theme-sticky-logo-alt
Mulher com insônia, deitada na cama, com a mão na testa

Magnésio: um aliado contra a insônia

A suplementação de magnésio tem ganhado cada vez mais destaque devido as suas inúmeras propriedades para manutenção da saúde, tais como: 

  • Fortalecimento dos ossos; 
  • Melhoria da função muscular; 
  • Auxílio no humor e bem-estar;
  • Controle da pressão arterial. 

E não para por aí! Você sabia que o magnésio atua também sobre o relaxamento físico e mental, e é essencial para manter a qualidade do sono?  

Neste post, vamos entender os principais motivos que fazem do magnésio um recurso valioso para quem busca por noites mais tranquilas e um sono de qualidade e revitalizante. Quer saber mais sobre a ação do magnésio e noites mal dormidas, se ele de fato, pode ajudar no combate a insônia? Então, acompanhe esse artigo até o final e fique por dentro desse assunto. Boa leitura!

Índice:

Por que o magnésio pode ser bom para quem dorme mal ou tem insônia?

O magnésio é um dos principais responsáveis por ditar o ritmo de funcionamento dos neurotransmissores, aqueles encarregados de lidar com nosso aprendizado, memória, humor e emoções, incluindo o sono.

Para ter uma noite de sono de qualidade, precisamos que haja certa coordenação entre os neurotransmissores, como o GABA e a acetilcolina. E quem contribui para isso é justamente o magnésio! Ele participa ativamente na regulação desses neurotransmissores, garantindo que tudo funcione harmoniosamente.

Com base nos estudos mais recentes, podemos afirmar que o magnésio ajuda a manter o equilíbrio necessário para que o seu corpo esteja apto a ter uma excelente noite de sono e os principais motivos para isso são:

Atua na regulação do humor

Ao influenciar a transmissão dos impulsos nervosos e regular os canais iônicos, especialmente os de cálcio, o magnésio desempenha um papel fundamental na liberação de neurotransmissores que impactam positivamente o humor

Além disso, essa regulação nervosa proporcionada pelo magnésio pode contribuir para acalmar a mente e aliviar o estresse, dois fatores cruciais na promoção de um sono saudável.

A associação entre o magnésio e a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, também é bem importante. A serotonina não apenas influencia o humor, mas também está relacionada à regulação do ciclo sono-vigília, o padrão natural de alternância entre períodos dormindo e acordado, visto que o hormônio (serotonina) é transformado em melatonina durante o período noturno. 

Leia também: Antioxidante: aliado no envelhecimento saudável | Blog Sanavita

Reduz os níveis de cortisol

O magnésio influencia os níveis de cortisol, que é um hormônio que nosso corpo produz em resposta ao estresse. A sua função é preparar o corpo para enfrentar situações desafiadoras, liberando energia e mobilizando recursos para lidar com a pressão. 

O magnésio aparece como um regulador nesse cenário, ajudando a manter os níveis de cortisol equilibrados, evitando que fiquem elevados por longos períodos. Já em situações de estresse crônico, os níveis de magnésio naturalmente diminuem, gerando uma resposta exacerbada e, até mesmo, desproporcional ao estresse.  

Quando garantimos níveis adequados de magnésio, estamos fortalecendo nossa defesa contra os efeitos negativos do cortisol descontrolado. Isso significa mais equilíbrio emocional e menos impacto do estresse em nossa saúde geral.

Promove o relaxamento muscular

São inúmeras as formas como o magnésio influencia nos processos fisiológicos essenciais nas células musculares e uma delas é através do bloqueio dos canais de cálcio nessas células. Esse bloqueio limita a quantidade de cálcio disponível para causar contração, favorecendo o relaxamento muscular.

Além de bloquear, o magnésio também ativa as bombas de cálcio na membrana celular. Essas bombas retiram o cálcio das células musculares, reduzindo os níveis intracelulares e promovendo o relaxamento.

O magnésio ainda interage com o potássio, regulando os canais e contribuindo para o equilíbrio eletrolítico nas células musculares. Essa interação vai nos beneficiar mantendo o equilíbrio entre cálcio e potássio, que também é fundamental para o relaxamento muscular eficaz.

Auxilia no aumento da liberação de melatonina

O magnésio influencia positivamente a atividade da enzima N-Acetiltransferase, uma peça-chave na transformação da serotonina em melatonina. Em termos simples, o magnésio favorece esse processo crucial, contribuindo para uma produção mais eficiente e veloz de melatonina.

Embora seja mais conhecido por suas habilidades de modulação, o magnésio também atua nos receptores NMDA no cérebro. Esses receptores têm um papel na liberação de neurotransmissores diversos, entre eles, a serotonina e é ao influenciar esse setor que o magnésio indiretamente contribui para a produção adequada de melatonina

Ou seja, ao garantir níveis adequados de magnésio, contribuímos para a transformação eficiente de serotonina em melatonina.

Melatonina ou magnésio: qual o melhor para insônia?

Essa talvez seja uma comparação um pouco cruel, mas é uma dúvida muito comum de quem recorre a suplementações que possam contribuir na luta contra a insônia. Mas afinal, qual o melhor para insônia? Melatonina ou magnésio?

A melatonina, é uma importante atuante no nosso relógio biológico, ela regula o ritmo do nosso corpo e a suplementação costuma ser incrível para aqueles que produzem, naturalmente, níveis baixos desse hormônio, especialmente idosos e pessoas com limitações visuais.

Agora, vamos falar do magnésio, um mineral presente em 600 células do nosso corpo, desempenhando papéis cruciais em diversos processos metabólicos. Além dos seus inúmeros benefícios abordados, já citamos que o magnésio também estimula a produção de melatonina.

