theme-sticky-logo-alt
Mulher sentada em uma calçada lendo um livro vermelho.

Bebidas energéticas ajudam nos estudos?

Quando o assunto é estudar, toda boa dica para render mais é bem-vinda. Por isso, é comum encontrar estudantes dividindo ideias de como manter a concentração por mais tempo sem perder a qualidade do aprendizado. E as bebidas energéticas naturais são grandes aliadas nesse momento.

Com uma agenda repleta de atividades (e muitas vezes conciliando trabalho com cursinho ou faculdade), as poucas horas de sono acabam por comprometer o rendimento. A bebida energética natural chega trazendo uma melhora na disposição e na velocidade de reações – o que significa mais concentração, raciocínio e memória. Dependendo da combinação de nutrientes do produto, ainda é possível considerá-lo antioxidante, atuando no combate dos radicais livres produzidos pela rotina estressante.

Nos energéticos é possível encontrar a cafeína e o guaraná em pó, conhecidos estimulantes. Porém, nas versões naturais, ainda estão presentes a taurina (aminoácido que intensifica a atuação da cafeína) e a Camellia sinensis (planta que dá origem aos chás verde e vermelho).

Apesar de tantos benefícios, alguns cuidados são necessários. De preferência, o estudante deve procurar um médico ou nutricionista para definir horários e quantidades de consumo. Mas, como falamos sobre um alimento que não precisa de prescrição, minha dica é seguir as orientações do fabricante, além de testar sua sensibilidade a essas substâncias.

Os mais sensíveis à cafeína podem ter o efeito da bebida prolongado por até seis horas. Como uma boa noite de sono também é essencial nessa fase, só escolha essa opção à noite caso a ideia seja passar a madrugada estudando.

Outra dica importante: Não combine energéticos com bebidas alcoólicas. Depois que o efeito passar, o cansaço pode piorar.

O ideal é manter a alimentação equilibrada e contar com as bebidas energéticas naturais como aliadas na rotina. Assim é possível alcançar as melhores notas sem prejudicar seu corpo!

Mesa com um copo de suco de frutas vermelhas e frutinhas, representando os alimentos antioxidantes.
Post anterior
A função dos alimentos antioxidantes
Mulher sorrindo sentada no chão alongando sua perna ao ar livre.
Próximo post
Cuide das suas articulações
Andrea Hirga

Nutricionista graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), CRN: 34537

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0