theme-sticky-logo-alt
Mulher sentada em uma mesa comendo hambúrguer, batata frita, onion rings e bebendo refrigerante.

Dia do lixo: faz bem ou faz mal?

O famoso “dia do lixo” ou day off é aquele em que a pessoa está livre da dieta para comer o que quiser. Alguns o defendem e acreditam que tem sua importância para aumentar a aderência à dieta por mais tempo. Outros consideram um estímulo para reascender a vontade de comer besteiras no dia a dia.

Na verdade, não existe muita regra e nem estudos conclusivos sobre o assunto. As opiniões são divididas e nesse momento vale levar em conta a sua individualidade bioquímica e perceber se é bom para você ou não. Por isso, vamos destacar os prós e os contras e colocar na balança:

Benefícios

Matar a vontade guardada, presenteando a si mesmo com algum prato que considera realmente prazeroso. Isso ajuda a seguir firme no plano alimentar dos outros dias.

Participar de eventos sociais sem levar marmita. Afinal de contas, o ato de se alimentar é bem ligado às emoções e momentos especiais.

Pregar uma peça no organismo. Esse truque faz com que o corpo não se acostume à dieta, para que assim ela continue promovendo resultados.

Todas as situações acima podem ser benéficas se a pessoa tiver disciplina e bom senso. Uma coisa é dar uma escapada de vez em quando e ficar satisfeita, outra é enfiar o “pé na jaca” e passar um dia inteiro comendo bobagem – o que com certeza não ajudará em nada e colocará seus resultados a perder.

Prejuízos

Causar diarreia, gases, náuseas, dor de cabeça, má digestão.  Isso tudo é comum após a ingestão de alimentos gordurosos, ricos em farinhas brancas, aditivos químicos ou açúcar. Acostumado a uma alimentação saudável, o corpo estranha quando comemos algo diferente e pode sentir efeitos colaterais.

Diminuir o desempenho nos treinos nos dias seguintes. Além do “dia do lixo”, dependendo de como ele for, pode comprometer também os próximos dias de treino, devido aos efeitos colaterais citados acima.

Se transformar em um vício. Alguns alimentos, como doces, chocolates ou refrigerantes são muito prazerosos porque liberam hormônios ligados a esses sentimentos – algo fácil de se apegar. Nesses casos, quanto menos contato a pessoa tiver com o alimento, melhor.

Se você costuma perder o controle, o dia do lixo pode ser arriscado. O mais indicado é uma refeição liberada nos fins de semana para matar a vontade de comer um prato específico e manter o foco.  Sua saúde e seus resultados agradecem!

Mesa com duas tigelas brancas com dois tipos diferentes de arroz dentro.
Post anterior
Variedades de arroz: Conheça tipos e benefícios
Mesa com alimentos que compõem o complexo B, como frutas, carnes, cereais e legumes.
Próximo post
Simplificando o complexo B
Fernanda Chaves

Graduada em Nutrição pelo Unicentro Newton Paiva, é especialista em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional e em Nutrição Clínica e Fundamentos Metabólicos pela Universidade Gama Filho.

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0