theme-sticky-logo-alt
Mesa de madeira com uma fileira de xícaras brancas com diferentes chás em cada uma.

Chás: grandes aliados da saúde!

Os chás são grandes aliados da saúde. Além de promoverem uma sensação de bem estar e prazer em algumas horas do dia, os chás oferecem outros benefícios que vão desde hidratar o corpo, aquecer, aliviar sintomas da gripe, auxiliar na insônia, ajudar no emagrecimento, entre tantos outros.

Emagrecimento e Detoxificante:

Quando se fala em emagrecimento, todo amigo tem uma “receita” de chá e para emagrecer é preciso consumir litros e litros da tal bebida. Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer que o emagrecimento efetivo é conseguido com mudanças de hábitos e alimentação saudável. Dito isso, os chás pode ajudar sim!

Existem chás estudados e indicados para acelerar metabolismo, diminuir a retenção de líquidos, eliminação das toxinas e atuar na oxidação das gorduras como o chá verde, elaborado com a planta  Camellia sinensis  e o chá de hibiscus, feito a partir do Hibiscus sabdariffa. Essas plantas são ricas em substâncias polifenóis que dão uma ajudinha no metabolismo e combatem os radicais livres. O chá verde contém ainda a cafeína, presente naturalmente na planta e que favorece ainda mais a termogênese (gasto calórico).   Na forma de infusão, devem ser consumidos de 5-6 xícaras do chá diariamente para ter um resultado satisfatório. Hoje, já podem ser encontrados os chás prontos para beber ou as opções em pó solúvel e já com os princípios ativos concentrados. Em 2011, um estudo realizado pela USP com o Chá Verde Sanavita mostrou resultados muito satisfatórios com o consumo de 02 porções ao dia da bebida. As mulheres que consumiram a bebida e não praticam exercícios, perderam cerca de 4 quilos em 2 meses. Já aquelas que fizeram atividade física, perderam cerca de 9,5 quilos no mesmo período. Outros chás que ajudam na eliminação das toxinas são aqueles preparados com capim-limão, gengibre, salsa, etc.

Expectorante/dor de garganta:

Aqui não é bem uma receita de chá. Mel, guaco e agrião sempre foram usados na receitinha caseira de xarope para rouquidão, tosse, bronquite e outras infecções do trato respiratório. Hoje é possível encontrar xaropes industrializados que levam um desses ingredientes. Outro chá bastante usado nas inflamações de garganta é o chá de romã devido suas propriedades funcionais. O chá pode ser ingerido ou ainda usado em gargarejo.

Calmante/ansiolítico

Apesar de não terem um conhecido aprofundado das plantas, nossas avós eram muito sábias e sempre tinham uma receita de chá para qualquer “mal”. Um dos chás que me lembro de consumir muito na infância era o chá de poejo, erva doce, melissa, camomila, funcho, etc. Outro chá que não faltava naquela época era um que combinava o maracujá, camomila e melissa. Sempre bem quentinho, tinha o poder de acalmar os mais agitados e garantir uma noite tranquila de sono, graças a substâncias ativas presentes no maracujá e nas ervas como: maracujina e passiflorina (maracujá), apigenina (camomila) e monoterpernóides e ácido rosmarínico (melissa), que tem o efeito calmante, sedativo, ansiolítico e relaxante. Pensando em todos esses benefícios, a empresa Sanavita desenvolveu um chá solúvel  com todas essas substâncias ativas. O chá é o RelaxTea e pode ser usado por qualquer pessoa, sem restrições.

Digestivo

O chá de boldo ou boldo do Chile como é conhecido, é infalível para os problemas de digestão. Além de aliviar cólicas e flatulência (gases). Seu gosto é muito forte e amargo e mais lembra uma dose de remédio. Só mesmo quem já fez o consumo da bebida, para dar depoimentos a favor da bebida. É tiro é queda para a má digestão!

Dicas e Cuidados:

Além de ervas, os chás podem ser preparados com frutas e algumas especiarias como gengibre, alho, canela, cravo, anis estrelado, etc. Muitos desses ingredientes têm efeito na digestão, no sistema imunológico, anti inflamatória, etc. Pequenas porções adicionadas aos chás são suficientes. Embora todos os ingredientes sejam naturais, os chás devem ser consumidos com moderação e bom senso. Em caso de qualquer patologia, sensibilidade ou irritação na mucosa gástrica, é sempre importante consultar o médico ou nutricionista. Sempre que possível, compre ervas frescas para preparar as infusões e no caso de ervas secas, escolha um fornecedor de boa procedência para não comprar plantas com bolor/fungos, pó devido à exposição inadequada e outros problemas relacionados ao armazenamento inadequado. Os chás  solúveis concentrados são ótimas opções industrializadas e garantem as quantidades interessantes de nutrientes. Os chás podem ser consumidos gelados ou quentes. Escolha o seu e faça disso um hábito saudável!

Mulher se exercitando enquanto corre em uma praia no final da tarde.
Post anterior
Termogênico: Veja como eles agem no organismo
Mesa com xícara e pires de vidro com poderoso chá verde.
Próximo post
Poderoso Chá Verde!
15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0