Alimentação: Sua melhor aliada contra celulite
A celulite é uma inflamação crônica, caracterizada pelo acúmulo de gordura nos tecidos, o que dificulta a renovação celular. Esse processo inflamatório nos tecidos é a resposta do nosso metabolismo frente às agressões físicas, químicas ou biológicas as quais nosso organismo é exposto diariamente.
As principais causas que desencadeiam esse processo inflamatório são: maus hábitos alimentares, sedentarismo, predisposição genética, fatores hormonais, abuso de álcool, tabagismo e o estresse.
Os hábitos alimentares estão diretamente relacionados à formação da celulite. Podemos minimizar esse processo inflamatório seguindo os seguintes passos:
1- Equilibre sua alimentação!
- Mantenha sua alimentação rica em alimentos anti-inflamatórios;
- Aumentar o consumo: folhosos verdes escuros, gengibre, castanhas, peixes, sementes (girassol, gergelim, chia, linhaça, abóbora), frutas cítricas (abacaxi, limão, goiaba, acerola, kiwi), frutas vermelhas (amora, framboesa, blueberry, cramberry, gojiberry, romã), arroz integral, cereais integrais, ômega 3 (cápsulas de óleo de peixe), chás (chá verde, chá mate, chá de hibiscus, chá branco, chá de ervas naturais).
- Diminuir o consumo: carboidratos de alto índice glicêmico como açúcares e farinhas refinadas, alimentos gordurosos como os embutidos (salsicha, linguiça, presunto, mortadela, salame), alimentos industrializados que contenham aditivos químicos como: corantes e sabores artificiais, exemplos: refrigerantes, balas, doces, gelatinas, refrescos.
2- Elimine toxinas!
Nosso corpo acumula toxinas no tecido adiposo. Essas toxinas podem ser provenientes da má alimentação, do estresse, da poluição e dos xenobióticos (compostos químicos estranhos ao organismo). O acúmulo de toxina prejudica o emagrecimento, pois barra a saída de gordura da célula, aumenta a inflamação nos tecidos e daí surgem as temidas celulites! Para aumentar a eliminação de toxinas é preciso equilibrar a alimentação, praticar exercícios físicos e beber muita água!
3- Diminua o consumo de alimentos com alto potencial alergênico.
Principais exemplos:
Leite de vaca e derivados (queijos, iogurtes, coalhadas, requeijão, doce de leite), ou seja, tudo que usar leite de vaca como principal ingrediente.
Glúten: o glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e aveia. Exemplos de alimentos ricos em glúten (pães, biscoitos, bolos, tortas, macarrão, massas em geral).
Nos processos de emagrecimento, nas dietas com perfil anti-inflamatório visando diminuir os efeitos da celulite ou em dietas com perfil detoxificante, os alimentos alergênicos devem ser evitados visando à diminuição da inflamação dos tecidos e o aumento na eliminação de toxinas. O ideal é consultar um nutricionista para que as devidas substituições sejam feitas.
4- Pratique exercícios físicos e beba muita água!
Nosso corpo precisa de exercícios para desenvolver de maneira correta e saudável todas as suas funções. A água é o principal e mais abundante componente do nosso corpo, não podemos esquecer de ingeri-la! Importantíssima aliada na eliminação de toxinas e consequentemente na diminuição da celulite.
5- Cuide da saúde do seu intestino.
Nosso intestino é o principal órgão de absorção de nutrientes. Precisamos mantê-lo em equilíbrio para evitar carências nutricionais. Os intestinos também são responsáveis pela eliminação de resíduos e toxinas que, se forem acumuladas, podem se tornar patogênicas. Além de tudo isso, parte relevante do sistema imune do organismo localiza-se na parede gastrintestinal. Um sistema imune gastrintestinal equilibrado nos defende de doenças. Como melhorar a saúde do seu intestino? A resposta é seguir os 4 passos citados acima!