theme-sticky-logo-alt
Mulher de costas com as mãos na lombar.

Colágeno tipo 2: suplemento para articulações mais fortes 

Não há dúvidas que o colágeno é um dos nutrientes mais importantes para o nosso corpo. Afinal, ele é essencial para quem deseja viver com mais saúde e disposição. Já que, da aparência da pele até o fortalecimento da massa muscular, tudo é diretamente influenciado por essa proteína.

Nesse sentido, é muito importante saber diferenciar os tipos de colágeno existentes. Afinal, enquanto o tipo 1 é bastante indicado para quem deseja cuidar da pele, o colágeno tipo 2 é essencial para manter as articulações sempre fortes e auxiliar no alívio  de dores. 

Assim, para te ajudar a entender melhor sobre essa proteína, aqui neste artigo vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o colágeno tipo 2 e como ele pode melhorar a saúde do seu organismo e auxiliar a prevenir doenças osteoarticulares que incidem sobre as articulações. Para saber como isso acontece, continue acompanhando a leitura.

Índice:

O que é Colágeno tipo 2?

O colágeno é uma proteína fibrosa que corresponde a 30% da proteína total do nosso corpo formando pele, revestimento de órgãos, tecidos conjuntivos, cabelos, unhas, articulações e cartilagens. 

Podemos suplementar colágeno na forma de colágeno tipo I, que são peptídeos bioativos de colágeno e possuem uma função nutricional, ou seja: é como se a molécula do colágeno fosse quebrada em pequenos fragmentos para ser facilmente absorvida pelo corpo e ajudar na formação do colágeno que compõe os tecidos corporais.

No entanto, o colágeno tipo II é um pouco diferente. Chamado de não-desnaturado, ele é derivado da cartilagem de frango e produzido em um processo não-enzimático, que ocorre a baixas temperaturas, garantindo a obtenção de um colágeno puro, com estrutura molecular inalterada, e sem alterações em suas atividades biológicas.

Quer saber o melhor colágeno para manter a sua pele sempre bonita e cheia de viço? Confira este artigo:Qual O Melhor Colágeno Para A Flacidez? Descubra aqui!

Para que serve o Colágeno tipo 2?

O colágeno do tipo 2 atua na prevenção e tratamento de doenças osteoarticulares que incidem sobre as articulações. Assim, os seus efeitos positivos são observados em uso contínuo em adultos saudáveis, diminuindo as sensações dolorosas e aumentando a flexibilidade de articulações.

Dessa forma, este colágeno atua amenizando possíveis dores articulares e também pode auxiliar na prevenção de doenças que acometem essa região do corpo. 

Para quem pratica exercícios físicos regularmente, o uso desse suplemento é super indicado, tendo em vista que durante um treino intenso, as articulações são submetidas a um estresse e impactos repetitivos, o que pode levar a lesões articulares, inflamação e desgaste da cartilagem. O colágeno tipo 2 é um componente importante da cartilagem e pode ajudar a melhorar a saúde articular e reduzir o risco de lesões.

Colágeno tipo 2 engorda?

Quando o assunto é suplementação, muitas pessoas automaticamente já ficam com aquele medo de engordar. Afinal, existem suplementos para todos os objetivos, inclusive aqueles que auxiliam no ganho de peso. 

No entanto, quando se trata de colágeno tipo 2 a situação é diferente. Isso porque o que determina se um produto pode causar o aumento de gordura corporal é quantas calorias ele possui. Nesse sentido, tendo em vista que o colágeno tipo 2  não possui calorias suficientes para  influenciar no ganho de peso. 

Quer descobrir os melhores alimentos para aumentar sua massa magra? Confira algumas dicas aqui: Laticínios para o ganho de massa magra.

Qual a diferença entre o Colágeno tipo 1 e tipo 2?

Segundo especialistas do ramo, existem cerca de 29 tipos de colágeno ao todo. Cada um possui características próprias, bem como um modo diferente de atuar em nosso organismo. Por esse motivo é importante conhecermos os principais, de modo a identificar qual é o mais indicado para as nossas necessidades. 

O colágeno tipo 1 é o mais abundante, que atua em diversos locais do nosso corpo. Ele é o responsável pela produção da nossa massa óssea e pode ser encontrado na pele, córnea, tecidos conjuntivos e outros ligamentos. Esse colágeno pode garantir mais saúde e ser utilizado para:

  • Fortalecer os cabelos;
  • Melhorar a elasticidade da pele;
  • Acelerar o processo de cicatrização do corpo;
  • Melhorar a aparência das unhas.

Já o colágeno tipo 2 é obtido de outras formas. Por se formar em temperaturas mais baixas, as suas moléculas não se quebram, o que permite que ele seja muito utilizado no tratamento de doenças como:

  • Doenças autoimunes que atingem as articulações;
  • Articulações inflamadas;
  • Lesão nas cartilagens;
  • Artrite reumatóide.

Nesse sentido, é importante ter em mente que mesmo que ambos os tipos de colágeno sejam essenciais para a nossa saúde, cada um deles possui funções diferentes. 

