theme-sticky-logo-alt
Mesa de madeira com diferentes recipientes com óleos vegetais diversos.

Por que incluir óleos vegetais no cardápio?

Quando o assunto é emagrecimento, a gordura é um dos principais alvos. E no empenho para tirar do cardápio frituras, industrializados e outros pratos gordurosos, alguns alimentos acabam sendo injustiçados. Afinal, ingredientes como azeite e óleos de coco, soja, girassol e linhaça são alimentos considerados gordurosos que, na quantidade certa, fazem muito bem à saúde e podem ajudar a eliminar alguns quilinhos.

Ao contrário do que muita gente pensa, o corpo precisa de gordura, especialmente das insaturadas. Estas são encontradas em óleos vegetais e trazem consigo a capacidade de transportar vitaminas, fornecer energia e regular o funcionamento do intestino. Os óleos derivados de plantas são ricos ainda em ômega 3, 6, 9 e vitamina E, um poderoso antioxidante. Vale lembrar também que essa substância ainda reveste todas as células e serve de matéria prima para a fabricação de hormônios!

Quanto de óleo é recomendado por dia?

Para obter os benefícios dos óleos, a estratégia é maneirar, preparar da maneira certa e escolher atentamente. Na quantidade, a recomendação é que 25% a 30% da nossa energia diária venham de lipídios. Considere que a maioria dos óleos contém 9 calorias por grama, e o consumo ideal fica em torno de 60 g por dia.

Na hora de preparar, é preciso saber como seu óleo se comporta em altas temperaturas. A Anvisa aconselha esquentar no máximo até 180ºC ou até antes de soltar fumaça, já que a maioria, quando esquenta, se transforma em gordura saturada, oxida e agrega compostos tóxicos. Portanto, a mesma regra vale para todos quando se trata de refogar ou fritar: quanto menos, melhor.

Quais são os diferentes tipos e benefícios?

Óleo de coco: Possui alta quantidade de gorduras saturadas, porém a maioria é de triglicerídeos de cadeia média (TCM) que são bem absorvidos e geram energia. É muito utilizado no preparo de receitas culinárias pois resiste a altas temperaturas, mas deve ser consumido moderadamente.

Azeite de oliva extravirgem: Possui ácidos graxos poli e monoinsaturados, benéficos à saúde. Não sofre nenhum tipo de refinamento químico, apresentando baixo grau de acidez. É rico em compostos fenólicos antioxidantes, que podem agir contra a produção de radicais livres. O azeite de oliva ainda possui vitamina E, potencializando seu efeito antioxidante.

Óleo de soja: É o óleo vegetal mais utilizado no preparo de refeições caseiras, rico em ômega 6 e vitamina E.

Óleo de girassol: Rico em gorduras monoinsaturadas, vitamina E e ômega 6, ele é mais uma opção indicada para o preparo de refeições.

Óleo de linhaça: Extraído da semente inteira de linhaça, ele é rico em ômega 3, ácido graxo essencial para o nosso organismo. Ótimo para enriquecer receitas.

Mesa de madeira com um copo de vidro e uma colher representando a caseína e a albumina.
Post anterior
Caseína ou albumina: qual escolher?
Mesa amarela com quatro ovos em cima, onde o segundo está quebrado ao meio mostrando o conteúdo da gema e da clara.
Próximo post
Gema do ovo: Pode ou não pode?
Natalia Dourado

Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional.

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0