theme-sticky-logo-alt
Mulher estressada em seu serviço falando ao telefone enquanto olha para o seu notebook na mesa.

Alimentos para acabar com o stresse!

A ansiedade e o estresse tornaram-se queixas comuns entre as pessoas atualmente. A correria do dia a dia e o excesso de tarefas cotidianas resultam em sintomas indesejáveis como insônia, irritabilidade, alterações de humor e depressão. Esse sintomas estão diretamente relacionados com o comportamento alimentar. Por isso, selecionamos hoje alguns alimentos que podem ajudar a diminui-los e controlá-los.

 

1- Abacate: rico em vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, que são altamente benéficos para saúde. O abacate é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam a desenvolver células nervosas e cerebrais saudáveis. Ele também possui altos níveis de gordura monoinsaturada e potássio, que ajudam a diminuir a pressão sanguínea e controlar a chance de uma hipertensão, resultante do estresse.

2- Chocolate: o cacau é rico em triptofano, que estimula a produção de serotonina e aumenta a sensação de bem-estar. Porém, opte pelos chocolates com pelo menos 70% de teor de cacau.

3- Oleaginosas: nozes, amêndoas e castanhas possuem selênio, cobre e magnésio, minerais que diminuem o estresse e a ansiedade.

4- Batata doce: sob estresse, você tende a ter mais vontade de comer doces e alimentos ricos em carboidratos. Seu desejo pode ser saciado ingerindo batata doce. Ela é rica em vitaminas e betacaroteno, ajudando as mulheres que costumam sofrer com a TPM (tensão pré-menstrual).

5- Aveia: rica em triptofano, a aveia ajuda o organismo a produzir serotonina, que alivia os sintomas de depressão e insônia.

6- Grão-de-bico: também é rico em triptofano, precursor de serotonina. Diminui a ansiedade e promove a sensação de bem-estar. Além disso, contém magnésio, que também promove relaxamento, diminui ansiedade e estresse.

Alimentos ricos em cafeína e outras substâncias estimulantes podem ter efeito negativo e servir como gatilho para aumento da ansiedade e estresse. Melhor evitar bebidas energéticas, café e bebidas alcoólicas.

 

Mousse de chocolate antiestresse

1/2 abacate maduro

1 colher de sopa de Achocolatado Premium Sanavita

3 nozes picadas

2 medidores de Xylitol Sanavita

Bater tudo com mixer ou processador, acrescentar as nozes picadas e servir gelado.

Rende 1 porção.

 

Mulher descansando após o treino ao ar livre, enquanto bebe uma garrafa de água.
Post anterior
5 dicas para acabar com a retenção de líquidos
Uma caneca de vidro com chá verde dentro e um canudo, representando os alimentos termogênicos.
Próximo post
Quais alimentos são termogênicos?
Fernanda Chaves

Graduada em Nutrição pelo Unicentro Newton Paiva, é especialista em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional e em Nutrição Clínica e Fundamentos Metabólicos pela Universidade Gama Filho.

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0