theme-sticky-logo-alt
Mesa com duas tigelas brancas com dois tipos diferentes de arroz dentro.

Variedades de arroz: Conheça tipos e benefícios

Pensar em arroz é lembrar de culturas pelo mundo inteiro. Pode aparecer na clássica mistura brasileira com feijão, grudadinho no sushi, na colorida paella espanhola e até para desejar prosperidade aos noivos na volta do altar.

O arroz faz parte da nossa gastronomia e é um cereal importante. Fonte de carboidratos, proteínas e fibras (e em algumas versões, fonte de vitaminas e minerais), é um alimento que faz parte do hábito de muitos povos.

Há diversos tipos de arroz e cada um possui uma qualidade específica, seja em relação ao seu valor nutritivo, sabor ou coloração. Hoje se encontra uma infinidade de classes tais como: arroz negro, vermelho, cateto, arbóreo, basmati, agulhinha, selvagem, entre outros. No meio deles, três são mais populares: o arroz branco, integral e o parboilizado.

O clássico arroz branco

O arroz branco é submetido a um processo de descamação e polimento, no qual são eliminados o farelo e o germe, sobrando apenas o endosperma, rico em amido. É o arroz mais barato e o que tem o preparo mais rápido, mas devido a este processo de descamação acaba perdendo muitos nutrientes e, principalmente, as fibras.

Integral, o arroz que está na moda

É nas fibras que se destaca o arroz integral, que não passa pelo mesmo processo de industrialização. Assim ele mantém a camada externa do grão, conservando as suas principais qualidades: além das fibras, cinco vezes mais vitaminas e quatro vezes mais magnésio.

E o arroz parboilizado?

O arroz parboilizado “parcialmente fervido” faz com que os nutrientes da casca passem para a parte interna do grão, ocorrendo mudança de coloração e sabor. Ele concentra vitaminas do complexo B, importantes para afastar doenças cardiovasculares.

A escolha de cada tipo vai de acordo com o prato pretendido, objetivo nutricional e também da consideração do custo-benefício. Pensando na preservação das suas substâncias, como se fosse uma comida com casca, o arroz integral ganha dos demais por contar com todas as propriedades originais – que são um prato cheio para a saúde.

Homem conferindo seu cabelo no espelho do banheiro após iniciar uma alimentação para prevenir a caspa.
Post anterior
Cardápio para prevenir a caspa
Mulher sentada em uma mesa comendo hambúrguer, batata frita, onion rings e bebendo refrigerante.
Próximo post
Dia do lixo: faz bem ou faz mal?
Deborah Dutra

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade de São Paulo (USP), possui trabalho publicado em revista internacional. É Nutricionista Sanavita.

15 49.0138 8.38624 1 1 4000 1 https://blog.sanavita.com.br 300 0