theme-sticky-logo-alt
Como Aliviar a Ansiedade e o Estresse?

Como Aliviar a Ansiedade e o Estresse?

Não está sendo fácil ser brasileiro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país com maior número de pessoas com ansiedade do mundo.

Nesse contexto, o diálogo sobre a saúde mental e a sua valorização é ainda mais importante. Por isso, neste artigo vamos dar quatro dicas de como aliviar a ansiedade e o estresse.

4 dicas de como aliviar a ansiedade e o estresse

Você já passou ou convive com  aquele sentimento de angústia generalizada, um aperto no peito que vai e volta – ou às vezes apenas se instala – e não consegue descobrir e entender o porquê. Tudo bem, existem algumas dicas que podem ajudar:

1. Conte com a ajuda de um profissional

O primeiro passo para descobrir como aliviar a ansiedade e o estresse é tentar entender o que está causando esses desconfortos. Conhecendo o que te aflige, fica mais fácil buscar soluções específicas para o problema. Por isso se você se sente constantemente ansiosa e estressada, o melhor a se fazer é procurar ajuda profissional para cuidar da sua saúde mental

Tirar um tempinho da sua semana para conversar com alguém sobre a sua vida, questões familiares, traumas passados ou qualquer outro assunto traz um alívio que você só vai conhecer quando fizer. Mas, mais do que isso, falar com um terapeuta te ajuda a descobrir raízes de problemas que você nem imaginava. 

2. Invista em organização e planejamento

Uma dica muito legal para você que quer saber como aliviar a ansiedade e o estresse é investir pesado em organização e planejamento. 

Uma das principais causas da ansiedade é a sobrecarga no trabalho ou na vida, o medo de não dar conta e a sensação de que está tudo desmoronando na nossa cabeça. Então pare, respire e comece a se organizar!

Pode não parecer, mas compromissos e tarefas, sejam elas pequenas ou grandes, ocupam um espaço mental muito grande. Se não passamos isso tudo para o papel, vamos sim ficar ansiosas e estressadas. Por isso, separe alguns minutinhos do seu domingo para planejar toda a sua semana. 

E lembre-se, esta tudo bem as coisas saírem um pouco diferente do planejado, basta respira e se adaptar, mudanças são ótimas para você descobrir novas versões de você mesma. 

3. Movimente-se

Você já conhece a endorfina? Esse é um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, bem-estar, motivação e felicidade. Quer sentir isso tudo? Então movimente-se! Uma corridinha nas ruas do seu bairro, uma aula de spinning ou um treino de crossfit. A decisão é sua, mas não fique parada. 

4. Coma bem

Sabia que o seu prato pode ser um grande aliado contra o estresse e a ansiedade? 

É dos alimentos que o nosso corpo consegue tudo o que precisa para funcionar bem. O nosso cérebro tem fome de nutrientes e sem uma alimentação balanceada ele não fica feliz – e nem você.

Tudo bem sair da dieta vez ou outra. O ponto aqui é que você precisa fornecer ao seu organismo todos os carboidratos, vitaminas, gorduras, proteínas e minerais necessários para manter o corpo e a mente em equilíbrio. Quer continuar aprendendo sobre o tema? Então confira também o artigo sobre como o ômega 3 pode ajudar na redução da ansiedade!

Sintomas da crise de ansiedade e como reequilibrar corpo e mente
Post anterior
Conheça os sintomas da crise de ansiedade e veja como reequilibrar corpo e mente
Mesa com três tigelas brancas com gelatinas de diferentes cores em cada uma e uma mulher segurando a tigela do meio.
Próximo post
Gelatina tem colágeno? Tudo o que você precisa saber!
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0