theme-sticky-logo-alt
Mulher relaxando no sofá

Conheça os surpreendentes benefícios do magnésio para a saúde da mulher

A vida de uma mulher é uma jornada de múltiplas dimensões, repleta de desafios e realizações. Em cada etapa, desde a adolescência até a maturidade, a saúde desempenha um papel vital. Só que, muitas vezes, enquanto equilibram carreiras, família e aspirações pessoais, as necessidades de saúde podem ser deixadas de lado. 

No entanto, existe um aliado silencioso, bastante subestimado, porém poderoso, que está pronto para oferecer suporte em todas as fases desta jornada: o magnésio, um mineral que oferece inúmeras vantagens para a saúde feminina. 

Neste artigo, mergulharemos profundamente nos surpreendentes benefícios que o magnésio traz às mulheres, podendo ser um pilar crucial para uma vida saudável e equilibrada. 

Quer saber quais vantagens são essas e como utilizar o magnésio no seu cotidiano? Então, acompanhe esse artigo até o final. Boa leitura! 

Índice:

Qual a importância do magnésio para a mulher?

O magnésio desempenha um papel vital na saúde de mulheres de todas as idades. Este composto essencial, presente em uma variedade de alimentos e suplementos, é um cofator em mais de 600 reações bioquímicas  em nosso corpo.

Ele atua na regulação de funções fundamentais, como a produção de energia, a formação de proteínas, o funcionamento dos músculos e dos nervos, a manutenção óssea e muito mais.

No contexto da saúde feminina, o magnésio para a mulher é fundamental. Já que, ele contribui para o equilíbrio hormonal,  como o bem-estar durante o ciclo menstrual e a menopausa. Além disso, desempenha um papel crucial na saúde óssea, protegendo contra a osteoporose. 

Outras vantagens do magnésio na saúde feminina é a diminuição das ondas de calor, menor risco de ter a síndrome do ovário policístico-SOP, endometriose e até mesmo o câncer de mama e ovário.

Por fim, o seu papel na manutenção da saúde cardiovascular também não pode ser subestimado, com efeitos benéficos na regulação da pressão arterial e na prevenção de doenças cardíacas.

Quais são os benefícios específicos do magnésio para as mulheres?

Plaquinha escrita Mg à giz, rodeada por alimentos ricos em magnésio

O magnésio traz uma série de benefícios para a saúde da mulher nas diferentes etapas da sua vida, desde a TPM até o climatério, esse mineral é de suma importância e pode atuar melhorando  a qualidade de vida e o bem-estar do sexo feminino. Confira os principais benefícios do magnésio para a mulher a seguir.

Durante o uso de anticoncepcionais 

O uso de anticoncepcionais é uma prática comum entre mulheres de diversas idades, sendo uma escolha que vai além do controle de natalidade, muitas vezes sendo indicado para tratar uma série de condições relacionadas ao ciclo menstrual. 

No entanto, essa prática não está isenta de riscos, e entre os principais perigos associados ao uso de contraceptivos hormonais está o aumento do risco de trombose, um problema de saúde sério e potencialmente fatal. 

A trombose ocorre quando um coágulo de sangue se forma em uma veia profunda, mais frequentemente nas pernas. Assim, se esse coágulo se deslocar e chegar aos pulmões, pode resultar em uma embolia pulmonar, uma condição perigosa que pode levar à morte. 

É aqui que o magnésio entra em jogo como um aliado importante na saúde feminina. Estudos demonstraram que a suplementação de magnésio pode reduzir o risco de trombose em mulheres que fazem uso de anticoncepcionais. 

Isso é bastante relevante e não deve ser ignorado, uma vez que o uso de contraceptivos hormonais tem sido associado a níveis mais baixos de magnésio no organismo, assim como de outros nutrientes essenciais, como selênio e ácido fólico.

TPM

Uma conexão importante entre o magnésio e a TPM está na concentração desse mineral no corpo. Como já frisamos, o magnésio é fundamental em vários processos bioquímicos do corpo, e as suas reservas podem variar entre as pessoas. Isso também é verdade para as mulheres que sofrem com TPM.

Durante a TPM, muitas mulheres sentem uma série de sintomas desconfortáveis, como mudanças de humor, inchaço, irritabilidade e dores de cabeça e a concentração de magnésio no corpo pode ser menor em mulheres que enfrentam esses sintomas. 

Isso pode estar relacionado ao fato de que o magnésio desempenha um papel importante na regulação dos neurotransmissores, que são responsáveis e influenciam diretamente nosso humor e a sensação de dor.

A boa notícia é que a suplementação de magnésio pode oferecer alívio para as mulheres que sofrem com dores de cabeça relacionadas à TPM. Além disso, o magnésio pode ajudar a relaxar os músculos e reduzir a tensão, aliviando assim as dores de cabeça e outros sintomas desagradáveis. 

Por fim, ele também ajuda a regular os níveis de serotonina no cérebro, o que contribui para um melhor equilíbrio emocional durante esse período delicado do ciclo menstrual.

Leia também: Antioxidante: aliado no envelhecimento saudável | Blog Sanavita

SOP

A Síndrome do Ovário Policístico, conhecida como SOP, é uma condição que afeta muitas mulheres em idade reprodutiva. Ela é caracterizada por uma série de sintomas, incluindo desequilíbrios hormonais, ciclos menstruais irregulares e a presença de pequenos cistos nos ovários. Além desses sintomas, ela também está ligada a níveis mais baixos de magnésio no corpo. 

