theme-sticky-logo-alt
O Que Causa A Falta De Colágeno Na Pele e Como Repor A Proteína?

O Que Causa A Falta De Colágeno Na Pele e Como Repor A Proteína?

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelas células do nosso corpo e tem como função principal garantir a saúde e a aparência firme da derme, uma camada da nossa pele. Com o passar dos anos, contudo, sua produção diminui em nosso organismo, e o aumento de rugas e linhas de expressão deixa explícita essa falta de colágeno na pele.

Neste artigo, vamos explicar a importância dessa substância e como repôr. Continue lendo!

O que é colágeno?

Para entender porque você deveria se preocupar com a falta de colágeno na pele, é fundamental saber que essa substância é a principal proteína presente nesse tecido, e dentre suas funções, estão:

  • dar elasticidade e firmeza: a flacidez, as tão indesejadas rugas e os poros dilatados podem ocorrer devido à falta desta proteína. Associado à elastina, o colágeno é o grande responsável pela sustentação e maleabilidade da pele e pelo seu aspecto saudável.
  • hidratar a derme: ressecamento e falta de brilho são resultados de uma pele desidratada. O colágeno combinado ao ácido hialurônico, outro elemento importante para a pele, trabalham em conjunto para manter a hidratação interna, responsável pelo seu aspecto aveludado, macio e saudável. Não só para nosso rosto, como também para o corpo todo.

Banner informativo para aprender os cuidados com a pele.

Portanto, uma pele firme, com aspecto saudável e sem marcas de expressão profundas é um sinal de que o colágeno está realizando o seu papel.

Além dessas ações na derme, o colágeno também é parte importante de outras estruturas, como unhas, cabelos, articulações e ossos, construindo as fibras que sustentam os tecidos do nosso corpo. 

Falta de colágeno na pele: diminuição na produção

A diminuição da produção dessa proteína pelo organismo é decorrente do processo de envelhecimento. Por isso, por volta dos 30 anos de idade, podem começar a aparecer os primeiros sinais da falta de colágeno na pele. Após os 50 anos, essa perda se intensifica e o volume de rugas, sulcos e a flacidez ficam mais evidentes.

Mas, além da passagem natural do tempo, cultivar alguns maus hábitos podem envelhecer a pele, pois favorecem processos que levam a destruição dessa proteína e reduzem sua produção na pele.

Portanto, para evitar a perda precoce do colágeno, esses são alguns hábitos contraindicados:

Exposição aos raios solares (UV) sem proteção

Quando a exposição à radiação UV acontece de forma excessiva, o colágeno é destruído e a pele perde a elasticidade e sustentação.

Tabagismo 

A nicotina é uma substância encontrada no cigarro, que dificulta a produção natural de colágeno no corpo. Além disso, o tabagismo danifica o colágeno já produzido, causando rugas, flacidez e o envelhecimento precoce da pele.

Má alimentação

Frituras, carnes gordas e processadas fazem parte do grupo de alimentos inimigos da pele. Aqueles ricos em carboidratos (açúcar e a farinha de trigo branca) também não ficam de fora, são os que mais provocam agressões às fibras de colágeno na pele. 

Estresse

O estresse faz parte da rotina de vida da maioria das pessoas, mas nosso corpo e pele são afetados por ele diariamente.

Ficar estressado aumenta a produção dos radicais livres e de hormônios como o cortisol, que prejudicam o funcionamento do nosso corpo, além de diminuir a produção das fibras de colágeno que sustentam a nossa pele.

Sono

A má qualidade do sono vem sendo associada ao envelhecimento e ao aparecimento de sinais na derme, como linhas de expressão, pigmentação e redução da elasticidade.

Após uma noite mal dormida os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, podem aumentar em até 45%. Além disso, é durante o sono que os reparos em nossa pele acontecem, inclusive, a produção de colágeno.

Portanto, se você quer evitar a falta de colágeno na pele deve evitar esses hábitos e levar uma rotina mais saudável e equilibrada.

Contudo, mesmo com hábitos de vida mais saudáveis, há a perda natural de colágeno por conta da idade. Portanto, é recomendado a suplementação de proteína no intuito de impedir a queda brusca na sua produção.

Suplementação para evitar a falta de colágeno na pele 

Muitos estudos e especialistas recomendam o uso de suplementos à base de colágeno para auxiliar no equilíbrio dessa perda de proteína no organismo.

A sugestão é que a suplementação com colágeno comece a ser introduzida partir dos 30 anos — ou ainda antes, se a pessoa tiver alguns dos hábitos já citados.

Se você quer evitar a falta de colágeno na pele e estimular a produção dessa proteína no seu organismo, temos um produto ideal para você! Conheça a linha de colágenos da Sanavita.

Impactos do envelhecimento na produção de colágeno
Post anterior
Descubra Quais São Os Impactos Do Envelhecimento Na Produção De Colágeno
Mulher jovem, com os olhos fechados e a mão no pescoço
Próximo post
Ácido Hialurônico: descubra os seus surpreendentes benefícios
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0