theme-sticky-logo-alt
Mulher sorrindo enquanto hidrata seus lábios com um hidratante labial.

Lábios – O que dizem sobre sua saúde

Cuidar dos lábios é essencial. Seja para realçar o visual em cores intensas, expressar as ideias ou em um beijo apaixonado, eles são porta-voz da nossa personalidade. No entanto, a boca pode revelar muito mais que beleza e dar sinais se organismo está pleno e saudável.

Por que eles são importantes?

A pele dos lábios é três vezes mais fina que a pele do resto do corpo. Não possuem folículos, ou secreções sebáceas, nem são recobertos pelo filme protetor lipídico como as demais regiões do corpo, ficando propensos à desidratação e a rachaduras. Ou seja, essa é uma área bem mais sensível às agressões externas como o tempo seco, frio e até mesmo o excesso de sol. Se a pele que protege o restante já revela sinais do organismo, imagine os lábios.

A principal orientação para fortalecer essa camada é a ingestão de líquidos e alimentos ricos em vitaminas do complexo B – hábito combinado ao uso de hidratantes.

O que os lábios podem mostrar?

Lábios secos: Suas principais causas são alergias e a desidratação causada pelo tempo seco. Bem comum no inverno, uma época em que nos esquecemos de beber água com a frequência ideal.

Lábios rachados: Também comuns em casos de alergia. Porém a ocasião de rachaduras severas se deve mais a medicações agressivas e falhas nutricionais como anemia e falta de vitaminas.

Rachaduras nos cantos: Acontece por várias causas, entre elas: problemas odontológicos, acne, consumo excessivo de açúcar e, mais uma vez, a carência de vitamina B, principalmente em forma de riboflavina.

Lábios desbotados ou sem cor: Esse sintoma pode chamar a atenção para o risco de anemia e doenças sanguíneas, principalmente se a cor se aproximar do amarelado.

Outros sinais aparecem como sintomas de doenças. É o caso de bolhas ou inchaço, que sinalizam a herpes simples e insuficiência renal.

Em todos os casos, a ingestão de água e vitaminas do complexo B pode evitar os males. A Niacina (B3) e a Riboflavina (B2), por exemplo, ajudam a pele a preservar sua umidade natural, e uma dieta rica em frutas e vegetais é a melhor maneira de obtê-las. Este simples cuidado já mostra, através dos lábios, que na sua alimentação está tudo em ordem!

Mesa com três tigelas brancas com diferentes tipos de doce em cada uma e uma mulher segurando a tigela do meio.
Post anterior
O que é picolinato de cromo?
Mulher sentada em sua mesa de frente para seu notebook, debruçada sobre a mesa e com os olhos fechados.
Próximo post
Como evitar o sono depois do almoço?
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0