a exclusão total de produtos lácteos.
Wheys sem lactose são tratadas enzimaticamente para digerir esse carboidrato. Para quem busca uma proteína em pó sem lactose ou livre de derivados do leite, existem diversas opções no mercado. Vamos entender quais são elas:
1. Whey Concentrado
Contém proteína de soro de leite, mas também certa quantidade de carboidratos, como lactose, e gorduras. Há versões zero lactose, segura para quem tem intolerância, mas não para quem tem alergia às proteínas do leite.
2. Whey Isolado
Passa por filtragem para remover carboidratos e gorduras, sendo uma opção segura para quem tem intolerância à lactose, mas não é indicada para pessoas com restrições às proteínas do leite.
3. Whey Hidrolisado
As proteínas do leite são quebradas para facilitar a digestão. É livre de lactose, mas ainda assim não pode ser consumido por quem tem alergia às proteínas do leite.
4. Proteína 3W
Mistura de whey concentrado, isolado e hidrolisado. Pode conter lactose e, por ser derivado do leite, também não é indicado para quem tem alergia às proteínas do leite.
5. Proteína de Colágeno
Derivada do tecido conjuntivo de animais, como os bovinos, é naturalmente isenta de lactose. É uma opção segura para pessoas intolerantes à lactose, para quem tem alergia às proteínas do leite e para quem sente desconforto intestinal com proteínas vegetais.
6. Proteína em Pó Vegetal
Feita a partir de fontes vegetais, como ervilha e arroz. Atendem às pessoas que têm intolerância à lactose, alergia às proteínas do leite e pessoas que não consomem alimentos de origem animal.
Benefícios do whey sem lactose
O whey sem lactose é uma opção prática e eficiente para quem, por algum motivo, não consome lácteos e quer manter a ingestão proteica:
- Opção proteica para quem tem intolerância à lactose: evita desconfortos gastrointestinais.
- Opção proteica para quem tem alergia: no caso da proteína em pó vegetal ou de colágeno.
- Fonte de proteína de alta qualidade: essencial para manutenção e ganho de massa muscular.
- Versatilidade em receitas: pode ser usado em smoothies, vitaminas, bolos e panquecas.
- Opção prática: ideal para quem tem uma rotina corrida.
Whey sem lactose ajuda a emagrecer? E a ganhar massa muscular?
Sim! Mas isso não se deve ao fato de ser sem lactose, já que ela é prejudicial apenas para quem tem intolerância. Além disso, o whey deve ser combinado com uma alimentação saudável e balanço correto de calorias de acordo com cada objetivo, além da prática regular de exercícios físicos e sono adequado.
Veja como ele pode ajudar a emagrecer:
- Ajuda na saciedade e controle do apetite: Rico em proteína, ajuda na saciedade e evita o consumo excessivo de calorias.
- Baixo em carboidratos e gorduras: Para quem quer reduzir calorias sem comprometer a ingestão de proteínas.
- Fácil de incluir na dieta: Dá mais sabor a receitas saudáveis, como shakes, bolos e panquecas. Isso torna a dieta mais saborosa e prazerosa, essencial para um emagrecimento saudável e duradouro.
O whey sem lactose também ajuda no ganho de massa muscular da seguinte maneira:
- Proteína de alta qualidade: Rico em aminoácidos essenciais, necessários para crescimento e recuperação dos músculos.
- Fácil de incluir na dieta: Opção para lanche proteico entre as refeições, especialmente na fase de ganho de massa muscular, em que pode ser difícil atingir a quantidade necessária de proteína apenas com alimentos sólidos.
- Reparo muscular: O whey sem lactose é uma excelente fonte de proteína de rápida absorção, essencial para o reparo das fibras musculares após o treino, auxiliando na construção muscular
Como ler o rótulo e escolher a melhor opção?
Para escolher um bom whey sem lactose, siga essas dicas:
- Verifique menções como “zero lactose”, “sem lactose” ou “lactose free”.
- O primeiro ingrediente deve ser a proteína: nos rótulos, a relação de ingredientes sempre é apresentada em ordem decrescente de quantidade.
- Prefira opções sem aditivos e adoçantes artificiais.
Quem pode consumir?
O whey sem lactose é a opção ideal para diversos tipos de públicos:
- Intolerantes a lactose
- Idosos que precisam manter a massa muscular, devido a sarcopenia (perda de massa muscular relacionada à idade), e que têm intolerância à lactose, condições comuns nesta faixa etária.
- Pessoas que buscam emagrecer
- Praticantes de esportes em geral
- Quem tem alergia às proteínas do leite de vaca, deve optar por proteínas em pó vegetais ou de colágeno.
Opções de proteína em pó para quem tem alergia à proteína do leite de vaca
Existem alternativas seguras e nutritivas para quem tem restrições ao leite de vaca. Proteínas vegetais, como a de ervilha e arroz, são excelentes escolhas. Além disso, fórmulas hipoalergênicas e proteínas hidrolisadas específicas podem ser indicadas para garantir uma nutrição adequada sem risco de reações alérgicas.
- Proteína do colágeno
Ideal para pessoas com restrições ao leite de vaca, intolerância à lactose ou proteínas vegetais, o Body UP Sanavita é um suplemento proteico formulado com a exclusiva proteína hidrolisada de colágeno Bodybalance®. Com 14g de proteína por porção, livre de lactose e glúten, o Body UP Protein é fonte de aminoácidos essenciais, como BCAAs, que são utilizados pelo corpo no processo de recuperação muscular. Disponível em quatro sabores: Chocolate, Frutas Roxas e Cranberry, Citrus Fresh e Neutro.

- Proteína em pó vegetal
A proteína em pó vegetal Vegan Up Sanavita é um suplemento proteico, zero açúcares, composto por proteínas 100% vegetais, que se complementam para oferecer mais nutrição no dia a dia e performance nos treinos.Com 22g de proteínas por dose, Vegan UP utiliza uma combinação de fontes vegetais de alta qualidade, incluindo ervilha e arroz, além de semente de abóbora em pó. Além de ser uma excelente fonte de proteína, esta fórmula também é enriquecida com um complexo vitamínico e mineral que inclui ferro, cálcio e vitamina B12, nutrientes frequentemente deficientes em dietas vegetarianas e veganas.

Como consumir
A quantidade varia de acordo com as necessidades individuais. Em geral, pode ser consumido na porção indicada na tabela nutricional.
O whey sem lactose e as proteínas em pó podem ser consumidos com água, ou adicionados em receitas para aumentar o teor protéico e adicionar sabor:
Smoothie Vegano de Frutas roxas e cranberry
Ingredientes:
- 1 scoop de Body Up sabor Frutas roxas e cranberry
- 1 xícara de frutas vermelhas congeladas
- 1 banana congelada
- 200ml de água de coco
- Canela (opcional, como cobertura)
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no mixer ou no liquidificador, até ficar bem cremoso e homogêneo. Decore com um pouco de granola por cima para dar um toque crocante e especial.
Creme Vegano de Caramel Coffee com granola
Ingredientes:
- 1 scoop de proteína em pó vegetal Vegan Up sabor Caramel Coffee
- 1 banana congelada
- 200ml de leite de coco
- Canela e fio de mel (opcional)
- Granola (opcional, como cobertura)
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no mixer ou no liquidificador, até ficar bem cremoso e homogêneo. Decore com um pouco de granola por cima para dar um toque crocante e especial.
0 Comentários