theme-sticky-logo-alt
Mulher sorrindo com os cabelos soltos, enquanto faz pose com uma das mãos sob o queixo, em um fundo laranja.

5 dicas para manter sua pele firme e hidratada

A pele é o maior órgão do nosso corpo e merece ser tratada com muito carinho e cuidado. Ela nos protege contra as agressões externas, como bactérias, fungos e radiação solar, ajuda a controlar a temperatura corporal e tem um papel importante sobre a nossa imunidade. 

O colágeno é a principal proteína que compõe nossa pele, garantindo sua firmeza e elasticidade. Ele corresponde à aproximadamente 80% do peso desse órgão! 

O ácido hialurônico também é muito importante, pois é o principal responsável pela hidratação e volume da pele. Por isso é tão importante repor esses dois elementos quando falamos em saúde da pele. 

Mas, além de manter o colágeno e ácido hialurônico em dia, existem outras formas de cuidar dela. Preparamos para você 5 dicas valiosas que podem ajudar a manter sua pele firme e hidratada. Aproveite a leitura!

1 – Uma alimentação balanceada faz toda a diferença!Mesa com vários opções de alimentos saudaveis para uma alimentação balanceada, como frutas e legumes.

Possivelmente você já ouviu essa frase: ”Você é o que você come”. Ela é bem verdadeira: a alimentação interfere bastante no aspecto e, principalmente, na saúde da nossa pele. Muitos alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, peixes e carnes brancas, contêm vitaminas, minerais e substâncias com ação antioxidante que ajudam na formação do colágeno, prevenção da flacidez, renovação celular, prevenção de rugas, entre outros benefícios. 

Muitos desses alimentos são ricos também em fibras, que ajudam na eliminação de substâncias tóxicas e favorecem o funcionamento do intestino, o que é ótimo para quem quer prevenir problemas como a acne.

Alimentos que contém carboidratos simples como massas produzidas com farinha de trigo branca ou açúcar, como pães, bolos e doces em geral se consumidos em excesso, trazem um aspecto envelhecido para nossa pele, pois qualquer excesso de açúcar ingerido pode destruir as fibras de colágeno, tornando a pele mais propensa ao aparecimento de rugas. 

2 – A hidratação e os cuidados diários.

Mulher sorrindo enquanto toma um banho relaxante no chuveiro da sua casa.

A água pura é uma das maiores aliadas da nossa pele e faz muito bem para ela. Segundo os especialistas, o nosso organismo sempre deve estar bem hidratado para funcionar corretamente, e no caso da pele, o ácido hialurônico presente nela funciona como uma esponja, retendo a água que ingerimos nas camadas mais profundas, evitando o ressecamento e envelhecimento precoce. 

Em média, o corpo humano necessita de cerca de 2 litros de água por dia. Mas não espere sentir sede para lembrar de tomar água, combinado?  

Você pode observar isso através da sua urina, quanto mais clara, mais hidratada você estará!

No banho

 Apesar de ser uma delícia, especialmente em dias mais frios, o banho muito quente deve ser evitado, assim como sabonetes muito agressivos ou esfregar a pele com a toalha. Tudo isso pode diminuir a barreira protetora da pele, conhecida como manto hidrolipídico, provocando ressecamento, coceira e aspereza.

Este manto é formado por um conjunto de lipídeos (gorduras), que evita a perda de água da pele. Por isso, deve ser reposto constantemente! Procure investir em um hidratante que tenha a função de repor ceramidas e lipídeos, para restaurar os danos da barreira e manter sua pele sempre saudável.

3 – Dormir bem estimula a produção de colágeno.

Mulher deitada em sua cama dormindo, representando a estimulação para a produção de colageno.

A qualidade do sono tem impacto significativo sobre o envelhecimento e é indispensável para a manutenção da integridade e estrutura da pele. 

É durante o sono que ocorre a síntese de colágeno, renovação celular e proteção da pele contra exposições prejudiciais que ocorreram ao longo do dia, como os danos causados pela ação dos raios UV e poluição. 

Além disso, ajuda no controle do estresse, que prejudica muito a aparência da pele. Contudo, não é apenas a quantidade de sono que importa, a qualidade do descanso tem grande influência. O chamado “sono da beleza” precisa ser reparador e, se possível, sem interrupções.  

Os especialistas recomendam entre sete e oito horas de descanso por noite, com no máximo uma interrupção (2 se você já passou dos 50 anos). O ideal é que o adormecer ocorra em no máximo 30 minutos e que dormir represente 85% do tempo em que se está na cama. 

4 – Cuidado com o sol.

Mulher com os braços em destaque, enquanto segura uma garrafa de água azul.

Tomar sol pode melhorar consideravelmente a nossa imunidade, o que é excelente para a saúde. Em tempos de pandemia da COVID-19, os raios solares acabaram se tornando verdadeiros aliados para deixar o nosso organismo mais fortalecido, pois ele é um dos responsáveis pela ativação da vitamina D.

Contudo, quando o assunto é colágeno o sol é um dos principais vilões. A radiação solar aumenta a produção de de radicais livres, o que provoca alterações irreversíveis na pele. 

Nesse processo, as fibras de colágeno são destruídas, gerando flacidez, rugas e manchas na pele. 

Em casos extremos, pode causar um processo denominado elastose solar, uma degradação profunda, deixando a pele totalmente sem sustentação, elasticidade, repleta de rugas e poros dilatados

Por isso, cuidado para não se esquecer de utilizar o protetor solar e abusar do tempo de exposição. Caso esteja na praia ou no clube, procure utilizar um protetor solar indicado para o seu tipo de pele, reaplicando o produto a cada 2 horas. 

5 – Suplementos com colágeno e ácido hialurônico podem ser seus novos melhores amigos.

Mesa rosa com um o pó do colágeno e uma colher de metal em cima com o colágeno skin.

A produção do colágeno e ácido hialurônico, que proporciona mais firmeza, elasticidade e hidratação na nossa pele, vai diminuindo de forma natural com o tempo. O uso de suplementos que contenham essas substâncias contribui para a reposição desses importantes elementos para a pele. Eles não têm nenhum tipo de contraindicação e não causam efeitos colaterais. 

Converse com seu nutricionista sobre o assunto e saiba mais sobre a importância da qualidade na hora de escolher o seu colágeno com ou sem ácido hialurônico. A qualidade do produto faz toda diferença! 

Folhas de papéis com diferentes gráficos e uma caneta e uma lupa por cima.
Post anterior
Estudos: suplementação com colágeno funciona
Mulher relaxando em sua casa enquanto toma seu chá funcional em uma xícara.
Próximo post
Ervas e especiarias que não podem faltar no seu chá
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0