Simplificando o complexo B
Quem decide complementar a alimentação com polivitamínicos pode ter se deparado com esse enigma na tabela nutricional. São 8 as vitaminas que compõem o complexo B e têm papel fundamental na manutenção do corpo humano vivo e funcionando adequadamente.
Antigamente acreditava-se que elas eram uma só, com o nome de vitamina B. Depois de estudos mais aprofundados, descobriu-se que elas eram distintas quimicamente e coexistiam em alimentos.
Suas funções também mostraram ser tão variadas que foi preciso atribuir a cada uma delas um número e um nome próprio. Somadas, elas apresentam benefícios para o corpo inteiro:
Vitamina B1 ou tiamina
Atua no metabolismo, tonifica os músculos, estimula o apetite e a síntese de glóbulos vermelhos. Outro papel importante é melhorar a conexão entre os neurônios responsáveis pela memória e concentração.
Esse poderoso antioxidante está presente no fígado, feijão, cereais integrais, gema de ovo, legumes e vegetais verdes folhosos.
Vitamina B2 ou riboflavina
Também atua no metabolismo e na saúde das células do sangue e neurológicas. Vale destacar seu papel na liberação de hormônios que dão a sensação de bem-estar e satisfação.
Podemos encontrar em vegetais folhosos verde-escuro, fígado, carnes, leite e derivados, ovos, nozes, peixe, abacate, brócolis, feijão, batata doce, abóbora, aspargos e cereais enriquecidos.
Vitamina B3 ou niacina
Além dos benefícios para o cérebro e coração, esse antioxidante é um regulador da produção de hormônios como progesterona, insulina, testosterona e estrogênio.
Suas fontes são leveduras, leite, carnes magras, ovos, frutas secas, cereais integrais, legumes, frutas e verduras.
Vitamina B5 ou ácido pantotênico
Soma benefícios à beleza ao estímulo do metabolismo, dos hormônios e das funções cardíacas e neurológicas. É essencial para pele, cabelo unhas e todo o tecido conjuntivo e cartilaginoso. Por isso, forma uma combinação perfeita com o colágeno.
Está presente na batata, tomate, abacate, carne vermelha, ovos, fígado, gérmen de trigo, cogumelos, melão, morango, semente de abóbora, entre outros.
Vitamina B6 ou piridoxina
O destaque da vitamina B6 é o seu benefício para as mulheres, no alívio dos sintomas da TPM, e da menopausa, além de evitar enjoos em gestantes. Também é fundamental para prevenir a anemia, ao estimular a síntese de células do sangue.
Ela é encontrada em peixes, fígado, batata, frutas, alho, semente de girassol, banana e salmão cozido.
Vitamina B7 ou biotina
É mais um antioxidante favorável à beleza da pele, unhas e cabelos, com um benefício a mais: ele previne a calvície. Seus efeitos incluem o equilíbrio do metabolismo de carboidratos, ou seja, tem um papel importante para evitar a diabetes.
Podemos obter a biotina em couve-flor, gema de ovo, espinafre, cenoura, cebola, tomate, arroz integral, leite, cogumelos, amendoim e fígado.
Vitamina B9 ou ácido fólico
Atua no crescimento e o desenvolvimento humano, ou seja, é muito importante para crianças e adolescentes. Gestantes têm uma necessidade especial, pois ela auxilia na formação da placenta e do feto, prevenindo doenças congênitas. Também chamada de folato, está no feijão, espinafre, aspargos, brócolis, repolho, ovos, banana e melão.
Vitamina B12
A última integrante do complexo B é primordial para o equilíbrio das funções neurológicas, prevenção dos nervos e da medula espinhal. Por isso, é considerada nutriente vital, sendo encontrada em peixes, carnes, ovos, queijo, leite, levedo de cerveja e algas marinhas.