Enquanto a melatonina foca no ritmo biológico, o magnésio age indiretamente, influenciando fatores que positivamente impactam o sono e outros aspectos de nossa saúde.

Assim, antes de optar por um dos suplementos, é preciso compreender se a razão pelas noites mal dormidas deve-se a níveis insatisfatórios de magnésio no corpo, ou se está relacionado a baixa produtividade de melatonina. A boa notícia, é que os suplementos podem ser combinados com segurança, caso seja necessário. 

Na dúvida, consulte um profissional da saúde, ele te ajudará a compreender melhor sobre suas especificidades e a escolha do melhor tratamento.

Leia também: 5 receitas proteicas para você matar a vontade de doce!

Qual o melhor horário para consumir magnésio para a insônia?

Mesa com alimentos ricos em magnésio

Você já se perguntou qual é o momento certo para tomar magnésio e garantir um sono tranquilo? A sugestão dos especialistas, para quem busca essa ação em específico, é tomar magnésio cerca de uma hora antes de ir para a cama. 

Isso é justificável pois, nesse intervalo, o magnésio tem tempo suficiente para ser absorvido pelo corpo, preparando o terreno para uma noite de sono relaxante.

Lembre-se, o magnésio não é um remédio mágico, é um mineral que acumula seus benefícios ao longo do tempo. 

Então, a consistência na suplementação é a chave para resultados duradouros. Se você está buscando melhorar seu sono, estabelecer além de uma higiene do sono uma rotina regular de consumo de magnésio.

Já que estamos falando sobre momento de consumo, aqui vão algumas dicas importantes para otimizar a absorção deste mineral no corpo.  

Saiba que o magnésio compete com outros minerais, como cálcio e ferro, pela absorção no trato gastrointestinal. Quando ingerido com as refeições, especialmente aquelas ricas em fibras, ele pode ter sua absorção prejudicada devido à formação de alguns complexos insolúveis.

Para otimizar a absorção do magnésio, considere as seguintes estratégias:

  • Tomar em jejum ou entre as refeições: a absorção de magnésio pode ser mais eficaz quando o suplemento é consumido em jejum ou entre as refeições. Isso reduz a competição com outros minerais e melhora bastante a absorção.
  • Divida as doses ao longo do dia: se for necessário tomar uma dose maior, dividir a ingestão ao longo do dia é uma boa ideia. Isso permite uma absorção mais eficiente e reduz a possibilidade de efeitos colaterais gastrointestinais, como diarreia, que podem ocorrer tomando doses únicas elevadas.
  • Evitar consumir com alimentos antagonistas: evite ao máximo consumir o suplemento com alimentos ricos em cálcio ou fibras pode ajudar a minimizar essa interferência.

Já as formas orgânicas de magnésio, como o dimalato, o bisglicinato e o taurato, são melhor absorvida, apresenta melhor tolerância gastrointestinal e são mais estáveis, não reagindo com os nutrientes presentes nos alimentos. Não é à toa que são mais indicadas pelos profissionais da saúde e efetivas no tratamento de problemas relacionados a carência de magnésio, tais como a insônia.

Conclusão

Ao longo deste artigo, exploramos os mais diversos benefícios do magnésio para combater a insônia, entendendo como os níveis adequados desse mineral é essencial  para noites de sono tranquilas e revigorantes.

O magnésio, com suas propriedades relaxantes e reguladoras do sono, é, comprovadamente, uma solução natural e eficaz para quem busca melhorar a qualidade do descanso noturno. 

Caso você precise suplementar, conheça o  Magnésio Tri Complex da Sanavita. Esta fórmula inovadora, foi desenvolvido por especialistas com base em pesquisa realizada com prescritores, onde os tipos de magnésio, dosagem diária e até mesmo a forma de apresentação foram avaliados. 

Ouvimos os profissionais da saúde com o objetivo de trazer uma fórmula perfeita, que

supra as necessidades do mineral, com eficiência e conforto digestivo. A fórmula avançada, de alta absorção, associa 3 tipos de magnésio bisglicinato, taurato e dimalato (dimagnésio malato), em cápsulas duras, livres de corantes e conservantes. A embalagem contém 60 cápsulas e a porção de 2 cápsulas oferece 300mg de magnésio elementar.

Livre de glúten, lactose, calorias e açúcares.

Adquira agora o Magnésio Tri Complex – Sanavita

Referências:

Abbasi B, Kimiagar M, Sadeghniiat K, Shirazi MM, Hedayati M, Rashidkhani B. The effect of magnesium supplementation on primary insomnia in elderly: A double-blind placebo-controlled clinical trial. Journal of Research in Medical Sciences.

Held K, Antonijevic IA, Künzel H, et al. Oral Mg(2+) supplementation reverses age-related neuroendocrine and sleep EEG changes in humans. Pharmacopsychiatry.

Rondanelli M, Opizzi A, Monteferrario F, Antoniello N, Manni R, Klersy C. The effect of melatonin, magnesium, and zinc on primary insomnia in long-term care facility residents in Italy: A double-blind, placebo-controlled clinical trial. Journal of the American Geriatrics Society

Hornyak M, Voderholzer U, Hohagen F, Berger M, Riemann D. Magnesium therapy for periodic leg movements-related insomnia and restless legs syndrome: an open pilot study. Sleep.

Nielsen FH, Johnson LK, Zeng H. Magnesium supplementation improves indicators of low magnesium status and inflammatory stress in adults older than 51 years with poor quality sleep. Magnesium Research. 2010

Máquina para medir o índice glicêmico em diabéticos, ao lado de algumas frutas, em cima da mesa
Post anterior
Diabéticos podem tomar Creatina? Confira!
Maca Peruana amarela em pó em uma tigela ao lado do frasco de Maca Peruana da Sanavita
Próximo post
6 benefícios surpreendentes da Maca Peruana
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0