Nesse contexto, a suplementação desempenha um papel crucial na preservação da saúde feminina, especialmente devido a evidências que indicam que a maioria das mulheres com SOP segue uma dieta desequilibrada, apresentando carências em diversos nutrientes, tais como cálcio, magnésio, zinco e vitaminas 

Endometriose

A endometriose ocorre quando o tecido que normalmente reveste o útero, conhecido como endométrio, começa a crescer fora do útero, muitas vezes nos órgãos pélvicos

Em casos de endometriose, o tecido endometrial fora do útero pode causar dor, inflamação e, às vezes, a formação de aderências que podem afetar as trompas de Falópio. A contração anormal das trompas de Falópio é uma das complicações comuns da endometriose, o que pode dificultar a fertilidade e levar a um maior desconforto.

A suplementação de magnésio para a mulher pode ajudar a relaxar os músculos e aliviar as dores associadas à endometriose, incluindo dores menstruais intensas e menstruação retrógrada, na qual o fluxo menstrual flui de volta para as trompas de Falópio e a cavidade pélvica, causando dor e inflamação. 

Leia também: 5 Dicas de Alimentação Saudável imperdíveis! | Blog Sanavita

Climatério e menopausa

O climatério e a menopausa marcam uma transição significativa na vida de uma mulher, à medida que o corpo se adapta às mudanças hormonais e biológicas. 

Uma das questões mais comuns durante esse período são as ondas de calor, que podem causar desconforto significativo. A suplementação de magnésio tem sido associada à redução da frequência e da intensidade das ondas de calor, proporcionando alívio às mulheres que enfrentam esse sintoma incômodo.

Outra vantagem do magnésio para a mulher durante o climatério e a menopausa está relacionada à saúde cardíaca. Como a menopausa está associada a um maior risco de hipertensão, o magnésio pode ajudar a regular a pressão arterial, contribuindo para a prevenção da hipertensão.

Por último, mas não menos importante, o magnésio também é super importante na saúde óssea. Durante a menopausa, as mulheres estão em maior risco de desenvolver osteoporose devido à diminuição dos níveis de estrogênio, um hormônio que ajuda a proteger os ossos. 

O magnésio é essencial para a absorção adequada de cálcio, um mineral vital para a saúde dos ossos que se torna ainda mais relevante durante o período.

Qual é a dose diária de magnésio recomendado para mulheres?

A dose diária recomendada de magnésio pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de diversos fatores, como idade, nível de atividade física e necessidades individuais. No entanto,  a dosagem de 300mg ao dia é a mais prescrita nos consultórios dos profissionais da saúde atualmente.

Essa orientação é um ponto de partida que pode ser útil para muitas mulheres que desejam suplementar com magnésio. No entanto, é importante lembrar que a dosagem exata pode variar com base nas necessidades específicas de cada indivíduo.

Uma vantagem notável da suplementação é a flexibilidade de horários para o consumo das cápsulas. O magnésio é super bem recebido pelo corpo e não deve causar desconfortos digestivos ou afetar a acidez estomacal. 

Isso significa que as mulheres têm a liberdade de escolher quando ingerir as cápsulas, de acordo com sua rotina e preferências. Outra opção prática que podemos mencionar é dividir a dose de duas cápsulas em dois momentos do dia, como uma cápsula de manhã e outra à noite. 

Essa abordagem pode garantir uma absorção gradual do magnésio ao longo do dia de forma simples.

Leia também: Rotina Saudável: 9 hábitos que irão mudar seu dia | Blog Sanavita

Conclusão

O magnésio é, sem dúvida, um mineral essencial que desempenha um papel fundamental na saúde das mulheres em várias fases da vida, desde a TPM até a menopausa. A sua importância para a saúde muscular, saúde cardíaca, controle de sintomas e prevenção de complicações é inegável. 

Com base no que discutimos, é claro que manter níveis adequados de magnésio é uma escolha inteligente para as mulheres que desejam uma vida saudável e equilibrada. 

Assim, se você está interessada em obter os benefícios do magnésio de forma conveniente e eficaz, precisa conhecer o Magnésio da Sanavita. Esse suplemento em cápsulas é uma combinação cuidadosamente formulada de três tipos de magnésio que atuam de forma sinérgica para potencializar os benefícios.  

Já que, a sua fórmula avançada e de alta absorção foi desenvolvida com base em pesquisas e orientações de profissionais de saúde. Cada dose de duas cápsulas contém 300mg de magnésio elementar, garantindo uma maneira eficiente de atender às necessidades do mineral. 

Lembre-se de que a sua saúde é um investimento importante, e a suplementação pode ser um passo valioso para manter o seu corpo, coração e mente funcionando adequadamente nas mais diversas fases da vida. 

Adquira o magnésio – Dimalato, Taurato e Bisglicinato | Capsulas | Sanavita

Mulher de meia idade, sorrindo, com os braços apoiados em barras de metal para exercício no parque.
Post anterior
Longevidade ativa: descubra como a creatina potencializa a saúde de idosos
Mulher estressada, com os cotovelos sobre a mesa e as mãos na cabeça
Próximo post
A influência do magnésio no estresse: descubra a importância desse mineral
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0