theme-sticky-logo-alt
Mulher jovem com montagens em seu rosto de quatro hexágonos que mostram sua pele envelhecida.

Hábitos que envelhecem a pele

É inegável que a genética é responsável por boa parte dos nossos traços e características físicas. Porém, pesquisas apontam que diversos outros coeficientes externos influenciam na saúde da nossa pele tanto quanto a hereditariedade, como fatores ambientais e comportamentais.

Por isso, nada de culpar apenas a genética para justificar a falta de cuidado. No conteúdo de hoje, a Sanavita irá apresentar 5 hábitos que envelhecem a pele e que você pode deixar de lado.

De acordo com um estudo da USP (Universidade de São Paulo), que avaliou a pele de mais de mil brasileiros ao longo de quatro anos, a hidratação da derme é 60% influenciada pela carga genética e 40% por fatores externos, quando mudamos nossos hábitos ocorre justamente o inverso.

Esses resultados são extremamente importantes, pois alicerçados neles podemos estimar o quanto está ao nosso alcance melhorar a saúde e os cuidados com a nossa pele.

Após a leitura completa do conteúdo de hoje, você não terá mais desculpas para não cuidar da sua saúde, bem-estar e revigorar sua autoestima. Confira abaixo os 5 hábitos que envelhecem a pele e podem ser deixados de lado. Na sequência veja também, quais ações podem ser suas aliadas.

Mulher conferindo suas linhas de expressão na testa com as mãos.

5 hábitos que podem envelhecer a pele 

Quem não gosta de ter a pele saudável, sem manchas, sinais de expressão, e a aparência sempre jovem e iluminada? Contudo, envelhecer é um processo natural do corpo humano, não temos como enganar o tempo e todos nós iremos passar por essa fase. Mas saiba que podemos desacelerar a aparição de rugas e linhas de expressões se deixarmos de lado alguns maus hábitos. Confira quais são os principais inimigos da nossa pele:

  1.   Tabagismo 

Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por até 90 minutos, com isso a pele fica grossa, amarelada, sem viço e opaca, por conta da nicotina.

Ou seja, além de todos os problemas que este vício causa à nossa saúde, ele também provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, que são as células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo o surgimento de rugas e flacidez.

  1.   Exposição solar 

A ciência já sabe que o sol é o inimigo número 1 da nossa pele!

O excesso de exposição aos raios UV e, principalmente, sem proteção solar, é a principal causa do envelhecimento precoce da derme e do surgimento de câncer de pele. Pois essa ação, sem protetor, ativa as enzimas conhecidas como: metaloproteinases, que favorecem a degradação do colágeno.

Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por até 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente as mais brancas, que já sofrem com esse processo precocemente.

O sol é um potente oxidante celular, pois a radiação penetra na pele provocando alterações diretas no DNA das nossas células, e consequentemente, reações químicas que modificam as fibras colágenas e elásticas. Mesmo o nosso organismo tendo mecanismos de defesa e ação antioxidante, nem sempre é suficiente para evitar as reações de tamanha exposição.

Com isso, acontece o que chamamos de fotoenvelhecimento, ou seja, aparecem manchas, rugas, sardas, ocorre flacidez, a textura se torna áspera e, nos casos mais graves, câncer de pele.

O FPS (Fator de Proteção Solar) diário recomendado é 30 para o rosto, colo, pescoço e mãos, regiões da pele que ficam mais expostas e são mais sensíveis. E 15 para o restante do corpo.

  1.   Hábitos alimentares inadequados 

A alimentação interfere diretamente em nosso organismo. O consumo em excesso dos carboidratos refinados (farinha de trigo branca e açúcar) e gordura são as principais influências negativas sobre a nossa pele.

O excedente de açúcar é responsável pelo processo de envelhecimento celular, chamado “glicação”, no qual ocorre uma reação entre o colágeno e a glicose, que se ligam (formando substâncias que causam oxidação e inflamação), provocando a rigidez das proteínas da pele e a perda da função de elasticidade da derme, resultando em rugas e flacidez.  

Já a gordura em excesso se acumula no tecido subcutâneo de forma irregular, originando as nossas famosas gordurinhas localizadas e celulites.

Podemos apostar em uma dieta variada e equilibrada, onde seja possível adquirir antioxidantes e proteínas importantes que colaboram em retardar o processo de envelhecimento da pele e previnem rugas indesejadas.

Ou seja, uma alimentação rica em vegetais (frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças) é a melhor proteção contra os inimigos da nossa pele, pois as substâncias ativas que esses alimentos possuem são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres.

  1.   Consumo excessivo de álcool 

Possuir um cotidiano saudável é uma das maneiras mais eficazes de retardar o envelhecimento da nossa derme. O álcool é um dos principais vilões não só para o nosso organismo como um todo, mas também para o aspecto da pele.

Pois, promove desidratação e, consequentemente, acaba refletindo no enfraquecimento dos cabelos, unhas e prejudicando a aparência da pele.

