theme-sticky-logo-alt
Mesa com xícara e pires de vidro com poderoso chá verde.

Poderoso Chá Verde!

 

Muitas pessoas hoje em dia tem utilizado o chá verde como um aliado no emagrecimento. Mas será que todos sabem quais são seus benefícios, suas propriedades, como ele deve ser ingerido? Então vamos descobrir agora!

O chá verde é produzido a partir de um processo químico de oxidação das folhas de uma planta chamada Camelia sinensis, oriunda da China. Essa planta tem várias propriedades benéficas ao nosso organismo como, as catequinas, a cafeína, carboidratos, aminoácidos, vitaminas B, E e C e minerais como o potássio, cálcio, ferro e magnésio.
As catequinas são considerados potentes antioxidantes e anti inflamatórios, e a cafeína é um poderoso termogênico, aumenta o gasto calórico e consequentemente ajuda no emagrecimento.
Portanto, o consumo regular de chá verde oferece diversos efeitos protetores ao organismo, devido a redução do processo inflamatório de uma maneira geral, auxiliando na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, além de poder auxiliar na perda de peso (devido ao seu efeito termogênico comprovado), quando associado a outras mudanças na alimentação e hábitos de vida.

Por que não podemos consumi-lo junto as refeições e nem tomá-lo à noite?

O chá verde apresenta concentrações de taninos, que são substâncias que podem inibir a absorção dos outros nutrientes que ingerimos em nossa alimentação, por isso é recomendado que estes chás sejam consumidos longe das principais refeições, para que não ocorra o prejuízo na absorção dos nutrientes, principalmente do ferro. Além disso, pela presença de cafeína, é importante que esses chás sejam evitados ser consumidos a noite, para não prejudicar o sono. É importante também lembrar que pessoas com pressão alta devem consultar seu médico antes de consumir o chá verde, pois devido a presença da cafeína, pode promover um aumento na pressão sanguínea dessas pessoas.

Modo de uso do chá verde:

Os estudos indicam que o consumo ideal de chá verde para garantir os benefícios das catequinas é de 4 a 5 xícaras ao dia. Como já falamos, sempre evitar a ingestão perto das refeições, para não atrapalhar a absorção dos nutrientes, e evitar seu consumo a noite, para não prejudicar o sono, devido a presença de cafeína.
Aí vai uma receita com o chá verde para saborear e ficar ainda mais linda neste verão.

 

Drink de Chá Verde

Ingredientes

• 1 xícara de iogurte natural desnatado
• 1/2 xícara de leite desnatado
• 1 a 2 colheres de sopa de chá verde em pó
• 3 xícaras de frutas – boas combinações são morango e manga, ou maçã e melancia

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata até que esteja cremoso. Se quiser adoçar mais, use mel.

Pronto, agora você já pode aproveitar seu drink: é pura saúde!

Mesa de madeira com uma fileira de xícaras brancas com diferentes chás em cada uma.
Post anterior
Chás: grandes aliados da saúde!
Mulher ao ar livre com as mãos em seus cabelos enrolados e saudáveis.
Próximo post
Como fortalecer cabelos, pele e unhas
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0