theme-sticky-logo-alt
Imagem ilustrativa representando as vitaminas, como a vitamina C e a vitamina D.

Vitamina C, Vitamina D, Zinco e Selênio

Você sabia que nosso organismo tem um sistema de defesa supercompleto? Esse sistema é composto pelo nosso sistema imunológico, além de barreiras físicas e fisiológicas.

Para que nosso sistema imune funcione perfeitamente e nos defenda dos ataques de microrganismos, precisamos de nutrientes, como as vitaminas e os minerais. Eles cuidam da manutenção desse sistema todo. Aqui, nós vamos mostrar as principais vitaminas e minerais que têm essa função.

Vitamina C: é uma vitamina hidrossolúvel que tem um papel importante nas diferentes respostas imunológicas do nosso corpo. As concentrações ideais dessa vitamina na pele estão associadas à diminuição da permeabilidade cutânea, pois promove a proliferação, ou seja, a produção de células da epiderme. Além disso, é antimicrobiana, pois aumenta a produção de interferon – proteína ligada ao combate a diversos tipos de microrganismos –, e é antioxidante.

Vitamina D: vitamina chave em todos os processos imunológicos. Tem um papel importantíssimo na atividade das células imunológicas, regulando a síntese de proteínas antimicrobianas, equilibrando a flora intestinal e melhorando a barreira do intestino. Na pele, auxilia na integridade do tecido, participando da estruturação da barreira cutânea.

Zinco: contribui para a manutenção da integridade do tecido epitelial, tanto da pele, quanto do intestino. Mantém ou eleva o perfil de células citotóxicas, as que combatem agentes infecciosos, tem um papel central na proliferação e diferenciação de células do sistema imunológico e está envolvido na produção de interferon também.

Selênio: micronutriente com papel fundamental no controle do estresse oxidativo das células. Auxilia na manutenção de anticorpos e na produção de interferon.

Mas é bom lembrar que os níveis desses nutrientes no organismo sofrem alterações com o estresse, mudanças ambientais, como temperatura, doenças, alimentação inadequada, sedentarismo ou excesso de atividade física. Assim, a suplementação, nos diferentes casos, pode restaurar a capacidade imunológica e promover uma melhora na qualidade de vida. Mesmo de longe, consulte sua nutricionista e mantenha a imunidade lá em cima!

Mulher tomando chuva ao ar livre
Post anterior
Sistema Imunológico: saiba como funciona e como melhorar as defesas do seu corpo
Mulher em sua cozinha tomando o seu suplementos enquanto confere as horas em seu relógio de pulso.
Próximo post
A praticidade dos suplementos e suas estratégias
Ma. Luisa Amábile Wolpe Simas

Sócia proprietária da Clínica Santorini Nutricionista (FIES) Técnica em Estética Facial e Corporal (Martinus) Especialista em Nutrição Clínica (UFPR) Mestre em Medicina Interna (UFPR) Consultora de Empresas de Suplementos Alimentares e Insumos Cosméticos Professora de pós-graduação em Nutrição em várias instituições de ensino Palestrante em congressos na área de Nutrição e Estética http://lattes.cnpq.br/1492298403997711

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0