theme-sticky-logo-alt
Mesa coberta com grãos de linhaça, com uma colher de madeira em cima com a farinha da linhaça.

Os benefícios da farinha de linhaça

Conhecida hoje como um alimento funcional, a linhaça faz parte da alimentação de muitos brasileiros interessados em uma dieta saudável e equilibrada. A maneira mais prática (e adequada para o aproveitamento dos nutrientes) de consumir essa semente é em forma de farinha – que pode ser adicionada em sopas, saladas, frutas, preparações de pratos, iogurtes, vitaminas e sucos.

A farinha de linhaça pode ser feita batendo as sementes no liquidificador. Porém, no mercado já existem versões prontas. Uma atenção importante é não escolher aquelas que entreguem o produto em embalagens transparentes – já que a claridade oxida os ácidos graxos e diminui as propriedades do alimento.

A linhaça e suas propriedades

Os principais benefícios dessa semente são atribuídos ao seu óleo rico em ácido alfa-linolênico, lignanas e fibras alimentares. Além disso, a linhaça conta com vitaminas B1, B2, C e E, além de minerais como cálcio, zinco, magnésio, ferro, potássio e fósforo.

Esse alimento é capaz de manter a saciedade por mais tempo, diminuindo a fome e fornecendo mais energia ao organismo. Encontrada nas versões marrom ou dourada, a linhaça ainda é fonte de proteína vegetal, gorduras poli-insaturadas e ômega 3.

Por que incluir a farinha de linhaça no cardápio

Por conta do seu perfil anti-inflamatório, a farinha de linhaça contribui ao emagrecimento saudável. Ela ainda auxilia na diminuição dos sintomas da menopausa e previne o envelhecimento precoce das células, além de proteger o sistema imunológico.

Estudos indicam que essa semente é eficaz na redução dos níveis de colesterol total, reduzindo os fatores de risco para doenças crônicas, em especial as cardiovasculares. A linhaça ainda é útil na prevenção e tratamento da diabetes tipo II, doenças no fígado, hipertensão, artrite reumatoide e embolias, além de certos tipos de câncer.

Com tanta informação positiva, ficou ainda mais fácil incluir a farinha de linhaça no seu dia a dia. Qual é o seu acompanhamento preferido para ela? Não deixe de nos contar nos comentários!

Mulher sorrindo sentada no chão alongando sua perna ao ar livre.
Post anterior
Cuide das suas articulações
Homem em sua cozinha preparando um shake como substituto para sua refeição.
Próximo post
Não tenho tempo para comer. E agora?
Fernanda Chaves

Graduada em Nutrição pelo Unicentro Newton Paiva, é especialista em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional e em Nutrição Clínica e Fundamentos Metabólicos pela Universidade Gama Filho.

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0