Glutamina E Saúde Intestinal
A saúde intestinal é influenciada por vários fatores, como a alimentação, o uso de determinados remédios e até mesmo o estresse. No entanto, pouca gente conhece a importância da glutamina, um aminoácido essencial para as células do intestino, que ajuda a manter a integridade da mucosa, responsável tanto pela absorção dos nutrientes como pela defesa do nosso corpo. Continue lendo para saber mais sobre ela!
O que é a glutamina?
A glutamina é considerada um aminoácido condicionalmente essencial. Nosso corpo a produz, mas, em algumas situações de desequilíbrio metabólico, como em situações de traumas, queimadura, pós-operatório, processo inflamatórios exacerbados, bem como após a prática de exercícios físicos intensos e prolongados, pode haver uma redução significativa nas concentrações de glutamina, tornando a quantidade produzida não mais suficiente.
Ela é conhecida como um imunonutriente, devido à sua participação na produção de antioxidantes e no fortalecimento do sistema imunológico, uma vez que é uma fonte energética importante para as células de defesa do corpo.
As células intestinais também utilizam a glutamina como uma fonte valiosa de energia, contribuindo assim para manter a permeabilidade intestinal desejada. Isso significa que somente as substâncias boas são absorvidas, enquanto toxinas e agentes invasores são devidamente eliminados.
Para compensar a produção insuficiente de glutamina pelo corpo, você pode:
- consumir alimentos como carnes, peixes, ovos e leguminosas;
- utilizar suplementos nutricionais.
Como a glutamina ajuda a saúde intestinal?
Quando o intestino não vai bem, o uso de glutamina pode ajudar a restabelecer seu funcionamento normal, contribuir para o tratamento da disbiose, trazer de volta a flora intestinal saudável. Ao mesmo tempo, esse nutriente fortalece o sistema imune e eleva nossas defesas antioxidantes.
A disbiose intestinal é o desequilíbrio da flora bacteriana intestinal, ou seja, quando as bactérias negativas se sobressaem em relação às bactérias do bem. Essa situação causa inúmeros efeitos indesejáveis ao organismo, como:
- má digestão dos alimentos;
- fermentação dos alimentos mal digeridos no intestino, o que leva à formação de gases intestinais;
- diminuição da absorção de nutrientes, gerando carências nutricionais;
- mal-estar, cansaço, náuseas, mau-humor, irritação (isso porque muitas das substâncias que geram bem-estar são produzidas no intestino e, se ele está em disbiose, essa produção fica comprometida);
- mau funcionamento intestinal: constipação (intestino preso) ou diarreia (intestino solto).
A alteração da microbiota intestinal (ou seja, o grupo de microrganismos que vivem no intestino) pode ser originada por diversos fatores. Alguns deles são:
- alimentação inadequada;
- uso indiscriminado de antibióticos;
- o uso abusivo de laxantes;
- excesso do consumo de alimentos processados;
- excesso de exposição a toxinas ambientais;
- quadros patológicos, como doenças crônicas;
- estresse e ansiedade.
A suplementação com glutamina contribui para melhora da disbiose porque diminui a translocação bacteriana, favorecendo o crescimento das bactérias do bem. Além disso, fortalece o sistema imunológico, reduzindo o risco de bactérias oportunistas crescerem e infectarem o nosso corpo.
E não para por aí, a glutamina ainda ajuda mais o intestino promovendo uma ação reparadora na mucosa, estimulando o crescimento das vilosidades intestinais, aumentando sua capacidade de absorção.
Inclusive, estudos indicam que a baixa quantidade de glutamina pode ocasionar atrofia das células intestinais, prejuízo na função imunológica e aumento da suscetibilidade a infecções.
Para fortalecer o sistema imune e melhorar o funcionamento do intestino, a glutamina deve ser suplementada pela manhã, em jejum. A dose recomendada pode variar de 5 a 10 gramas.
Se você quer desfrutar de todos os benefícios da suplementação de glutamina para o organismo, a Sanavita tem o produto perfeito para você.
Com glutamina 100% pura e de origem vegetal e o Imunomix, um complexo de zinco, vitamina C e selênio, nutrientes que fortalecem o sistema imunológico, o suplemento é capaz de oferecer tudo que o seu corpo precisa com apenas uma porção por dia!
Conheça agora mesmo o Glutatech Immune da Sanavita e aproveite!