theme-sticky-logo-alt
Como o ômega 3 ajuda no tratamento da ansiedade?

Como o ômega 3 ajuda no tratamento da ansiedade?

Você sabia que o Brasil é um dos países com maior incidência de transtornos de ansiedade? Dados  divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2019 apontam que os sintomas afetam 18 milhões de brasileiros.

O que pouca gente sabe é que substâncias obtidas a partir da alimentação, como o ômega 3, ajudam a prevenir e aliviar seus efeitos. Neste artigo, vamos começar explicando o que é a ansiedade. Em seguida, você descobrirá o que é o ômega 3, como ele age no organismo e como adicioná-lo à sua rotina. Confira!

Entendendo a ansiedade

A ansiedade é caracterizada por sintomas como medo, apreensão e tensão. Embora esses sentimentos sejam normais em certas situações, o problema é quando eles acontecem com muita frequência, duram muito tempo e surgem sem um motivo aparente. 

Os vários tipos de transtornos de ansiedade se diferenciam pela intensidade dos sintomas e pelos gatilhos que os acionam. O mais comum é o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), no qual a pessoa tem dificuldade para se concentrar e a sensação de que o cérebro nunca desliga. 

Outras variações incluem as fobias – como o medo excessivo de animais, altura ou situações específicas, como falar em público. Já a síndrome do pânico é vista como um quadro mais severo que gera reações físicas, como taquicardia e falta de ar.  

Geralmente, pessoas com transtorno de ansiedade têm uma preocupação excessiva em relação ao futuro, por isso, não conseguem relaxar. As causas podem variar de uma pessoa para outra, mas especialistas afirmam que a ansiedade é resultado de vários fatores que agem em conjunto.

Fatores biológicos, como desequilíbrios químicos do cérebro, se juntam a questões sociais, como relação com familiares, amigos e colegas de trabalho, além de fatores comportamentais, como má alimentação e estilo de vida sedentário.

O diagnóstico de transtornos de ansiedade precisa ser feito por profissionais especializados, como psicólogos e psiquiatras. Além da terapia, os métodos de tratamento podem incluir yoga, meditação, atividades físicas e, quando houver recomendação médica, o uso de medicamentos.

Contudo, como mencionamos, o consumo de alimentos com ômega 3 também pode desempenhar um papel importante no controle dos sintomas da ansiedade. No próximo tópico, você vai entender o por quê.

O que é e para quê serve o ômega 3

Tecnicamente, o ômega 3 é definido como um ácido graxo, um tipo de gordura poli-insaturada que assume várias funções no organismo. Embora pareça estranho dizer isso, trata-se de uma “gordura boa”, que traz benefícios como:

  • controle do colesterol;
  • manutenção da pressão arterial;
  • ajuda na produção de hormônios relacionados ao humor;
  • manutenção do funcionamento do cérebro;
  • efeito anti-inflamatório

Desde a década de 1970, vários estudiosos do mundo todo vem averiguando os efeitos da substância no corpo humano. A nutricionista brasileira Lara Natacci, por exemplo, analisou a associação entre o ômega 3 e os transtornos de ansiedade

Com base em dados de mais de 12 mil pessoas, ela concluiu que quem consumia mais dessa gordura corria um risco menor de sofrer de ansiedade. Segundo ela, o efeito anti-inflamatório ajuda a preservar certas áreas do cérebro e melhorar a comunicação entre os neurônios.

Onde encontrar o ômega 3

Com tudo que já vimos até agora, você já tem vários bons motivos para incluir o ômega 3 na sua rotina. Como a substância não é produzida naturalmente pelo corpo humano, temos que buscá-la em fontes externas, especialmente em animais marinhos e algas. 

Diferente do que acontece com as fontes vegetais, esses alimentos já apresentam as formas de ômega 3 (EPA e DHA) responsáveis pelos inúmeros benefícios dessa gordura do “bem” ao corpo. Veja algumas opções para adicionar ao seu cardápio e ter uma alimentação equilibrada:

  • anchova;
  • atum;
  • salmão;
  • corvina;
  • caranguejo;
  • sardinha;
  • pescada;
  • aranque;
  • cavala;
  • óleo de peixe;
  • óleo de Krill;
  • algas;

A dose diária de ômega 3 recomendada para uma pessoa adulta é de 250 mg. No caso de mulheres grávidas, a recomendação é de 250mg, sendo de 100-200mg do ômega 3 DHA. . 

Contudo, vale ressaltar que a dieta dos brasileiros costuma ser pobre em alimentos fonte. Além disso, fatores como idade, estilo de vida, hábitos alimentares (veganos), uso de medicação (corticoides), alto consumo de gorduras (saturadas, trans e vegetais) e açúcares, álcool, dentre outros, podem influenciar nas necessidades individuais de ômega 3

Por isso, a suplementação deste importante nutriente vêm sendo recomendada por médicos, nutricionistas e órgãos de saúde nacionais e internacionais como uma forma de atender essa deficiência.  

E é importante reforçar a importância do acompanhamento de especialistas para identificar e tratar adequadamente os transtornos de ansiedade, visto que o tratamento vai muito além da inclusão de alimentos positivos. 

Os cuidados com a saúde mental envolve mudanças de hábitos e comportamentos que transformam o dia a dia e a forma de lidar com os sentimentos e pensamentos que levam às crises.

Como você viu ao longo do texto, um dos benefícios do ômega 3 é a manutenção do funcionamento cerebral. Veja como a substância ajuda a enfrentar a falta de concentração no trabalho e aprenda a usar a alimentação saudável para aumentar a produtividade. 

luz azul do celular
Post anterior
Luz Azul do Celular: A Vilã da Saúde do Sono e da Pele
Quais são as causas da ansiedade e as consequências para o seu corpo
Próximo post
Quais São as Causas da Ansiedade e as Consequências Para o Seu Corpo?
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0