theme-sticky-logo-alt
Mesa posta de madeira com várias opções para um café da manhã sem lactose.

Café da manhã fora de casa sem lactose

O café da manhã é o combustível para começar o dia com disposição, se dedicar nos compromissos e nas emoções que nos esperam. E nada como se deparar com uma verdadeira fartura de alimentos ao acordar com fome, não é mesmo? Mas quando essa refeição é feita em alguma padaria ou hotel, quase sempre é repleta de bolos, leites e pães – receitas que contêm lactose, o carboidrato do leite na composição.

Se você acaba de descobrir a intolerância à lactose, se sente perdido e pensa que adeus bolo, leite, iogurte, vitaminas, queijos, e outras delícias que compõem um café tradicional, saiba que é possível se alimentar de forma saudável sem produtos lácteos. Ao contrário de excluir todas as opções, sua alimentação pode ficar até mais equilibrada, provando novos sabores.

A primeira dica é entender e se informar sobre o assunto. Isso fará você identificar os ingredientes. A partir daí, começam substituições pontuais dos alimentos que você estava acostumado, acrescentando mais frutas, cereais e oleaginosas. Mesmo assim, não é preciso abrir mão dos laticínios, já que hoje existem várias opções sem lactose – até para biscoitos e bolos.

Se planejar e descobrir onde você vai comer, é possível comprar e levar um ou outro produto. Chegando lá, substituir as bebidas lácteas por sucos, manteiga por geleias, pasta de amendoim, ou tofu, se houver. Se faltar criatividade, vamos ajudar. Para ficar mais prático, aqui tem três cardápios bem completos para você começar o dia:

Café da manhã 1

1 xícara de café com bebida vegetal + 1 fatia de pão integral com pasta de tofu com azeitonas e nozes + 1 taça de salada de frutas com granola.

Café da manhã 2

1 copo de suco de laranja + 3 torradas integrais com geleia de frutas + mix de castanhas.

Café da manhã 3

1 copo de suco de melancia + tapioca com frango desfiado + 1 fatia de mamão

Mesa com copos de vidro com shakes funcionais e tábua de madeira com frutas.
Post anterior
Shakes funcionais para fazer em casa
Homem fazendo flexão de braço ao ar livre.
Próximo post
Vantagens e benefícios dos energéticos naturais
Deborah Dutra

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade de São Paulo (USP), possui trabalho publicado em revista internacional. É Nutricionista Sanavita.

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0