theme-sticky-logo-alt
Mesa com copo de vidro com shake de frutas vermelhas e um canudo.

Mitos e verdades sobre os shakes

Uma forma prática e saudável de perder peso é apostando nos shakes – também conhecidos como substitutos de refeição. Ao trocar o café da manhã, o almoço ou o jantar por esses coadjuvantes da perda de peso, é possível diminuir calorias sem deixar de consumir nutrientes importantes.

Mas você sabe tudo sobre eles? Separamos abaixo alguns mitos e verdades sobre essa forma de alimentação:

 

  • O shake equivale a uma refeição completa.

Verdade. Desde que, é claro, atenda às recomendações do Ministério da Saúde. Para ser considerado substituto de refeição, o shake deve oferecer entre 200 kcal a 400 kcal por porção (junto com o leite). Além disso, as proteínas devem representar até 50% do valor energético total do alimento e o produto deve ser completo em vitaminas e minerais.

 

  • Substituir a refeição por shakes ajuda a emagrecer.

Verdade. Ao substituir um almoço que teria em média entre 600 a 900 calorias por um shake com 220 calorias, você pode de fato conseguir um resultado na balança. É importante ter equilíbrio na demais refeições e pequenas mudanças de hábitos.

 

  • O shake pode substituir todas as refeições do dia.

Mito. Os shakes podem integrar uma dieta saudável – mas não devem ser a sua fonte exclusiva de alimentação. O indicado é consumi-los em até duas refeições principais, sempre de forma alternada. Ou seja, se você trocou o café da manhã pelo shake, é importante almoçar de forma completa. Arroz integral, feijão, salada, legumes e carne grelhada são uma boa opção.

 

  • Além do leite, posso preparar meu shake com outras bebidas.

Depende. Os substitutos de refeição costumam ser indicados para consumo com leite desnatado, bebida de arroz ou bebida de soja. Á água não é uma opção, já que não garante os nutrientes necessários.

 

  • Posso tomar um shake antes dos exercícios sem prejudicar meu rendimento.

Verdade. Esta é uma opção de refeição leve, ideal para pessoas que treinam no horário do almoço ou de manhã, por exemplo.

 

  • Os shakes garantem saciedade até uma próxima refeição.

Verdade. Desde que contenham uma quantidade adequada de fibras, os substitutos de refeição podem controlar a fome por até 4 horas após a sua ingestão.

 

Agora ficou mais fácil entender o universo dos shakes! Aproveite para conhecer o Shake Protein da Sanavita, aprovado na Anvisa para substituir até 2 refeições por dia, e conte pra gente nos comentários como você consome os substitutos de refeição.

 

Blog Sanavita - Xylitol
Post anterior
Xylitol – O que é e porque está tão em alta?
Mesa com uma tábua de madeira com um copo de vidro em cima e uma jarra com o suco verde que ajuda no emagrecimento.
Próximo post
Suco verde: um grande aliado no emagrecimento!
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0