10 hábitos e alimentos que ajudam na digestão
Ao se alimentar com qualidade, será que seu corpo consegue absorver pratos nutritivos e processá-los sem desperdiçar nada ou ficar sobrecarregado? Pensando em uma digestão saudável e produtiva, trouxemos dez hábitos que vão contribuir para o melhor aproveitamento da sua dieta, tanto para emagrecer quanto para ganhar massa muscular.
10 – Praticar atividades físicas
Sabia que tonificar a musculatura ao redor da barriga pode levar a uma absorção mais eficaz dos nutrientes? Afinal, são as pequenas contrações abdominais que movem o alimento por meio do trato digestivo.
9 – Tomar cuidado com excessos
Comer demais é sobrecarregar a digestão, o que pode afetar a taxa de absorção. Por isso, refeições moderadas e frequentes, além de estimular o metabolismo, vão melhorar a nutrição. A dica é comer até sobrar espaço para um pouquinho mais.
8 – Evitar alimentos processados
Esse tipo de alimento é um desafio para estômago, intestino e companhia. Sua composição é tão cheia de elementos químicos estranhos para o corpo que ele se esforça demais no metabolismo. O resultado é que esses ingredientes acabam roubando nutrientes ao invés de proporcioná-los.
7 – Mastigar bem
Vale para toda e qualquer comida. A digestão fica complicada ao engolir com pressa porque a saliva contém enzimas que começam a processar os alimentos ali mesmo na boca. Vale a pena dar um break, saborear cada pedacinho e deixar meio caminho andado para o estômago.
6 – Consumir mais fibras
Entre outros efeitos, elas têm o papel de facilitar o trânsito intestinal, além de ajudar a remover as más bactérias desse órgão. No cardápio não podem faltar as fibras solúveis (que absorvem toxinas e mau colesterol) e as insolúveis, que facilitam a eliminação.
5 – Maneirar na carne vermelha
A carne bovina é bem-vinda na dieta devido ao teor de proteínas (entre elas o colágeno) e uma farta oferta de vitaminas importantes para ajudar na formação dos tecidos. Mesmo assim, sua digestão é bem mais lenta que das carnes brancas, sem falar nas gorduras saturadas.
4 – Não se esquecer das enzimas digestivas
Frutas como abacaxi e mamão são uma ótima pedida para a sobremesa porque são ricas respectivamente em bromelina e papaína. Essas são substâncias capazes de melhorar a absorção das proteínas no corpo, um fator importante para a construção muscular.
3 – Apostar nos probióticos
Probióticos são os micro-organismos que habitam nossa flora intestinal. São benéficos e contribuem com o equilíbrio de várias funções, como a digestão ou a imunidade, sendo encontrados principalmente nos derivados do leite.
2 – Tomar chás digestivos
Infusões como o chá verde, a camomila, a menta e o gengibre estimulam a produção dos ácidos e enzimas digestivas, além de apresentar efeito anti-inflamatório. Ótimos para manter intestino e estômago livres de doenças, em pleno funcionamento.
1 – Beber água, muita água!
É nada menos que o nutriente primordial para a digestão. O estômago precisa de água para trabalhar, especialmente para nutrir suas mucosas, que são cheias de bactérias benéficas. A falta desse líquido pode resultar em úlceras, indigestão, queimação e gases.