theme-sticky-logo-alt
Mesa com várias cestinhas com oleaginosas e frutas secas diferentes, como nozes, amêndoas e castanhas.

O Poder das Oleaginosas e Frutas Secas

O que você costuma a comer nos intervalos das refeições? Está sem opção?

As oleaginosas, conhecidas por ser um grupo de alimentos saudáveis e nutritivos,  são ótimas opções para serem consumidas nos lanches da manhã ou da tarde e podem colaborar muito na dieta. As sementes possuem alto valor em nutrientes importantes para nosso corpo como proteínas, fibras, vitamina E, selênio, zinco, cobre e magnésio. Já as frutas secas são ricas em vitaminas, ajudam a regularizar o funcionamento do organismo e são excelentes fontes de energia.

Muitos especialistas ressaltam os benefícios das frutas e oleaginosas. Mesmo ricas em gorduras, elas auxiliam no processo de emagrecimento e combatem o colesterol. Com propriedades antioxidantes, as oleaginosas também ajudam a combater as infecções do organismo e evitam ainda o acúmulo de gordura.

O lanche da manhã e da tarde, por exemplo, é o momento ideal para o consumo das frutas secas. Para melhores resultados, elas devem ser combinadas com sementes oleaginosas. O “mix” pode ser composto, por exemplo, de três frutas secas e três tipos de sementes oleaginosas, é uma combinação que fornece nutrientes e dão saciedade.

Benefícios das Sementes Oleaginosas e Frutas Secas

A oleaginosa mais conhecida é a castanha-do-pará, mas há uma série de outras oleaginosas benéficas à saúde. Mais da metade de sua composição está na forma de gorduras, mas somente uma pequena quantidade dessa gordura é saturada (“ruim”). A maior parte da gordura presente nas oleaginosas é de “boa” qualidade, sendo fonte de ômega 3, 6 e 9, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo, auxiliando no controle  do colesterol, principalmente na redução do colesterol ruim (LDL).

Por serem ricas em antioxidantes, as oleaginosas reduzem o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e algumas formas de câncer. As oleaginosas, como nozes e avelãs, também são importantes fontes de fitosteróis (substâncias encontradas em plantas e que podem ajudar a diminuir o colesterol). Conheça um pouco mais desses alimentos:

Amêndoas: Também rica em vitamina E, a amêndoa é fonte de vitamina B1 e de outros nutrientes como magnésio e zinco. Segundo pesquisas, a oleaginosa ajuda a diminuir o risco de doença cardíaca.

Avelãs: Essa oleaginosa contém uma grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, que combate o colesterol ruim, o LDL, no sangue. Para fazer uma comparação, ela possui o dobro desse ácido graxo em relação à castanha de caju. Além disso, a avelã é fonte de magnésio e vitaminas do complexo B que servem como antiinflamatórios que protegem o coração.

Castanha de caju: fonte de diversos nutrientes, a castanha de caju é rica em argimino, um aminoácido que protege o sistema cardiovascular. A castanha de caju concentra grande quantidade de gordura monoinsaturada, ou seja, auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim no sangue.

Pistache: Também  chamado “o grãozinho da felicidade”, pois o consumo de quatro deles por dia é suficiente para evitar a depressão. Ele estimula o funcionamento do cérebro, e ainda ajuda na redução do colesterol.

Amendoim: Combate o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL). A medida de uma colher de sopa, todos os dias, ainda é capaz de melhorar a memória.

Em relação às Frutas Secas, os figos e as ameixas contêm laxativos naturais, além de grandes quantidades de fibras. Apesar de serem tradicionalmente usadas contra prisão de ventre, o consumo excessivo das ameixas, pode provocar diarréia.

O abacaxi desidratado é ideal para o consumo após as refeições para auxiliar na digestão, a ameixa desidratada, rica em fibras insolúveis que auxilia na obstipação intestinal. Já o damasco desidratado é rico em vitamina A, B1 e C . As uvas passas por sua vez, são energéticas e ricas em potássio.  A maçã desidratada possui alto valor em flavonoides, antioxidantes, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B.

Outra fruta seca saudável e saborosa é a tâmara, que contém vitaminas do complexo B e que apesar do teor de açúcar, é aliada no combate ao colesterol ruim (LDL), dilata as veias do coração e ajuda na reposição de hormônios femininos.

Com tantos benefícios, porque não fazer um lanchinho?

Vantagens não faltam. Ocupam pouco espaço, são práticas de serem levadas para o trabalho. A validade é outra vantagem, algumas podem chegar a seis meses e é possível guardá-las até mesmo na gaveta do trabalho, pois não exigem refrigeração. Só não vale exagerar!

Fruta Seca (50g) Kcal Fibra Alimentar
Ameixa seca 120kcal 9,3g
Tâmara 127kcal 3,6g
Damasco seco 119kcal 4,0g
Figo seco 128kcal 5,0g
Uva Passa 150kcal 1,54g
Oleaginonas Kcal (50g) Principais vitaminas Fibra Alimentar
Macadâmia 718 B1 4,3g
Nozes 333 A , C 3,3g
Amêndoas 290 ácido fólico, niacina 5,2g
Castanha do Pará 320 E, ácido fólico 4,0g
Avelã 314 ácido fólico, B, C 5,0g

Centro de Educação Alimentar Sanavita (CEAS)
Caroline Soares

Mulher na academia treinando seu abdome em um colchonete.
Post anterior
Acelere seu metabolismo!
Mesa com copo de vidro com suco rosa e frutinhas vermelhas por cima.
Próximo post
O poder do suco rosa no desempenho físico
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0