  1.   Não se hidratar corretamente 

Um dos primeiros sinais da falta de água em nosso organismo (desidratação) se dá na pele e mucosas. O líquido ajuda na sustentação da derme e entre outras funções. 

Além de promover a hidratação, maciez e firmeza, a água também ajuda a eliminar as toxinas que prejudicam a pele.

A  ingestão inadequada favorece uma pele seca e sem viço. 

É recomendado ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Além do uso de cremes específicos para mãos, pés e corpo – desenvolvidos para atender as necessidades específicas de cada área.

Além dos 5 hábitos que envelhecem a pele, citados acima, existem mais alguns fatores externos comuns do nosso dia a dia que influenciam em nossa saúde, como: estresse, dormir pouco, poluição, sedentarismo, dormir de maquiagem e não usar hidratantes. Juntos, eles são responsáveis pelo surgimento de rugas, manchas e perda de elasticidade da pele, mais do que propriamente a nossa herança de carga genética.

Porém também não adianta gastar tubos dos mais revolucionários e caros tratamentos estéticos do mercado, pois tudo isso perde força se você abre espaço na sua rotina para os hábitos que envelhecem a pele que acabamos de apresentar. Fique longe deles e rejuvenesça!

Além dos 5 hábitos que envelhecem a pele, confira outros aliados nesta luta: 

Além dos hábitos que envelhecem a pele, o principal motivo da falta de firmeza e o surgimento das marcas indesejáveis é a diminuição da produção de colágeno, a proteína responsável pela sustentação da nossa derme.

O nosso corpo produz naturalmente o colágeno, porém ao longo dos anos essa capacidade de fabricação vai sendo reduzida. Desse modo, precisamos repor essa proteína perdida para manter a firmeza da pele.

Com a alimentação conseguimos ótimas fontes de colágeno, porém para atingirmos a quantidade ideal que é indispensável para o nosso organismo diariamente, necessitamos de uma suplementação de colágeno hidrolisado, aquele que possui uma absorção muito mais rápida e tem um foco maior na beleza da nossa pele.

Diversos estudos atuais comprovam a eficácia do colágeno hidrolisado na nossa pele, a partir dos três meses de uso contínuo (de 8 a 10 gramas diárias, dependendo do objetivo e idade). Se deseja saber mais sobre esse assunto, confira o nosso texto “saiba tudo sobre colágeno“.

Dicas: 

  1. Fique sempre atento aos rótulos, para verificar a quantidade de colágeno que tem na porção do produto que está adquirindo; 
  2. A vitamina C auxilia na melhor absorção do colágeno pelo nosso organismo;
  3. O ácido hialurônico é um componente indispensável para manter a estrutura da pele, que pode ser suplementado a partir dos 30 anos e
  4. Não se esqueça de consultar um especialista para te ajudar com a inserção de novos ingredientes na sua dieta.

Aliados da nossa pele

Além do colágeno hidrolisado, que fornece aminoácidos (peptídeos) fundamentais para a síntese da proteína, sabemos que o protetor solar é indispensável e seu uso diário é extremamente recomendado e, se necessário, repassado caso fique ao ar livre e exposto às radiações solares.

A alimentação equilibrada também é um caminho certeiro quando o assunto é manter a saúde da nossa pele em dia. Priorize ingrediente frescos, que possuem muitos nutrientes e alimentos ricos em:

– Vitamina C (como laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis e tomate);

– Vitamina E (como amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo e vegetais folhosos);

– Vitamina A (como cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão);

– Bioflavonoides (como frutas cítricas e uvas escuras);

– Ativos antioxidantes e ações anti-inflamatória (como frutas roxas ou vermelhas: amora, mirtilo, goji berry e etc; especiarias: cúrcuma, canela, gengibre, cravo, cardamomo e entre outros);

– Alto poder antioxidantes (como vegetais amarelo-alaranjados: cenoura, abóbora, manga, batata-doce, damasco, tomate e entre outros), que combatem os radicais livres que envelhecem a pele – rugas e linhas de expressão – e ajudam a preservar o colágeno;

– Fontes de gorduras saudáveis (como azeite extra virgem e abacate) que auxiliam na manutenção da elasticidade natural da pele, prevenindo o envelhecimento e o enrijecimento dos tecidos.

Gostou do conteúdo? 

No conteúdo de hoje, apresentamos os 5 hábitos que envelhecem a pele precocemente e você pode deixar de lado, além de algumas dicas e uma listinha de alimentos e substâncias que ajudam a manter a derme mais saudável, nutrida e protegida.

Esperamos que tenha aproveitado e apreciado a leitura, cadastre seu e-mail para receber todas as novidades sobre saúde, bem-estar e dos produtos Sanavita em primeira mão.

Aproveite para seguir a Sanavita nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.

Cuide da saúde da sua pele e até o próximo post!

Mulher relaxando em sua casa enquanto toma seu chá funcional em uma xícara.
Post anterior
Ervas e especiarias que não podem faltar no seu chá
Mulher sorrindo e comemorando ao mostrar que sua calça ficou larga pois perdeu peso.
Próximo post
7 dicas para emagrecer de forma saudável
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0