Assim, se o seu problema é relacionado a dores nas articulações e doenças osteoarticulares, o tipo 2 é a melhor opção, já para auxiliar na melhora da saúde  da pele, o tipo 1 é o mais indicado.

Quais os benefícios do Colágeno tipo 2?

Suplementar o colágeno tipo 2 é uma ótima maneira de cuidar da sua saúde. Isso porque esse nutriente possui uma atuação ampla nas nossas articulações, o que pode garantir muito mais qualidade de vida, afastando as temidas dores nas “juntas”. 

No entanto, os benefícios desse suplemento não param por aí. Quando usado de forma contínua o colágeno tipo 2 acarreta vantagens como:

Previne e trata doenças osteoarticulares

As doenças osteoarticulares infelizmente são muito mais comuns do que imaginamos. No entanto, a boa notícia é que algumas doenças podem ser amenizadas com o uso do colágeno do tipo 2. 

A própria artrite reumatóide, por exemplo, é uma doença inflamatória crônica e sistêmica que atinge principalmente mulheres de idade avançada, resultando na degeneração e erosão óssea da cartilagem, mas que pode ser prevenida através da suplementação com o colágeno tipo 2.

A osteoartrite, por sua vez, é uma doença que atinge pessoas acima do peso ou que fazem o uso repetido das articulações durante o trabalho ou ao praticar esportes. Nesses casos, o uso de colágeno tipo II atua na reposição do colágeno perdido, reduzindo dores e controlando lesões articulares.

Alivia as dores articulares

Só quem sofre com as dores articulares sabe o quanto elas podem ser incômodas. Afinal, esse problema costuma gerar dor a qualquer tipo de movimento, fazendo com que tarefas simples do dia a dia, como sentar, levantar e mexer os braços se tornem um verdadeiro desafio. 

No entanto, mesmo que sejam bastante severas, as dores nas articulações não precisam ser resolvidas apenas com remédios. A suplementação com colágeno tipo II pode fazer bastante diferença no processo, diminuindo os incômodos.

Melhora a elasticidade das cartilagens

As cartilagens do nosso corpo também são partes fundamentais para quem deseja viver uma vida ativa e com saúde. Afinal, elas realizam a função de proteger a nossa estrutura óssea, precisando estar fortalecidas para garantir mais qualidade de vida durante a rotina. 

O colágeno tipo 2 também é bastante indicado para quem deseja deixar as cartilagens mais fortes, porque atua diretamente em sua estrutura. A longo prazo essa ação gera mais extensibilidade e flexibilidade para a realização de todo tipo de movimento. 

No entanto, sempre vale lembrar que não devemos colocar um único elemento da nossa rotina como responsável pelo corpo todo. Quem deseja garantir um corpo sem dores também precisa realizar exercícios físicos regularmente, de modo a alongar os músculos e garantir mais mobilidade em todas as idades. 

Quer saber ainda mais sobre como o colágeno atua nas articulações? Entenda este artigo: Colágeno para articulações: a ciência por trás.

Para quem é indicado o uso do Colágeno tipo 2?

A suplementação com Colágeno tipo 2 é recomendada para homens e mulheres que necessitam de um reforço para a saúde das articulações, especialmente praticantes de atividade física, que realizam exercícios físicos de alta intensidade regularmente. 

Além disso, idosos e pessoas com sobrepeso também podem fazer um bom uso do produto, tendo em vista que necessitam de um reforço nas articulações para evitar as dores. 

No entanto, vale ressaltar que o colágeno tipo II não é indicado para pessoas intolerantes ou alérgicas a qualquer componente da fórmula. Ademais, gestantes, lactantes e crianças só devem consumir o suplemento caso seja prescrito por médico ou nutricionista. 

Saiba como inserir na sua rotina 

E aí, gostou de saber mais sobre o colágeno tipo II e de como ele pode mudar a saúde das suas articulações? Esse é um suplemento super bacana para quem deseja cuidar da saúde e manter o corpo sempre ativo, sem dores e com capacidade de realizar movimentos sem grandes dificuldades.

A boa notícia aqui é que o colágeno tipo 2 pode ser inserido na sua rotina de forma super tranquila. O recomendado é uma dose  de 40 mg ao dia, no entanto, é sempre bom entrar em contato com um nutricionista/médico  para entender a dosagem exata necessária para o seu organismo

Desse modo, você garante que colherá os benefícios da suplementação, mas sem nenhum efeito colateral adverso para sua saúde. 

O colágeno tipo 2 é um dos suplementos mais indicados para quem deseja mandar as dores articulares embora e garantir mais saúde para todas as tarefas do dia a dia. 

Por esse motivo, não perca tempo e conheça o Colágeno Tipo II da Sanavita, com sua fórmula exclusiva irá auxiliar na manutenção da sua função articular. Além disso, contém vitamina C, que auxilia na formação do colágeno e possui proteção contra os danos causados pelos radicais livres, devido a presença de antioxidantes como as vitaminas C e E. Confira!

Homem se exercitando correndo em uma rua ao pôr do sol.
Post anterior
O que é whey protein?
Blog Sanavita - Xylitol adoçante natural
Próximo post
Conheça as diferenças entre xylitol e eritritol!
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0