Beterraba como pré-treino? Sim!
Dizem que o prato colorido é o segredo para uma alimentação balanceada. Respeitadas as devidas proporções e tipos, é verdade! Se você procurar bem, os tons marrom, vermelho, laranja, amarelo e verde são fáceis de encontrar nos alimentos clássicos. Se a ideia é preencher seu cardápio com a cor roxa, a beterraba vai somar à sua dieta uma boa dose de energia, nutrição e proteção.
A beterraba é uma excelente fonte natural de antioxidantes. Suas folhas e raízes são ricas em compostos fenólicos – capazes de reagir com radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce das células. Quanto mais jovem e fresco o vegetal, maior é a quantidade dessas substâncias, que incluem os ácidos fenólicos, flavonoides e amidas fenólicas, com destaque para as betalaínas, pigmentos responsáveis pela cor característica vermelho-arroxeada.
Seus nutrientes incluem ainda carboidratos, fibras e minerais (como sódio, potássio, cobre e ferro), sendo uma boa fonte também de vitaminas do complexo B, especialmente ácido fólico. Cada 100 g do alimento cozido ou cru possuem 32 kcal e 49 kcal, respectivamente. A beterraba é ainda fonte natural de nitrato, um parceiro de quem procura nutrição esportiva.
Quais são os benefícios da beterraba para quem pratica exercícios?
A beterraba provou sua eficácia no aumento da performance uma vez que é excelente fonte de açúcares e nitrato – substância que, na saliva, é convertida em nitrito por meio da ação de bactérias bucais. No ambiente ácido do estômago o nitrito é convertido em óxido nítrico, um vasodilatador muito potente, capaz de melhorar a absorção de nutrientes para dentro do músculo, o que gera mais energia e otimiza a utilização do oxigênio. Isso se reflete em um aumento da resistência e permite que o tempo de treino se estenda, desacelerando o ritmo de exaustão e acelerando a recuperação muscular.
De acordo com estudos, o consumo adequado de suco de beterraba permite que atletas se exercitem por 10% a 16% de tempo a mais do que aqueles que não fizeram uso do suco. Além disso, a vasodilatação proporcionada pelo aumento de óxido nítrico também ajuda a manter a pressão arterial equilibrada.
Qual é a melhor maneira de consumir?
Depende do seu objetivo. Se o foco é o aumento da performance, o consumo de suco de beterraba funciona de forma crônica (6 dias) e aguda (2,5 horas antes do exercício). Em geral, os benefícios são atingidos com dois copos do suco, cerca de 500 ml. A bebida exclusiva Oxy Beet® da Sanavita® é uma ótima opção de suplementação, pois além de oferecer praticidade e sabor, concentra todos os benefícios da beterraba associados a outras substâncias que potencializam sua ação, entre elas guaraná e gengibre.
Se o objetivo for apenas nutricional, o ideal é consumir o vegetal cru, bem como folhas e talos, que concentram grande quantidade dos antioxidantes e nutrientes. As folhas podem ser utilizadas para fazer caldos, sopas, bolinhos e charutos recheados, enquanto que o talo pode ser usado em omeletes, risotos e saladas. A água do cozimento da beterraba também pode ser aproveitada em caldos e sopas ou no preparo de sobremesas como gelatina. Experimente!