Xylitol – O que é e porque está tão em alta?
O que é Xylitol? É modinha ou realmente vale a pena? Respondendo diretamente: sim, vale a pena!
O xilitol não é um adoçante artificial como o aspartame e a sacarina. É um adoçante natural obtido a partir do bagaço de vários vegetais como ameixa, milho, framboesa, entre outros. Apesar do nome ser novidade, o xilitol já é utilizado a cerca de 20 anos na produção de gomas de mascar, com o objetivo de adoçar. Além disso, apresenta reconhecimento da ANVISA! O adoçante tem alegação de propriedade funcional, pois ajuda a prevenir a formação de placa e cáries que prejudicam a saúde bucal.
No entanto, a pergunta é: é modinha ou realmente vale a pena? Respondendo diretamente: sim, vale a pena!
O Xylitol apesar de adoçar tanto quanto o açúcar, possui quase metade das calorias (40% menos calorias) sem proporcionar picos de insulina, isso significa que diabéticos e pessoas que precisam reduzir a glicemia podem consumir com tranquilidade e segurança. O baixo índice glicêmico, assim como a redução de calorias oferecida pelo xilitol, também é uma característica que favorece indivíduos em dietas para redução de peso, pois os estímulos para acúmulo de energia na forma de gordura e o apetite são reduzidos após ingestão deste adoçante. Além disso, alimentos com baixo índice glicêmico favorecem a queima de gordura para obtenção de energia. Fantástico, não é mesmo?
Outro fato interessante, é que quase metade do xilitol ingerido (49%) chega intacto ao intestino onde será utilizado como alimento por bactérias intestinais. Ao nutri-las, o adoçante exerce efeito prebiótico, positivo não somente a saúde intestinal como ao corpo como um todo.
E as cáries, como o xilitol auxilia a combatê-las?
A cárie é o resultado de um processo infeccioso desencadeado pelas bactérias presentes na famosa placa dentária. Essas bactérias são altamente cariogênicas e quanto mais cedo essas colônias aparecerem nos dentes e maior for a sua quantidade na flora bucal, maior será o risco de desenvolvimento das temidas cáries. Diferente do açúcar o xilitol não serve de alimento para essas bactérias, o que impede o seu crescimento e desenvolvimento, tornando-as mais fáceis de serem removidas com a simples escovação habitual dos dentes.
O xylitol não tem sabor residual amargo como alguns adoçantes e pode ser usado em diversas bebidas e alimentos em substituição ao açúcar ou adoçantes artificiais. Experimente! E curta a vida com mais doçura e leveza.